A DouroAzul empresa foi distinguida com o estatuto PME Excelência, atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal. O galardão que distingue empresas com altos padrões competitivos, com apostas em estratégias de inovação e internacionalização, e com contributos activos nas dinâmicas de desenvolvimento e de emprego de várias regiões. Em 1994 foi criada a empresa Ferreira & Rayford Turismo, Lda., com o objectivo de promover cruzeiros no Rio Douro. Sendo política da empresa, conciliar a viagem de recreio dos cruzeiros fluviais, em terra, de modo a permitir ao Turista uma visão tão global quanto possível desta memorável Região (Douro), das suas gentes e seus costumes, para o efeito, adquiriu a embarcação VistaDouro, com capacidade para 130 passageiros, remodelando-a e equipando-a com os mais modernos sistemas de navegação. Devido a uma proposta irrecusável do operador americano Amadeus Waterways” o barco-hotel Algarve Cruiser foi rebaptizado com o nome de “Douro Cruiser” e passou a navegar no Rio Douro permitindo assim atrair mais passageiros internacionais e aumentar o número de dormidas nos cruzeiros semanais no Rio Douro.A DouroAzul vai aplicar 12,4 milhões de euros na compra de um quinto navio-hotel, tendo sido o contracto adjudicado a bordo da embarcação Milénio da Douro Azul, nos estaleiro da Navalria, do Grupo Martifer, o qual se chamará Douro Spirit, Com 80 metros de comprimentos, com 65 quartos duplos, uma capacidade para 130 pessoas e criará 36 novos postos de trabalho directos. Começando o mesmo a operar em 2011 em cruzeiros de uma semana no Douro e destinando-se a acolher turistas estrangeiros, estando sua ocupação plena vendida até 2015 a operadores internacionais, especialmente americanos. O novo barco hotel, o Douro Spirit, ainda está no estaleiro da Navalria, em Aveiro, a ser construído pela Martifer.Os novos clientes serão especialmente alemães, que a partir do próximo ano passarão a ser o segundo maior mercado em número de turistas nas estadias no Douro. Um facto que se deve ao acordo de vendas, de dez milhões de euros, com a Nick Tours, o maior operador turístico alemão.
Em Novembro de 2010, a empresa DouroAzul, em entrevista ao Diário Económico, refere que DouroAzul tem em curso um plano de internacionalização, que terá nos cruzeiros oceânicos de longo curso e de grandes rios do mundo a primeira grande aposta, onde planeia a partir de 2012 efectuar cruzeiros em mar alto, para vários destinos no Brasil e África, em navio ainda a construir. Outra das apostas da empresa da DouroAzul é internacionalizar a sua marca e serviços. Daí nasceu a aspiração de colocar um dos barcos da frota a subir o rio Amazonas, no Brasil. Esse foi um dos objectivos firmados no ano passado, arrancar com cruzeiros de uma semana entre Belém e Manaus. No entanto, a operação teve ser cancelada, devido ao esforço financeiro do presidente da empresa, Mário Ferreira, que no último ano comprou a totalidade do capital da Douro Azul a investidores institucionais. Entre os objectivos da DouroAzul está agora a reestruturação da sua frota e a aquisição de novas embarcações. A DouroAzul está a expandir-se e a afirmar-se com uma das principais empresas turísticas, quer a nível Regional quer a nível Nacional, com um leque de serviços bastante alargado, com pensamentos estratégicos para levar a Marca além fronteiras.Em actividade há 17 anos, a DouroAzul dispões actualmente de uma frota de dez navios de vários tipos (navios-hotel, iate de luxo, um barco rabelo).(©) Images Copyrights; Imagens com direitos: Rui Agostinho, Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário