O molhe portuário de Lisboa volta a ser palco de um movimentado tráfico de cruzeiros, hoje recebeu nos seus terminais, 5 navios de cruzeiro.
O dia começou desde logo com as chegadas matinais do Ventura e MSC Orchestra, ambos regressaram à capital depois das recentes escalas efectuadas no Tejo, o mega-navio da P&O atracou em Alcântara pelas 06:51 proveniente de Vigo, o porto de arranque do circuito corrente direccionado ao Mediterrâneo de 14 noites, tendo em conta as maravilhosas acessibilidades e interiores de luxo que este gigante de nova geração dispõe, será um magnífico meio de viajar à descoberta dos esplendores que o Mediterrâneo tem para oferecer, zarpa pelas 17:30 rumo a La Palma de Maiorca. Quem não fica nada atrás do gigante de 116,017 toneladas é o MSC Orchestra que por sua vez aportou pouco depois em Santa Apolónia, embora mais pequeno que o Ventura, o segundo navio da classe Musica tem tudo o que é preciso para uma viagem de sonho, proveio de Cádis, subiu para norte até a costa ocidental da península para depois partir para Sul pelas 18:00 desta feita rumo ao pequeno território britânico de Gibraltar.
Já a meados da manhã regressou o navio com pavilhão em Malta, o Zenith oriundo de Arrecife de Lanzarote nas Canárias, a concluir o seu primeiro circuito atlântico, o porto de Lisboa será a sua base até ao final do Outuno, assim sendo embarca novos passageiros para mais um itinerário "Pérolas do Atlântico" parcialmente dedicado aos mercados português e espanhol, aportou no novo terminal Montante em Santa Apolónia pelas 09:40, o navio da Pullmantur e detentor de um vasto currículo de operações pela prestigiada Royal Caribbean parte pelas 20:00 com destino a Gibraltar onde reencontrará o MSC Orchestra.
Pelas 11:20 juntou-se ao então formado trio, o Aurora também da P&O Cruises, que juntamente com o seu companheiro Ventura emprestou às margens do Tejo o que pode ser considerado de puro estilo britânico, aportou à pompa do Ventura na Rocha e à semelhança do mesmo, encontra-se em fase inicial de um cruzeiro, proveio de Southampton onde embarcou o trânsito e parte para um circuito de 18 noites pelo Mar Negro, Ucrânia e Turquia serão alguns dos países inseridos neste cruzeiro pela Europa do Leste. A sua estadia em Lisboa termina pelas 17:30, parte para uma viagem de 3 dias em alto mar com destino ao porto grego de Pireu.
Por fim e já com a maioria dos paquetes presentes prontos para partir, entrou no rio Tejo oriundo de Corunha o AIDAcara pelas 17:15, aguardou a saída do MSC Orchestra e logo aportou em Santa Apolónia, o navio em questão esteve há pouco temp em doca por questões de manutenção, é considerado um verdadeiro pioneiro do "movimento" AIDA que actualmente é composto por uma numerosa frota, foi eventualmente o primeiro paquete a exibir no casco os coloridos olhos e boca lá no ano de 1996 quando foi lançado e entregue à Arkona Reisen simplesmente denominado Aida, na altura constituía uma estética inovadora no Universo dos Cruzeiros, somente em 2002 quando a P&O adquiriu as acções da Arkona Reisen é que o Aida ingressou na nova operadora AIDA Cruises(também englobada na P&O) que o renomeou de AIDAcara, numa época em que a operadora alemã esperava 2 novos navios gémeos do mesmo estilo, e claramente inspirados na concepção do autêntico AIDAcara, foram entregues pelos estaleiros Aker MTW em 2002 e 2003, o AIDAvita e o AIDAaura respectivamente.
Fará uma escala de pernoita na qual tem partida prevista para as 15:00 de amanhã, rumará então para o porto de Cádis.
Fotos: © Rui Agostinho-Lisboa, com direitos de autor.
