

O Kristina Regina, surgiu como projecto de uma companhia mercante escandinava, a Bore Shipping Company propriedade do milionário Hans von Retting, que na altura planeava construir um navio-ferry para operar localizado no Báltico, e que fosse movido a vapor de modo a manter a antiga tradição da companhia.

Assim encomendaram aos estaleiros suecos Oskarshamn Shipyards esta nova unidade, entregue em 1960 e baptizada como SS Bore.
Posteriormente com a Bore Shipping Company a entrar em sociedade com outras companhias, a mesma veio a se tornar na famosa Silja Line, que no SS Bore, prolongou um tombadilho à proa e popa tendo também alterado a sua apresentação.
Em Agosto de 1976, a Silja Line, reduziu algumas das suas rotas e com o eventual encerramento do porto base do SS Bore o ferry foi vendido à companhia finlandesa Jakob Lines, na qual a Silja Line p

Em 1984 o SS Borea regressou à Escandinávia, para operar fretado pela Aura Line que tentou restaurar as ligações

concreto no horizonte.
O Kristina Regina, na sua época de ferry, ostentava 3,492 mil toneladas de arqueação bruta, 99,83 metros de comprimento por 15,25 de boca, capacidade para acomodar 1028 passageiros e transportava até 50 veículos ligeiros.
Fotos: © Rui Agostinho-Lisboa.

Sem comentários:
Enviar um comentário