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O
Galp Rio, pequeno navio de apenas 54,4m de comprimento, por 9,3m de boca e 2,9m de calado, foi construído nos estaleiros navais de São Jacinto, em Junho de 1970, para a antiga Shell P
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ortuguesa, com o nome
Melina. Operou com este nome entre 1970 e 1992. Em 1992, mudou-se para a Sacor Marítima companhia à qual pertence até à presente data. A Sacor marítima foi uma empresa Portuguesa fundada em 1959, dentro da empresa mãe a Sacor, para efectuar transportes de produtos petrolíferos, negócio no qual esta empresa opera. Após a revolução, do 25 de Abril em Portugal, a Sacor foi nacionalizada e integrada na empresa Galp, associada ao mesmo tipo de negócio.
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Após a venda das suas unidades todas, apenas resta uma em operação o pequeno navio de bancas
Galp Rio.
Tem um porte bruto de 790 t, e está registado em Lisboa, onde opera como navio reabastecedor, mais conhecido com navio de bancas, no rio Tejo. Tem a seu cargo a missão de abastecer topo o tipo de navios que frequenta o porto de Lisboa,
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sejam cargueiros, cruzeiros, ou outros. Nesta missão é ajudado pelos navios
Onyx e o
Galp Marine, tendo nós já feito um artigo sobre este último neste blog. No seu peculiar casario ostenta a pintura do capitão Gancho, famoso personagem da banda desenhada. Na chaminé podemos observar o logótipo da Galp, uma raridade! A 10 de Julho de 2009, após a venda de uma outra unidade que efectuava o mesmo tipo de serviço, o
Galp Rio, tornou-se o único navio tanque da marinha mercante Portuguesa. Prestamos hoje uma singela homenagem a este pequeno navio, e a réstia do orgulho Português em termos de navios tanque.
Texto e Fotos © Ricardo Martins e Rui Agostinho, Lisboa.
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