Mais um clássico navio vai rumar à India para ser demolido. Desta vez é o navio Blue Monarch, vendido por $1.9 mil USD, pela companhia Ravenscroft Shipping, filial da Ultrapetrol a um comprador Indiano. O Blue Monarch foi construído em 1966, nos estaleiros franceses Chantiers de l'Atlantique, em St. Nazaire, com o nome Renaissance para a companhia Paquet's, do grupo Cie. Francaise de Navigation, em 1966, fazendo cruzeiros com saídas de Marselha para o Mediterrâneo Oriental. Depois manteve o mesmo nome, mas passou para a companhia Nouvelle Cie de Paquebots em 1970. Foi vendido em 1977 , para Epirotiki Lines, da Grécia e foi renomeado Homeric Renaissance, sendo depois fretado à companhia Costa Lines, que o rebatizou World Renaissance. Mais tarde, voltou a operar para Epirotiki Lines, com o mesmo nome, e também voltou a ser fretado à operadora Club Awani, que nomeou Dream Awani. Regressa à Epirotiki, passando a ter as cores da nova companhia formada na Grécia, a Royal Olympic Cruises, uma vez mais com o nome World Renaissance, no seguiu o colapso da companhia em 2004, sendo vendido em hasta pública, para a Ultrapetrol e foi fretado à operadora russa Metropolis Tur, com o nome Grand Vitoria. Em setembro de 2006 foi relatado que o Grand Victoria seria usado pola Majestic International Cruises como Blue Monarch. Inícia o serviço em abril de 2007, em 7 circuitos com saídas Piraeus, ficando registado na Madeira, usando na popa a bandeira portuguesa, pois começou a ser comercializado pela Majestic International Cruises subsidiária Monarch Classic Cruises. O Blue Monarch ficou parado na Grécia em 2009, sendo comprado a 25 de janeiro de 2010 por interesses Indianos, no qual deve já em Fevereiro rumar à praia de Alang para ser demolido. O Blue Monarch tem 11,724 toneladas, 150 m de comprimento, atinge uma velocidade de 18 nós e tem uma capacidade máxima para 609 passageiros e 205 tripulantes. Images copyrights, Peter J. Fitzpatrick, U.K.
Sem comentários:
Enviar um comentário