Pouco passava das 07:00 horas, quando o navio Costa Luminosa atracou no cais de Alcântara, em Lisboa, proveniente de Cádiz, num cruzeiro de 10 dias com início em Savona e término no próximo dia 13 em Amesterdão.
Este navio entrou ao serviço da Costa Crociere a 5 de Maio de 2009. Com 292m de comprimento e 32,3m de largura, navega a 22 nós de velocidade, sensivelmente 40km/h. De produção totalmente Italiana teve um custo de 450M € e está inscrito no Guiness Book of World Records, por ter sido baptizado juntamente com o seu irmão, Costa Pacifica, no mesmo dia, no mesmo local e à mesma hora, facto até então inédito na indústria dos cruzeiros e já referenciado neste blog, assim tal como também a estreia deste navios nos portos nacionais, nomeadamente Lisboa e Funchal. O Costa Luminosa é um navio híbrido se assim o podemos chamar, uma vez que resulta da fusão entre as classes Vista e Spirit. Estas são classes de navios existentes dentro do grupo comercial no qual a Costa Crociere está inserida. São navios semelhantes entre si, em termos de estrutura, mas totalmente diferentes em interiores e decoração, além de terem algumas modificações consideráveis em termos exteriores também. Alguns destes navios são presença habitual nos portos Portugueses, tendo um deles marcado presença entre nós ainda esta semana. Com 92700 toneladas distribuídas por 12 decks de passageiros, o Costa Luminosa tem capacidade para receber 2260 hóspedes, sendo estes assistidos por 921 tripulantes.
Pelas 10h o blog Sergio@Cruises, subiu a bordo daquele que é conhecido como o navio luz da Costa Crociere, sendo isso bem evidente mesmo na origem do seu nome. Este navio além de ter a sua decoração inspirada na luz é também conhecido pela valiosa colecção de obras de arte que possui a bordo. Após as formalidades de embarque, relembre-se que para visitar o navio Costa Luminosa, é o mesmo procedimento que deslocar-se a Itália, uma vez que o navio encontra-se a navegar sob a bandeira Italiana, o país que o viu nascer e do qual é natural. A nossa visita iniciou-se no deck Zaffiro, prosseguindo para o Átrio Supernova. O átrio Supernova é o átrio principal do navio, que possui os elevadores panorâmicos e iluminação natural desde o exterior vinda do topo. É onde está instalada a obra de arte mais famosa deste a “Donna sdraiata 2004” de Fernando Bottero, uma escultura de grandes dimensões, em bronze, pesando 910kgs. Aqui também existe o Supernova bar e o balcão de reserva de excursões.
Num dia bastante chuvoso na capital Portuguesa a melhor opção foi mesmo estar a bordo conhecendo o Costa Luminosa. Dos principais aspectos que se retém do navio, logo à primeira impressão é a presença de cores vivas, distribuídas de forma harmoniosa, criando ambientes agradáveis. A presença das obras de arte é uma constante por todos os espaços públicos do navio, inclusive as pinturas nos corredores de acesso aos camarotes. De entre os outros pormenores que se destacam está a decoração relacionada com os jogos de luz natural e artificial, sendo muitos dos candeeiros autênticas obras de arte e alguns em cristais produzidos à mão. A visita prosseguiu em direcção à capela do navio, onde fomos agradavelmente surpreendidos por uma imagem de Nossa Senhora de Fátima presente ali à entrada da mesma. Neste espaço realizam-se as cerimónias religiosas a bordo.
Após isto, foi tempo de conhecer as principais atracções do navio como o simulador de Fórmula 1, onde os passageiros podem sentir-se verdadeiros campeões do asfalto, mesmo estando sobre as ondas e podem atingir velocidades estonteantes(400km/h!) navegando a 40km/h.
