segunda-feira, 31 de maio de 2010

Estreia do Costa Deliziosa, em Portugal.

O mais recente navio da Costa Crociere, o Costa Deliziosa, estreou-se hoje em águas Lusas, na sua viagem de posicionamento para o Norte da Europa. O navio está a efectuar um cruzeiro de 10 noites, com saída de Savona no dia 27 passagem por Málaga, Cádiz de onde é precedente nesta viagem e Lisboa. Amanhã efectuará escala em Vigo, depois Le Havre, Harwich e termina a sua viagem em Copenhaga, onde ficará posicionado este Verão efectuando saídas pelas capitais Bálticas e Fiordes Noruegueses. Chegou ao Tejo, pelas 07:00h estreando-se assim nos portos nacionais e largou os cabos do cais de Alcântara pelas 17:00h.
Num dia de sol radioso, uma vez mais o blog Sergio@Cruises recebeu o convite dos representantes da Costa Crociere em Portugal, para subir a bordo daquele que é conhecido como o diamante da frota Costa Crociere.

Construído em Itália pelos prestigiados estaleiros Fincantieri, o Costa Deliziosa, irmão gémeo do Costa Luminosa, tem 294m de comprimento, 32,25m de largura, 92700t, e 37m de altura, como dimensões principais. Foi entregue à Costa Crociere, em Veneza, no dia 31 de Janeiro do corrente ano, partindo para o seu cruzeiro inaugural apenas no dia 5 de Fevereiro. Em termos de capacidade de passageiros, poderá receber 2826, em 1130 cabines, sendo 56 com acesso directo ao Samsara Spa, ou então estes poderão optar pela acomodação em 110 suites, sendo 4 com acesso directo ao Samsara Spa. Como oferta de alojamento existe ainda a possibilidade de viajar em camarotes com varanda (662), sendo 38 desses camarotes com acesso directo ao Samsara Spa. O Samsara Spa é um espaço de bem-estar disponível a bordo, que oferece a possibilidade dos clientes ao efectuarem reserva para este tipo de acomodação, usufruírem de todos os serviços do mesmo. Neste espaço, encontram-se o salão de beleza, as saunas, o ginásio, o espaço de chá, os jacuzzi’s, espaços de massagem e relaxamento, entre outros serviços de bem-estar, incluindo até uma cascata que ocupa 2 decks, na escadaria de acesso ao deck superior deste espaço. A operar desde Fevereiro de 2010, possui 12 decks reservados aos passageiros, 3 piscinas, sendo uma delas com cobertura retráctil que em condições de tempo instável pode facilmente ser fechada e climatizada, para condições de utilização normais e com água aquecida.
Das ofertas de entretenimento a bordo destacam-se o teatro Duse, onde se realizam os espectáculos diários. O cinema 4D, que tivemos a possibilidade de experimentar e sentir uma realidade de entretenimento ainda não disponível em cinemas das grandes cadeias de distribuição cinematográfica, daí o seu factor novidade dentro tipo de oferta. Novidade é também o simulador de golfe e de F1, também disponíveis o bordo do seu irmão gémeo Costa Luminosa. Uma aposta de entretenimentos para os mais jovens e com espírito aventureiro. Para estes existem ainda as mesas de ténis, a sala com máquinas de jogos, o campo de jogos, a pista de jogging, ou podem ainda soltar a adrenalina na pista de skating e claro está, as piscinas e respectivos solários nos decks Orchidea (9) e Fuxia (11). Uma curiosidade sobre este navio é a nomenclatura dos seus decks, com nomes de flores. Destacam-se a Petúnia (deck 8), Ortênsia (deck 6), Gardenia (deck 2) e Narciso (deck 1). Uma outra curiosidade sobre este navio é o facto de ter sido o primeiro navio a ser baptizado com uma garrafa de sumo a partir-se no seu costado ao invés da habitual garrafa de champanhe. Isto porque o Costa Deliziosa foi baptizado a 23 de Fevereiro em Port Rashid, Dubai, onde como é do conhecimento geral, o consumo de bebidas alcoólicas é muito restrito. Foi também o primeiro navio a ser inaugurado neste porto, marcando a inauguração da gare de cruzeiros do mesmo. Ainda como curiosidades será este o navio Costa a efectuar o primeiro cruzeiro de volta ao mundo pela Costa Crociere, dos últimos 15 anos de actividade. Este percurso de 100 dias tem partida marcada para 28 de Dezembro de 2011, do porto de Savona, podendo esta viagem também ser adquirida numa fracção de terços.

Em termos de decoração a Costa Crociere apostou no bom gosto para os verdadeiros amantes dos navios, colocando nas principais divisões dos espaços, uma autêntica colecção de valiosíssimos quadros com fotos dos anteriores navios da frota, como o Eugenio C, o Carla C, o Enrico C. Nestes quadros podem ver-se diversas fases da vida dos mesmos, quer em construção ou em actividade. Além destes quadros é bem evidente a decoração tendo por base a alusão às flores. Este navio teve um custo de produção de 450M€, que é evidente nos pormenores a bordo, onde sobressaem os candeeiros, os mármores e os granitos. O design de interiores do navio esteve a cargo do designer do crupo Carnival, Joe Farcus.

