quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Santos recebe a escala do Horizon e Zenith, e de um cargueiro incomum


 Em seu aniversário, a cidade de Santos recebeu todos os navios da classe Horizon, o próprio Horizon, e o Zenith, ambos atualmente na Pullmantur, e operando pela CVC. O Horizon, fez uma escala essencialmente em trânsito, mas também houve embarque e desembarque de passageiros. 658 passageiros desembarcaram, para dar lugar a outros 484, que se juntaram aos 1.112 que já estavam a bordo, e terminam suas viagens em São Francisco do Sul, Rio de Janeiro, ou Vitória, portos de escala da viagem, onde ocorre embarque e desembarque. Além desses, em 6 noites, o navio também escala Búzios, no Rio.
E-ship 1
Já o Zenith, que nesta temporada só realiza mini-cruzeiros embarcou 1,818, enquanto outros 1,661 desembarcaram. O navio seguiu para um cruzeiro, de 4 noites, com escalas no litoral do Rio de Janeiro e São Paulo. Ambos chegaram a Santos, ao redor das 6h30min da manhã. O Horizon, foi o primeiro a deixar a cidade, pouco depois do E-Ship 1, entrar no porto. Dez minutos depois, o Zenith segui-o, só que saldou quem o esperava na Ponta da Praia, com vários apitos, ao contrário de seu irmão, que passou silenciosamente. 
O Zenith e o Horizon, são navios gêmeos, construídos para a Celebrity Cruises, entre 1990 e 1992. Esses são os dois únicos navios que a Celebrity encomendou antes de ser comprada pela Royal Caribbean, quando ainda era uma empresa do grupo Chandris. Os dois navegaram pela Celebrity até os primeiros anos do século XXI. O primeiro a deixar a frota da companhia, foi o Horizon, que virou Island Star, e desde então esteve no Brasil várias vezes. Já o Zenith, foi deixar a companhia só depois, e seguir diretamente para a Pullmantur. Após anos, os dois voltaram a operar para a mesma companhia, e curiosamente, na mesma região, e com o mesmo porto-base, e hoje ainda se encontraram, em um dia sem dúvida, incomum. Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
  

2 comentários:

José Castro disse...

Ora vivam,o cargueiro incomum parece ser o mesmo que esteve em Leixões nos finais do ano passado,ao que li movido parcialmente a energia eólica,para mais informação vão a http://www.blogmercante.com/2010/09/primeiro-navio-de-carga-movido-a-energia-eolica-esteve-em-portugal/
Saudações marinheiras.
José Castro

Daniel Capella disse...

Exatamente, o E-ship 1, como eu digo na postagem.

Obrigado pelo comentário!