Seguiu-se o simulador de golfe, onde nos pudemos sentir verdadeiros Lorenzo’s Golzer (golfista Italiano), experimentando o simulador. Depois de o simpático instrutor ter destruído a nossa vida após os risos do público ao ver a bola voar apenas uma vez, prosseguimos à descoberta do Costa Luminosa. Em termos de desportos a opção é vasta, podendo o passageiro optar pelos simuladores, pelos jogos de mesa, pelo jogging, natação, campo de jogos (basket), por praticar no campo de mini-golfe ao ar livre no deck 10, ou mesmo até por uma passagem pelo ginásio do espaço Samsara, onde a oferta de máquinas é bastante apreciável. Se o ritmo de desportista for outro pode optar pelos jogos de sorte, no Vega casino, todas as noites, arriscando sair dali a pensar no seu próximo cruzeiro com o prémio entretanto ganho. Dos espaços visitados tivemos a oportunidade de conhecer as suites do navio, assim como os camarotes exteriores com varanda, onde o conforto que é habitual nestes espaços foi verificado, além de um tratamento cuidado na apresentação dos mesmos. O navio oferece muitas comodidades entre as quais o espaço para crianças e adolescentes Squok Club, com piscina e espaço exterior assim como interior, também reservado, e onde a tecnologia é uma presença constante. Os adultos podem optar pelos bares e lounges disponíveis nas zonas sociais, os fumadores podem usufruir de um espaço próprio o Rigel Cigar Lounge. Existe ainda a biblioteca e a sala de jogos de cartas. Uma passagem pelo cabeleireiro Venus Beauty Salon, também pode ser uma boa forma de aproveitar o tempo a bordo. Existem ainda os espaços comerciais, e o Mizar cinema, o inovador cinema 4D, inserido na diversão a bordo. Neste espaço além de poder ver um filme a 3D, pode usufruir da quarta dimensão através da sensação de vento, assentos móveis e dispersão de aromas, tudo controlado remotamente. Das muitas novidades disponíveis a bordo, existe ainda a recente máquina de leitura de cartões onde é possuir efectuar a leituras do cartões a aceder a alguns serviços e informações assim como também adquirir as excursões a terra. Existe ainda o Phoenix Theater, onde são apresentados em dois turnos os espectáculos de animação do Costa Luminosa, à noite. No bar principal (Elletra Grand bar) também se realizam festas, sendo este mais um espaço opcional para diversão. Em viagem de trabalho, existe a bordo o espaço Antares piano bar, onde há a possibilidade de se realizarem reuniões empresariais. Em termos de bem estar o navio oferece o espaço Samsara Spa, com possibilidade de reserva de camarotes com acesso directo ao mesmo espaço de bem estar, onde as opções são imensas, incluindo sauna, salas de relaxamento e espaço de chá. A este espaço está também associado o restaurante Samsara no deck Zaffiro. Existe ainda a discoteca Altair, onde é possível experimentar ritmos mais rápidos aos habituais pianos e harpas que compõem a música ambiente dos restantes bares. Esta discoteca ocupa dois decks e possui uma multiplicidade de cores na sua decoração conferindo ao espaço um ambiente jovem e irreverente. Caso goste de chocolates a perdição chama-se Sirius e a fonte de chocolate basta para acabar com a maior resistência que se possa oferecer ao prazer do mesmo, neste espaço vocacionado para a chocolataria.
Nos decks exteriores encontram-se os solários praticamente disponíveis em todo o navio, desde a proa até à popa, assim como a promenade exterior. Num dia como o de hoje em que a chuva impedia a utilização da piscina exterior situada na popa do navio a Dolphin pool, a opção para os passageiros foi a Dorado pool, a piscina interior coberta e aquecida, situada a meio navio no deck Acquamarine. Também com jacuzzi e onde se realizam algumas das festas da piscina. Este espaço em dias de condições meteorológicas mais favoráveis, pode ser utilizado como piscina exterior uma vez que o tecto é retráctil. No que concerne a alimentação as opções passam em grande parte pelo restaurante a lá carte Taurus que ocupa os decks Zaffiro e Ambra (2 e 3 respectivamente) e pelo restaurante buffet Andromeda, no deck Acquamarine no deck 9. Existem mais opções de refeições como o caso do restaurante Samsara ou do Club Luminosa, ou ainda os bares disponíveis no navio. De referir que nos restaurantes Taurus e Andromeda as massas e a pizza assumem um papel relevante, ou não estivéssemos num navio Italiano.
Hoje e pela primeira vez, algumas das pessoas que diariamente dão vida a este blog aceitaram trocar de posição e deixaram fotografar-se, em vez de fotografar. Acompanhados pela representante da Costa Crociere em Portugal, Sylvie Marques, a quem agradecemos a oportunidade da visita, disponibilidade e gentileza com que fomos tratados a bordo, assim como também agradecemos todos os dados disponibilizados neste texto de apresentação do navio.