Disponível a bordo, estão ainda todas as acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida de onde se destacam os 12 elevadores, 4 dos quais panorâmicos e que servem todos os decks do navio, o espaço Squok Club, reservado às crianças e com serviço de acompanhamento das mesmas, no deck Magnolia (10), o espaço para fumadores no cigar lounge, a biblioteca e espaço internet, os dois juntos num só espaço e onde é possível encontrar literatura Portuguesa! Pode ainda divertir-se na discoteca Sharãzãd, ou apostar no casino Gaiuss. Se desejar ritmos mais calmos pode desfrutar dos vários bares do navio, onde pode apreciar a música ambiente dos pianos, ao saborear um café, chocolate (na Caffetteria Sugar) ou uma bebida. O grand bar Mirabilis é por excelência o ponto de encontro e reunião mais importante do navio devido à sua capacidade e espaço dedicado às festas. Estas também acontecem pelas tardes na zona da piscina exterior (Lido Azzurro Blu). Para os passageiros o navio oferece ainda a possibilidade de fazerem compras sem taxas, na sua galeria comercial, onde o destaque vai para a loja de souvenirs oficiais, perfumes, malas e joalharia.

Tivemos ainda a oportunidade de percorrer todo o navio pelo exterior, no deck Azalea (3), constatando que ao fim de cerca de 560m de perímetro, este é mesmo o lugar ideal para quem procura grandes caminhadas no mar. Daqui poderá observar a paisagem, ouvir as ondas baterem no casco e ver a esteira ficar para trás nos 23,6 nós de velocidade máxima do navio.
Em viagem de trabalho poderão ser realizadas reuniões ou apresentações nas salas Kipros, ou num ambiente menos formal no Piano Bar Excite.

No que concerne a alimentação, além da oferta disponibilizada nos diversos bares, existem as refeições servidas nos restaurantes Samsara, para os passageiros com reservas para este espaço, o Restaurante principal Albatros à popa do navio ocupando dois decks (Gardenia, 2 e Azalea, 3) o restaurante buffet Muscadins e o Club Deliziosa, no décimo deck.
Nesta visita também nos foi dado o prazer de degustar os sabores Italianos no restaurante Albatros, onde tivemos a oportunidade de confraternizar e conhecer de perto os tripulantes que nos recebem sempre de sorriso. O destaque vai para o simpático Herlito Santos, que posou ao nosso lado nas fotos e serviu de nosso fotógrafo nos registos pessoais.

Aqui fica a foto prometida ao simpático tripulante e seus colegas, e o agradecimento pela cordialidade com que nos receberam a bordo. Como despedida e agradecimento pela publicação deste post e apresentação oficial do navio Costa Deliziosa, na sua primeira escala em Portugal, os colaboradores do blog Sergio@Cruises, Rui Agostinho e Ricardo Martins agradecem à representante da Costa Crociere em Portugal, Sylvie Marques.
De referir que este navio foi referido pela primeira vez no blog Sergio@Cruises cerca de um mês depois da criação do blog a 28 de Junho de 2008, quando estávamos a dar os primeiros passos na criação deste espaço. Veja, ou reveja o artigo Aqui. Desde então temos vindo a acompanhar o seu percurso como seja o caso do seu baptismo no artigo do dia 24 de Fevereiro de 2010 (Aqui). Hoje é com uma enorme satisfação que podemos apresentá-lo oficialmente e destacadamente neste espaço, na sua estreia em Portugal.
O Costa Deliziosa volta para a Itália no próximo Outono, para efectuar alguns cruzeiros com partida de Savona até ao Egipto. No Inverno regressa ao Dubai efectuando cruzeiros pelo golfo Pérsico. Voltará a esta região apenas no Outono de 2011, altura em que efectuará cruzeiros pelas ilhas Canárias.

Texto e fotos, ©: Ricardo Martins e Rui Agostinho, Lisboa.
Sugestão: Para melhor visualização das fotos do slideshow, clique sobre o mesmo. Será redirecionado para a página dos álbuns Picasa e aí poderá escolher a opção de visualização em página inteira.

3 comentários:

Unknown disse...

bellissima, a novembre ci farò una bellissima crociera.
ciao

Tuga disse...

Grande BARCO, grande visita, grande reportagem.
Obrigado Costa Portugal e força barconauta.

Tuga

barconauta_ disse...

Obrigado.
Carlo: Don´t forget to send us some impressions about your cruise in next November. Sergio@Cruises team wish you a good voyage.

Tuga: Obrigado pela força e sempre que quiser disponha!