Recentemente o blog Sérgio@Cruises partiu de novo em viagem e desta vez rumou em busca de portos vizinhos a fim de poder conhecê-los e apresentá-los aos nossos leitores. Mais concretamente navegamos até ao porto vizinho de Tânger, no norte de Marrocos e do continente Africano. Porto este que muitas vezes é o porto de precedência ou de destino de navios médios ou pequenos, que escalam os portos nos quais descrevemos os movimentos de navios de passageiros, aqui neste blog.
O porto de Tânger logo à primeira vista parece um porto pequeno, mas à entrada do molhe de protecção, conseguimos perceber que não o é assim tão pequeno como parece. A sua principal actividade está ligada à pesca, seguindo-se os ferrys os quais apresentamos no post seguinte. É muito movimentado por embarcações locais de pesca assim como muitas embarcações Europeias que utilizam este porto como base das suas campanhas pesqueiras, devido à facilidade com que podem escoar os seus produtos para a Europa recorrendo ao transporte por via marítima sob a forma de carga rodada, em contentores refrigerados. Possui boas instalações de apoio como sejam as fábricas de gelo e de transformação de pescado. É a carga refrigerada um dos principais aspectos que se observa à chegada com o enorme parque destinado a este tipo de carga, sob vigilância e segurança.
Para os navios cargueiros e de passageiros (nomeadamente cruzeiros) está reservado um cais com sensivelmente 500m de comprimento, na parte interior do porto, possuindo este cais espaço de armazenamento de carga a céu aberto e em armazéns.
Para os passageiros, não existem infra-estruturas de acolhimento, nem comércio, efectuando-se este por vendedores ambulantes que se deslocam ao porto nos dias em que este é visitado por navios de cruzeiros. Este cais também pode receber navios ferry, tal como o documenta a imagem de satélite. O espaço destinado às embarcações de pesca é na parte mais abrigada do porto e junto a terra, uma zona que corresponde ao antigo porto antes da expansão desta infra-estrutura.
A parte mais organizada e movimentada do porto corresponde à zona Norte, onde atracam semanalmente 21 ferrys, alguns deles várias vezes ao dia, excedendo a dezena de escalas diárias, em ligações com o Continente Europeu.
Em geral este porto oferece parcas condições aos passageiros de navios de cruzeiros, além de pouco espaço de atracagem o que condiciona a visita de navios de grande porte, contudo é uma oferta turística diferente, onde o turismo de massas não consegue chegar, onde se pode viver bem de perto com a realidade Africana, a multiculturalidade, observar de perto as chegadas das embarcações de pesca e comercialização do pescado e comprar uma peça de artesanato para recordação deste pequeno grande porto em África.
O porto de Tânger logo à primeira vista parece um porto pequeno, mas à entrada do molhe de protecção, conseguimos perceber que não o é assim tão pequeno como parece. A sua principal actividade está ligada à pesca, seguindo-se os ferrys os quais apresentamos no post seguinte. É muito movimentado por embarcações locais de pesca assim como muitas embarcações Europeias que utilizam este porto como base das suas campanhas pesqueiras, devido à facilidade com que podem escoar os seus produtos para a Europa recorrendo ao transporte por via marítima sob a forma de carga rodada, em contentores refrigerados. Possui boas instalações de apoio como sejam as fábricas de gelo e de transformação de pescado. É a carga refrigerada um dos principais aspectos que se observa à chegada com o enorme parque destinado a este tipo de carga, sob vigilância e segurança.
Para os navios cargueiros e de passageiros (nomeadamente cruzeiros) está reservado um cais com sensivelmente 500m de comprimento, na parte interior do porto, possuindo este cais espaço de armazenamento de carga a céu aberto e em armazéns.
Para os passageiros, não existem infra-estruturas de acolhimento, nem comércio, efectuando-se este por vendedores ambulantes que se deslocam ao porto nos dias em que este é visitado por navios de cruzeiros. Este cais também pode receber navios ferry, tal como o documenta a imagem de satélite. O espaço destinado às embarcações de pesca é na parte mais abrigada do porto e junto a terra, uma zona que corresponde ao antigo porto antes da expansão desta infra-estrutura.
A parte mais organizada e movimentada do porto corresponde à zona Norte, onde atracam semanalmente 21 ferrys, alguns deles várias vezes ao dia, excedendo a dezena de escalas diárias, em ligações com o Continente Europeu.
Em geral este porto oferece parcas condições aos passageiros de navios de cruzeiros, além de pouco espaço de atracagem o que condiciona a visita de navios de grande porte, contudo é uma oferta turística diferente, onde o turismo de massas não consegue chegar, onde se pode viver bem de perto com a realidade Africana, a multiculturalidade, observar de perto as chegadas das embarcações de pesca e comercialização do pescado e comprar uma peça de artesanato para recordação deste pequeno grande porto em África.
Texto e fotos © Sergio@Cruises Team.
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