Almeria, Sul de Espanha. Este porto está vocacionado para as ligações ferry entre a Europa e África. Partindo deste porto pode-se chegar à cidade de Melilha, cidade Espanhola situada no norte de África, reclamada por Marrocos, mas ao qual o governo Espanhol, nunca fez intenção de negociar, pois os habitantes deste território são todos de origem Hispânica, e também a Nador, cidade do norte de Marrocos.
Em Almeria encontravam-se a operar os navios ferry, Al Mansour e o Wisteria.
O Al Mansour, um veterano já mencionado neste blog, aquando da nossa passagem por Tânger, é o ex-Stena Nórdica da Stena line, um navio de 1975. Possui o número IMO 7360629, navega actualmente sob a bandeira de Marrocos. Tem 172m de comprimento.
Foi desenhado e construído pelo estaleiro Rickmers Werft, em Bremerhaven, Alemanha, juntamente com os seus 3 irmãos, o Stena Normandica (1974), o Stena Atlântica(1975), e o Stena Náutica(1975), sendo o Al-Mansour a última construção desta série de navios. Foi entregue em Novembro de 1975, e entrou ao serviço da Stena line na rota Götenburgo-Kiel. Entre Maio e Novembro de 1975, esteve fretado à Marine Atlantic, na rota North Sydney-Port Aux Basques, não sendo renomeado neste fretamento. Após isto, regressou ao serviço da Stena na rota Götemburgo-Frederikshavn. Voltou a ser fretado á Marine Atlantic, para a mesma rota nos Verões de 1977 a 1981, com excepção do ano 1980. No inverno de 1977/78, esteve ao serviço da European Ferries, na rota Felixtowe-Zeebrugge. Em Setembro de 1978 foi fretado à Hellas Ferries, para a rota Volos(Grécia)-Lattakia, na Síria, mantendo o mesmo serviço em 1980 e 1981. Ao longo deste fretamento operou como Hellas (1). Entre Fevereiro e Abril de 1980, esteve ao serviço da Sealink, na rota Fishguard-Rosslare. Em 1980, foi novamente fretado pela B&I Line para a rota Rosslare-Pembroke Dock. Efectuou reparações em Birkenhead em Novembro de 1980 e 1981. Em 1981-82 a Hellas voltou a fretá-lo renomeando-o com o nome de um dos seus irmãos o Stena Náutica. Foi novamente fretado pela RMT que o comprou em 1983 e renomeou Reine Astrid, nome com o qual operou até 1997 ao serviço desta. Inicialmente operou entre Oostende e Dover, depois efectuou a rota Oostende-Ramsgate, m1994 por ser o mais lento de toda a frota.
Em 1997, voltou a mudar de dono, desta vez rumou a Itália para a Moby Lines e recebeu o nome Moby Kiss, sendo rapidamente fretado pela Comanav, para a rota Algeciras-Tãnger, com o nome actual. A Comanav, um ano depois(1998) adquiriu-o, navegando agora sob a bandeira Marroquina. Em Abril de 2009, fotografamo-lo em Tânger, agora voltamo-nos a cruzar com este veterano dos mares em Almeria. O outro ferry, em porto o Wisteria a operar na rota Almeria-Nador, é também um veterano, de 1978, com 9367t. Tem 131,6m de comprimento, 22m de largura e 5,15m de calado. Navega com a bandeira do Chipre, com registo em Limassol, a uma velocidade de 12 nós. Tem o número IMO 7637149. Foi construído no estaleiro Verolme Scheepswef Heusden N.V. na Holanda, com o nome Prinses Beatrix, sendo baptizado e lançado à agua pela princesa que lhe emprestou o nome, a 14 de Janeiro de 1978. Operou na rota Hoek na Holanda e Harwich, Parkeston Quay, pela Sealink. A 1 de Outubro de 1985, foi comprado pela Brittany Ferries, que o fretou por um ano à SMZ renomeado de Duc de Normandie, operando na rota Portsmouth-Ouistreham, até 5 de Junho de 1986. A 10 de Julho de 2002, foi transferido para a rota Plymouth-Roscoff, substituindo o ferry MV Quiberon. Terminou a carreira ao serviço da Britanny Ferries, nesta rota no dia 30 de Setembro de 2004. Em 2005 foi vendido pela Britanny Ferries, à TransEuropa Ferries, para operar na rota Port Ramsgate-Ostend, ostentando o actual nome. Em 2006 foi fretado pela Ferrimarroc, para a actual rota. Tem capacidade para 350 carros e 1500 passageiros. Efectou renovações em 1986 e em 1992. Texto e fotos, copyright: Rui Agostinho, Almeria.