Este navio entrou ao serviço da Costa Crociere a 5 de Maio de 2009. Com 292m de comprimento e 32,3m de largura, navega a 22 nós de velocidade, sensivelmente 40km/h. De produção totalmente Italiana teve um custo de 450M € e está inscrito no Guiness Book of World Records, por ter sido baptizado juntamente com o seu irmão, Costa Pacifica, no mesmo dia, no mesmo local e à mesma hora, facto até então inédito na indústria dos cruzeiros e já referenciado neste blog, assim tal como também a estreia deste navios nos portos nacionais, nomeadamente Lisboa e Funchal. O Costa Luminosa é um navio híbrido se assim o podemos chamar, uma vez que resulta da fusão entre as classes Vista e Spirit. Estas são classes de navios existentes dentro do grupo comercial no qual a Costa Crociere está inserida. São navios semelhantes entre si, em termos de estrutura, mas totalmente diferentes em interiores e decoração, além de terem algumas modificações consideráveis em termos exteriores também. Alguns destes navios são presença habitual nos portos Portugueses, tendo um deles marcado presença entre nós ainda esta semana. Com 92700 toneladas distribuídas por 12 decks de passageiros, o Costa Luminosa tem capacidade para receber 2260 hóspedes, sendo estes assistidos por 921 tripulantes.
Pelas 10h o blog Sergio@Cruises, subiu a bordo daquele que é conhecido como o navio luz da Costa Crociere, sendo isso bem evidente mesmo na origem do seu nome. Este navio além de ter a sua decoração inspirada na luz é também conhecido pela valiosa colecção de obras de arte que possui a bordo. Após as formalidades de embarque, relembre-se que para visitar o navio Costa Luminosa, é o mesmo procedimento que deslocar-se a Itália, uma vez que o navio encontra-se a navegar sob a bandeira Italiana, o país que o viu nascer e do qual é natural. A nossa visita iniciou-se no deck Zaffiro, prosseguindo para o Átrio Supernova. O átrio Supernova é o átrio principal do navio, que possui os elevadores panorâmicos e iluminação natural desde o exterior vinda do topo. É onde está instalada a obra de arte mais famosa deste a “Donna sdraiata 2004” de Fernando Bottero, uma escultura de grandes dimensões, em bronze, pesando 910kgs. Aqui também existe o Supernova bar e o balcão de reserva de excursões.
Num dia bastante chuvoso na capital Portuguesa a melhor opção foi mesmo estar a bordo conhecendo o Costa Luminosa. Dos principais aspectos que se retém do navio, logo à primeira impressão é a presença de cores vivas, distribuídas de forma harmoniosa, criando ambientes agradáveis. A presença das obras de arte é uma constante por todos os espaços públicos do navio, inclusive as pinturas nos corredores de acesso aos camarotes. De entre os outros pormenores que se destacam está a decoração relacionada com os jogos de luz natural e artificial, sendo muitos dos candeeiros autênticas obras de arte e alguns em cristais produzidos à mão. A visita prosseguiu em direcção à capela do navio, onde fomos agradavelmente surpreendidos por uma imagem de Nossa Senhora de Fátima presente ali à entrada da mesma. Neste espaço realizam-se as cerimónias religiosas a bordo.
Após isto, foi tempo de conhecer as principais atracções do navio como o simulador de Fórmula 1, onde os passageiros podem sentir-se verdadeiros campeões do asfalto, mesmo estando sobre as ondas e podem atingir velocidades estonteantes(400km/h!) navegando a 40km/h.
