|
Galp Marine, ao serviço da Galp, no rio Tejo. |
|
Bahia Tres no cais do Porto Brandão |
O navio Galp Marine, foi vendido para a
John H. Whitaker Tanker Company. Vai operar em Pembroke, Inglaterra, com o nome Whithaven e cores da Whitanker. Efectuará o mesmo tipo de serviço que efectuava em Portugal, o serviço de bancas. Este tipo de serviço consiste no abastecimento de combustível a outros navios, sendo a transféga feita com o posicionamento de um navio ao lado do outro. Será substituído entretanto pelo Bahia Tres, que se encontra imobilizado e pelo Brovic Marin, navio que em breve deverá começar a fazer o transporte de bancas. Espera-se também que venha a substituí-lo o navio tanque Sacor II, que se encontra em fases finais de acabamento. O Galp Marine chegou a ter equipamento de combate à poluição marítima (veja neste blogue AQUI e AQUI), sendo que este mesmo equipamento foi removido do navio já há alguns meses atrás. Neste momento o navio encontra-se em Lisboa, a aguardar entrada em estaleiro para proceder à mudança de nome e cores.
|
O Sacor II nos estaleiros navais de
Peniche em Agosto último |
Em Sines foi já efectuada a lavagem dos tanques de transporte de combustíveis. Inicialmente este navio teve registo temporário Português, no porto de Sines, depois passou a estar registado na Madeira. Desconhece-se se manterá este mesmo registo. De características principais tem 83m de comprimento, 12,5m de largura e 5m de calado. Possui casco duplo e é de construção recente, China (Shenzhou Machinery, Bengbu) 2005. Operava com tripulação Portuguesa, inclusivé com um amigo e colaborador do blogue Sergio@Cruises o amigo Jimmy the Sailor, a quem a equipa Sergio@Cruises manda saudações e torce para que encontre um navio para poder navegar o mais rápido possível.
|
Galp Marine navegando no rio Tejo |
Texto e fotos,©: Ricardo Martins, Lisboa.
Fonte: Jimmy the Sailor blogue.
Sem comentários:
Enviar um comentário