Em Almeria encontravam-se a operar os navios ferry, Al Mansour e o Wisteria.
O Al Mansour, um veterano já mencionado neste blog, aquando da nossa passagem por Tânger, é o ex-Stena Nórdica da Stena line, um navio de 1975. Possui o número IMO 7360629, navega actualmente sob a bandeira de Marrocos. Tem 172m de comprimento.
Foi desenhado e construído pelo estaleiro Rickmers Werft, em Bremerhaven, Alemanha, juntamente com os seus 3 irmãos, o Stena Normandica (1974), o Stena Atlântica(1975), e o Stena Náutica(1975), sendo o Al-Mansour a última construção desta série de navios. Foi entregue em Novembro de 1975, e entrou ao serviço da Stena line na rota Götenburgo-Kiel. Entre Maio e Novembro de 1975, esteve fretado à Marine Atlantic, na rota North Sydney-Port Aux Basques, não sendo renomeado neste fretamento. Após isto, regressou ao serviço da Stena na rota Götemburgo-Frederikshavn. Voltou a ser fretado á Marine Atlantic, para a mesma rota nos Verões de 1977 a 1981, com excepção do ano 1980. No inverno de 1977/78, esteve ao serviço da European Ferries, na rota Felixtowe-Zeebrugge. Em Setembro de 1978 foi fretado à Hellas Ferries, para a rota Volos(Grécia)-Lattakia, na Síria, mantendo o mesmo serviço em 1980 e 1981. Ao longo deste fretamento operou como Hellas (1). Entre Fevereiro e Abril de 1980, esteve ao serviço da Sealink, na rota Fishguard-Rosslare. Em 1980, foi novamente fretado pela B&I Line para a rota Rosslare-Pembroke Dock. Efectuou reparações em Birkenhead em Novembro de 1980 e 1981. Em 1981-82 a Hellas voltou a fretá-lo renomeando-o com o nome de um dos seus irmãos o Stena Náutica. Foi novamente fretado pela RMT que o comprou em 1983 e renomeou Reine Astrid, nome com o qual operou até 1997 ao serviço desta. Inicialmente operou entre Oostende e Dover, depois efectuou a rota Oostende-Ramsgate, m1994 por ser o mais lento de toda a frota.
Em 1997, voltou a mudar de dono, desta vez rumou a Itália para a Moby Lines e recebeu o nome Moby Kiss, sendo rapidamente fretado pela Comanav, para a rota Algeciras-Tãnger, com o nome actual. A Comanav, um ano depois(1998) adquiriu-o, navegando agora sob a bandeira Marroquina. Em Abril de 2009, fotografamo-lo em Tânger, agora voltamo-nos a cruzar com este veterano dos mares em Almeria. O outro ferry, em porto o Wisteria a operar na rota Almeria-Nador, é também um veterano, de 1978, com 9367t. Tem 131,6m de comprimento, 22m de largura e 5,15m de calado. Navega com a bandeira do Chipre, com registo em Limassol, a uma velocidade de 12 nós. Tem o número IMO 7637149. Foi construído no estaleiro Verolme Scheepswef Heusden N.V. na Holanda, com o nome Prinses Beatrix, sendo baptizado e lançado à agua pela princesa que lhe emprestou o nome, a 14 de Janeiro de 1978. Operou na rota Hoek na Holanda e Harwich, Parkeston Quay, pela Sealink. A 1 de Outubro de 1985, foi comprado pela Brittany Ferries, que o fretou por um ano à SMZ renomeado de Duc de Normandie, operando na rota Portsmouth-Ouistreham, até 5 de Junho de 1986. A 10 de Julho de 2002, foi transferido para a rota Plymouth-Roscoff, substituindo o ferry MV Quiberon. Terminou a carreira ao serviço da Britanny Ferries, nesta rota no dia 30 de Setembro de 2004. Em 2005 foi vendido pela Britanny Ferries, à TransEuropa Ferries, para operar na rota Port Ramsgate-Ostend, ostentando o actual nome. Em 2006 foi fretado pela Ferrimarroc, para a actual rota. Tem capacidade para 350 carros e 1500 passageiros. Efectou renovações em 1986 e em 1992. Texto e fotos, copyright: Rui Agostinho, Almeria.
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