Dénia, porto do Sul de Espanha vocacionado para as ligações ferry, com as ilhas de Ibiza e Palma de Maiorca. Neste porto encontramos, na nossa passagem, os navios da Baleària, Avemar Dos, Isla de Botafoc e Patrícia Olívia. O mais antigo é o Isla de Botafoc, que muito provavelmente será retirado de serviço com a entrada dos novos ferrys ao serviço desta companhia. De referir que o mesmo já não se encontra na frota da companhia, no site desta. Este é um veterano também de 1980, construído no estaleiro Harland & Wolff na Irlanda do Norte, tem 129,65m de comprimento, 21,62m de largura e 4,84m de calado. Tem 7003t brutas. Navega a 18 nós, carregando consigo 874 passageiros. Inicialmente carregava 1200, após a remodelação de 1983, passou a ter capacidade para 1400, e finalmente em 1999, diminuiu a lotação para apenas 874. Transporta 250 veículos e está registado em Santa Cruz de Tenerife. Iniciou o serviço pela Sealink UK, como nome St Anselm, em 1984, passou a operar pela Sealink British Ferries, com o mesmo nome, onde permaneceu até 1991, passando depois a operar pela Stena Line até 1999, com o nome Stena Cambria. Entre 1999 e 2003 operou com o actual nome pela Umafisa, passando depois para as cores da Baleària. Os seus irmãos gémeos são o IBN Batouta, o Le Rif (já fotografado por nós em Tânger), e o Stena Caledónia.
O Fast ferry Patrícia Olívia, com 74m de comprimento e 26 m de largura, possui uma velocidade máxima de 35 nós, podendo transportar 450 passageiros e 80 viaturas ligeiras. Tal como este fast-ferry, o Avemar Dos, também atinge os 35 nós de velocidade, mas é mais longo, 82,3m, tendo a particularidade de ser também mais estreito, com apenas 23m de largura e 2,86m de calado. Pode transportar 837 passageiros e 150 veículos.
O fast-ferry Patrícia Olívia, foi construído em 1992, pela Incat, Tasmânia, pode atingir 42 nós de velocidade máxima, com as suas 3454t. Transporta 520 passageiros e 92 veículos. Está registado em Las Palmas de Gran Canária e tem 8 irmãos gémeos, (Al Huda I, Atlantic III, Condor 10, Emeraude France, Mandarin, Pescara Jet, Searunner e o Snaefell.
Operou sempre com o mesmo nome, mas teve vários operadores, a Buquebus (1992/96-1996/97-1997/98-1998/08), a Gotlandslinjen (1996 e 1997) e a Destination Gotland em 1998.
Operou sempre com o mesmo nome, mas teve vários operadores, a Buquebus (1992/96-1996/97-1997/98-1998/08), a Gotlandslinjen (1996 e 1997) e a Destination Gotland em 1998.
O Avemar Dos, foi construído em 1997, na Austrália pela Austral Ships, líder Mundial na construção de navios catamarã. Tem 5517t e como velocidade máxima pode atingir os 41 nós.
Tem a particularidade de ter iniciado o serviço pela Star Cruises, com o nome Superstar Express, mudando de nome no mesmo ano para Superstar Express Langkaw, até 1998, altura em que operou pela P&O European Ferries, com o nome inicial, voltando novamente a operar com o segundo nome no final do fretamento no mesmo ano (1998/99). Em 1999 volta de novo a chamar-se Superstar Express ao serviço da P&O Portsmouth. Entre 2000 e 2004, passou a operar pela P&O Irish Sea, uma outra subsidiária de P&O no mar da Irlanda. Em 2005 mudou para o actual nome ao serviço da Buquebus, até 2008, altura em que a Baleària começou a operá-lo. Possui os irmãos gémeos Almottahedah 1, o Croazia Jet e o Tallink Autoexpress 2.
Tem a particularidade de ter iniciado o serviço pela Star Cruises, com o nome Superstar Express, mudando de nome no mesmo ano para Superstar Express Langkaw, até 1998, altura em que operou pela P&O European Ferries, com o nome inicial, voltando novamente a operar com o segundo nome no final do fretamento no mesmo ano (1998/99). Em 1999 volta de novo a chamar-se Superstar Express ao serviço da P&O Portsmouth. Entre 2000 e 2004, passou a operar pela P&O Irish Sea, uma outra subsidiária de P&O no mar da Irlanda. Em 2005 mudou para o actual nome ao serviço da Buquebus, até 2008, altura em que a Baleària começou a operá-lo. Possui os irmãos gémeos Almottahedah 1, o Croazia Jet e o Tallink Autoexpress 2.
Texto e fotos, copyright: Rui Agostinho, Dénia.
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