Seguiu-se o simulador de golfe, onde nos pudemos sentir verdadeiros Lorenzo’s Golzer (golfista Italiano), experimentando o simulador. Depois de o simpático instrutor ter destruído a nossa vida após os risos do público ao ver a bola voar apenas uma vez, prosseguimos à descoberta do Costa Luminosa. Em termos de desportos a opção é vasta, podendo o passageiro optar pelos simuladores, pelos jogos de mesa, pelo jogging, natação, campo de jogos (basket), por praticar no campo de mini-golfe ao ar livre no deck 10, ou mesmo até por uma passagem pelo ginásio do espaço Samsara, onde a oferta de máquinas é bastante apreciável. Se o ritmo de desportista for outro pode optar pelos jogos de sorte, no Vega casino, todas as noites, arriscando sair dali a pensar no seu próximo cruzeiro com o prémio entretanto ganho. Dos espaços visitados tivemos a oportunidade de conhecer as suites do navio, assim como os camarotes exteriores com varanda, onde o conforto que é habitual nestes espaços foi verificado, além de um tratamento cuidado na apresentação dos mesmos. O navio oferece muitas comodidades entre as quais o espaço para crianças e adolescentes Squok Club, com piscina e espaço exterior assim como interior, também reservado, e onde a tecnologia é uma presença constante. Os adultos podem optar pelos bares e lounges disponíveis nas zonas sociais, os fumadores podem usufruir de um espaço próprio o Rigel Cigar Lounge. Existe ainda a biblioteca e a sala de jogos de cartas. Uma passagem pelo cabeleireiro Venus Beauty Salon, também pode ser uma boa forma de aproveitar o tempo a bordo. Existem ainda os espaços comerciais, e o Mizar cinema, o inovador cinema 4D, inserido na diversão a bordo. Neste espaço além de poder ver um filme a 3D, pode usufruir da quarta dimensão através da sensação de vento, assentos móveis e dispersão de aromas, tudo controlado remotamente. Das muitas novidades disponíveis a bordo, existe ainda a recente máquina de leitura de cartões onde é possuir efectuar a leituras do cartões a aceder a alguns serviços e informações assim como também adquirir as excursões a terra. Existe ainda o Phoenix Theater, onde são apresentados em dois turnos os espectáculos de animação do Costa Luminosa, à noite. No bar principal (Elletra Grand bar) também se realizam festas, sendo este mais um espaço opcional para diversão. Em viagem de trabalho, existe a bordo o espaço Antares piano bar, onde há a possibilidade de se realizarem reuniões empresariais. Em termos de bem estar o navio oferece o espaço Samsara Spa, com possibilidade de reserva de camarotes com acesso directo ao mesmo espaço de bem estar, onde as opções são imensas, incluindo sauna, salas de relaxamento e espaço de chá. A este espaço está também associado o restaurante Samsara no deck Zaffiro. Existe ainda a discoteca Altair, onde é possível experimentar ritmos mais rápidos aos habituais pianos e harpas que compõem a música ambiente dos restantes bares. Esta discoteca ocupa dois decks e possui uma multiplicidade de cores na sua decoração conferindo ao espaço um ambiente jovem e irreverente. Caso goste de chocolates a perdição chama-se Sirius e a fonte de chocolate basta para acabar com a maior resistência que se possa oferecer ao prazer do mesmo, neste espaço vocacionado para a chocolataria.
Nos decks exteriores encontram-se os solários praticamente disponíveis em todo o navio, desde a proa até à popa, assim como a promenade exterior. Num dia como o de hoje em que a chuva impedia a utilização da piscina exterior situada na popa do navio a Dolphin pool, a opção para os passageiros foi a Dorado pool, a piscina interior coberta e aquecida, situada a meio navio no deck Acquamarine. Também com jacuzzi e onde se realizam algumas das festas da piscina. Este espaço em dias de condições meteorológicas mais favoráveis, pode ser utilizado como piscina exterior uma vez que o tecto é retráctil. No que concerne a alimentação as opções passam em grande parte pelo restaurante a lá carte Taurus que ocupa os decks Zaffiro e Ambra (2 e 3 respectivamente) e pelo restaurante buffet Andromeda, no deck Acquamarine no deck 9. Existem mais opções de refeições como o caso do restaurante Samsara ou do Club Luminosa, ou ainda os bares disponíveis no navio. De referir que nos restaurantes Taurus e Andromeda as massas e a pizza assumem um papel relevante, ou não estivéssemos num navio Italiano.
Hoje e pela primeira vez, algumas das pessoas que diariamente dão vida a este blog aceitaram trocar de posição e deixaram fotografar-se, em vez de fotografar. Acompanhados pela representante da Costa Crociere em Portugal, Sylvie Marques, a quem agradecemos a oportunidade da visita, disponibilidade e gentileza com que fomos tratados a bordo, assim como também agradecemos todos os dados disponibilizados neste texto de apresentação do navio.
Na foto, do lado esquerdo para o direito: Ricardo Martins, Sylvie Marques e Rui Agostinho.
Pelas 15 horas foi tempo de regressar novamente a solo Português, ficando na memória dos visitantes o luxo e requinte de um dos navios mais recentes do mercado, que deixou as águas do Tejo cerca das 17:30h ainda debaixo de chuva, rumo a Vigo para o seu posicionamento no Norte da Europa.
Texto e fotos, ©: Ricardo Martins e Rui Agostinho, Lisboa.
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