Texto: João Abreu.
O dia começou desde logo com as chegadas matinais do Ventura e MSC Orchestra, ambos regressaram à capital depois das recentes escalas efectuadas no Tejo, o mega-navio da P&O atracou em Alcântara pelas 06:51 proveniente de Vigo, o porto de arranque do circuito corrente direccionado ao Mediterrâneo de 14 noites, tendo em conta as maravilhosas acessibilidades e interiores de luxo que este gigante de nova geração dispõe, será um magnífico meio de viajar à descoberta dos esplendores que o Mediterrâneo tem para oferecer, zarpa pelas 17:30 rumo a La Palma de Maiorca. Quem não fica nada atrás do gigante de 116,017 toneladas é o MSC Orchestra que por sua vez aportou pouco depois em Santa Apolónia, embora mais pequeno que o Ventura, o segundo navio da classe Musica tem tudo o que é preciso para uma viagem de sonho, proveio de Cádis, subiu para norte até a costa ocidental da península para depois partir para Sul pelas 18:00 desta feita rumo ao pequeno território britânico de Gibraltar.
Já a meados da manhã regressou o navio com pavilhão em Malta, o Zenith oriundo de Arrecife de Lanzarote nas Canárias, a concluir o seu primeiro circuito atlântico, o porto de Lisboa será a sua base até ao final do Outuno, assim sendo embarca novos passageiros para mais um itinerário "Pérolas do Atlântico" parcialmente dedicado aos mercados português e espanhol, aportou no novo terminal Montante em Santa Apolónia pelas 09:40, o navio da Pullmantur e detentor de um vasto currículo de operações pela prestigiada Royal Caribbean parte pelas 20:00 com destino a Gibraltar onde reencontrará o MSC Orchestra.
Pelas 11:20 juntou-se ao então formado trio, o Aurora também da P&O Cruises, que juntamente com o seu companheiro Ventura emprestou às margens do Tejo o que pode ser considerado de puro estilo britânico, aportou à pompa do Ventura na Rocha e à semelhança do mesmo, encontra-se em fase inicial de um cruzeiro, proveio de Southampton onde embarcou o trânsito e parte para um circuito de 18 noites pelo Mar Negro, Ucrânia e Turquia serão alguns dos países inseridos neste cruzeiro pela Europa do Leste. A sua estadia em Lisboa termina pelas 17:30, parte para uma viagem de 3 dias em alto mar com destino ao porto grego de Pireu.
Por fim e já com a maioria dos paquetes presentes prontos para partir, entrou no rio Tejo oriundo de Corunha o AIDAcara pelas 17:15, aguardou a saída do MSC Orchestra e logo aportou em Santa Apolónia, o navio em questão esteve há pouco temp em doca por questões de manutenção, é considerado um verdadeiro pioneiro do "movimento" AIDA que actualmente é composto por uma numerosa frota, foi eventualmente o primeiro paquete a exibir no casco os coloridos olhos e boca lá no ano de 1996 quando foi lançado e entregue à Arkona Reisen simplesmente denominado Aida, na altura constituía uma estética inovadora no Universo dos Cruzeiros, somente em 2002 quando a P&O adquiriu as acções da Arkona Reisen é que o Aida ingressou na nova operadora AIDA Cruises(também englobada na P&O) que o renomeou de AIDAcara, numa época em que a operadora alemã esperava 2 novos navios gémeos do mesmo estilo, e claramente inspirados na concepção do autêntico AIDAcara, foram entregues pelos estaleiros Aker MTW em 2002 e 2003, o AIDAvita e o AIDAaura respectivamente.
Fará uma escala de pernoita na qual tem partida prevista para as 15:00 de amanhã, rumará então para o porto de Cádis.
Fotos: © Rui Agostinho-Lisboa, com direitos de autor.
Texto: João Abreu.
Sem comentários:
Enviar um comentário