Continuando a viagem pelos portos Espanhóis do Mediterrâneo, o blog Sergio@Cruises chegou a Málaga onde encontrou o seu bem conhecido pequeno veleiro Astrid, já mencionado neste blog várias vezes, devido às suas passagens pelo porto do Funchal e de Santa Cruz de Tenerife.
A grande surpresa neste porto foi o navio quebra-gelos Akademik Shokalskiy, agora ao serviço da Quark Expeditions. Também uma novidade neste navio é o seu casco preto, uma vez que até agora possuia casco azul a exemplo de grande parte dos navios de expedição sob bandeira Russa, como é o caso do Akademik Shokalskiy. Esta mudança da cor do casco aconteceu em Abril de 2008, quando esteve no estaleiro de Gryfia, na Polónia. Este navio de construção Finlandesa, construído em 1982 e 83, para fins de pesquisa oceanográfica e polar, tem mais dois irmãos gémeos, o Professor Multanovskiy, e o Professor Molchanov. Foi remodelado em 1998 em Lyttelton, Nova Zelândia. Tem capacidade para apenas 49 passageiros. Em termos de áreas públicas possui biblioteca, sauna, uma sala de refeições, bar e um lounge. por se tratar de um navio pequeno a ponte é aberta aos hóspedes, uma situação comum, em navios pequenos e de expedições.
A grande surpresa neste porto foi o navio quebra-gelos Akademik Shokalskiy, agora ao serviço da Quark Expeditions. Também uma novidade neste navio é o seu casco preto, uma vez que até agora possuia casco azul a exemplo de grande parte dos navios de expedição sob bandeira Russa, como é o caso do Akademik Shokalskiy. Esta mudança da cor do casco aconteceu em Abril de 2008, quando esteve no estaleiro de Gryfia, na Polónia. Este navio de construção Finlandesa, construído em 1982 e 83, para fins de pesquisa oceanográfica e polar, tem mais dois irmãos gémeos, o Professor Multanovskiy, e o Professor Molchanov. Foi remodelado em 1998 em Lyttelton, Nova Zelândia. Tem capacidade para apenas 49 passageiros. Em termos de áreas públicas possui biblioteca, sauna, uma sala de refeições, bar e um lounge. por se tratar de um navio pequeno a ponte é aberta aos hóspedes, uma situação comum, em navios pequenos e de expedições.
Este navio tem apenas 65,90m de comprimento, por 12,8m de boca, possui três decks de passageiros e ostenta o registo de Vladivostok, na Rússia. Operou pela Heritage Expeditions até à temporade de 2004/05, altura em que esta o substituiu pelo professor Kmovov, então renomeado Spirit of Enderby.
A última vez que esteve em Portugal foi em Agosto de 2009, no estaleiro de Viana do Castelo em extensas modificações. Sabe-se também que em Abril de 2009, esteve em Santa Cruz de Tenerife, muito provavelmente no regresso de uma das suas viagens da Antartida. Já se encontra em Málaga parado à algum tempo. A 17 de Junho do corrente ano, inicia os cruzeiros de expedição pela Quark Expeditions, com uma viagem em Spitsbergen, no norte da Noruega.
Texto e fotos, copyright: Rui Agostinho, Málaga.
Sem comentários:
Enviar um comentário