Estreia-se hoje em águas madeirenses o AIDAluna o terceiro navio da classe "Sphinx" da AIDA Cruises que actualmente é constituída por três navios, os primeiros dois, o AIDAdiva(2007) e AIDAbella(2008) já deixaram a sua marca no nosso porto tendo igualmente efectuado frequências semanais atlânticas nos passados Invernos, hoje foi a vez do mais recente navio dessa classe o AIDAluna, entregue em Abril deste ano à AIDA, realizar a sua escala inaugural no Funchal brevemente será a sua vez de efectuar a longa temporada de Inverno de cruzeiros semanais, que tem já inicio este Domingo.
Ora após um Verão baseado no Báltico, o AIDAluna visita-nos a cumprir um cruzeiro de posicionamento do referido destino para o Atlântico no qual teve como partida o porto de Hamburgo, chegou à baía pelas 07:30 proveniente de Tânger(Marrocos), na entrada do porto esperava-o o rebocador Cte. Passos Gouveia para receber o novo navio com jactos de água como saudação de boas-vindas, o que é habitual nestas ocasiões, após uma troca de apitos entre os dois o AIDAluna preparava-se para entrar pela primeira vez no molhe portuário, não antes de deixar passar o ferry Lobo Marinho que emitiu apitos de saudação tendo sido devidamente retribuído pelo novo AIDA, o seu primeiro terminal de atraque foi o cais norte, onde no futuro irá atracar frequentemente, em terra um grupo folclórico estava a postos para demonstrar aos passageiros um pouco dos hábitos tradicionais madeirenses.
A sua estadia termina pelas 18:00 de hoje quando soltar amarras e retomar cruzeiro rumo a Santa Cruz de La Palma, no Sábado chega a Santa Cruz de Tenerife onde desembarca este seu trânsito, e onde também embarca o primeiro da frequência já que Tenerife é o seu porto base da temporada de Inverno.
Com assinatura dos estaleiros Meyer Werft, Papenburg na Alemanha em relação à construção desloca 69,200 toneladas, mede de comprimento 252 metros de comprimento e 32,2 de boca, está apto para acomodar 2,050 passageiros até 2,500 em máxima lotação nas suas 1025 cabines nas quais 666 são exteriores e 359 são interiores, e para empregar uma tripulação de 634 elementos, navega a uma velocidade de 19,5 nós de serviço, e ostenta a bandeira de Génova tendo eventualmente o mesmo registo.
Fotos e Texto: © João Abreu, com todos os direitos de autor.
Ora após um Verão baseado no Báltico, o AIDAluna visita-nos a cumprir um cruzeiro de posicionamento do referido destino para o Atlântico no qual teve como partida o porto de Hamburgo, chegou à baía pelas 07:30 proveniente de Tânger(Marrocos), na entrada do porto esperava-o o rebocador Cte. Passos Gouveia para receber o novo navio com jactos de água como saudação de boas-vindas, o que é habitual nestas ocasiões, após uma troca de apitos entre os dois o AIDAluna preparava-se para entrar pela primeira vez no molhe portuário, não antes de deixar passar o ferry Lobo Marinho que emitiu apitos de saudação tendo sido devidamente retribuído pelo novo AIDA, o seu primeiro terminal de atraque foi o cais norte, onde no futuro irá atracar frequentemente, em terra um grupo folclórico estava a postos para demonstrar aos passageiros um pouco dos hábitos tradicionais madeirenses.
A sua estadia termina pelas 18:00 de hoje quando soltar amarras e retomar cruzeiro rumo a Santa Cruz de La Palma, no Sábado chega a Santa Cruz de Tenerife onde desembarca este seu trânsito, e onde também embarca o primeiro da frequência já que Tenerife é o seu porto base da temporada de Inverno.
Com assinatura dos estaleiros Meyer Werft, Papenburg na Alemanha em relação à construção desloca 69,200 toneladas, mede de comprimento 252 metros de comprimento e 32,2 de boca, está apto para acomodar 2,050 passageiros até 2,500 em máxima lotação nas suas 1025 cabines nas quais 666 são exteriores e 359 são interiores, e para empregar uma tripulação de 634 elementos, navega a uma velocidade de 19,5 nós de serviço, e ostenta a bandeira de Génova tendo eventualmente o mesmo registo.
Fotos e Texto: © João Abreu, com todos os direitos de autor.
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