sábado, 19 de setembro de 2009

Os ferrys de Tânger

Sendo o porto de Tânger um importante ponto de saída do Continente Africano e uma porta de entrada na Europa, é enorme a procura de transportes marítimos no mesmo. Sendo também enorme a oferta e concorrência entre as empresas que oferecem o serviço. Além das diferentes ofertas de destinos Europeus que também oferecem algumas delas vocacionadas para a rentabilização com o transporte de mercadorias da Europa para Marrocos e alguma fatia importante devida ao sector do turismo, também em grande crescimento nesta zona.
Entre as empresas prestadores de serviços encontram-se o gigante Espanhol, Acciona, a Comarit, a Nautas, a FRS, a Comanav e a Comarship. Diferentes ofertas prestadas por empresas de diferentes países onde até a Alemanha participa, com as ligações rápidas com Tarifa (sul de Espanha e ponto mais próximo das ligações a apenas cerca de 30kms), através da FRS e a França através do grupo I.M.T.C. (Comarship).

Com saída de Tânger existem rotas de navios ferry com destino a Algeciras, sendo este o destino mais comum, e com mais concorrência (ao todo cinco empresas exploram esta linha, com uma média de 2 viagens por dia). A rota Tânger-Tarifa é operada exclusivamente pela Alemã FRS, com os catamarãs rápidos, tendo até 4 ligações diárias. A ligação Tânger-Sète, é operada semanalmente pela Comarit e pela Comanav, com uma ligação cada uma respectivamente. As outras linhas semanais são Tânger-Génova e Tânger-Barcelona-Gênes, operadas pela Comanav e Comarship respectivamente.
De entre os navios que encontramos aquando da nossa deslocação a Tânger, destaque-se o verdadeiro regresso ao passado com o encontro dos navios: EuroFerrys Atlantica, um navio de 1973, construído na Jugoslávia para a Stena Line, à data com o nome Stena Jutlandica. Os navios da Comarit, Boughaz, e o Banasa. O Boughaz foi construído em 1974, nos estaleiros Alemães Jos. L. Meyer, para a Vikink Line, com o nome Viking 5. O Banasa é um navio de 1975, construído na Dinamarca para a Mols-Linien. Encontramos também o clássico Le Rif do grupo I.M.T.C., navio do ano 1980, construído na Irlanda do Norte como Galloway Princess para a Sealink UK. Também de 1975 encontramos o Stena Nordica da Stena Line, um navio com traços muito semelhantes ao EuroFerrys Atlantica, sendo que agora ostenta no casco o nome Al Mansour pela Comanav. É provavelmente o navio mais conhecido por estas paragens.
Mas como ali não só operam navios clássicos cruzaram-se connosco construções bastante recentes como o caso dos navios da Acciona o Millenium Dos e o Millenium Tres, navios de 2003 e 2006 respectivamente. Da FRS, encontramos o ex-Spirit of Ontario I de 2004, construído na Austrália pela famosa Austral Ships, agora ostentando o nome Tanger Jet II. Da FRS Ibéria encontramos o Tarifa Jet, um catamarã de 1997, construído na Tasmânia com o nome Incat 043. Todos os ferrys transportam viaturas, sendo que os catamarãs descarregam-nas em rampas pela popa e os navios mais antigos pela proa, uma outra curiosidade, visto que devido a alguns acidentes com este tipo de navio, optou-se cada vez mais pela construção e utilização de navios apenas com rampas à popa, ou laterais para alguns portos. As rampas são hidráulicas devido às diferentes características de cada um dos navios que nas mesmas fazem escala. Um verdadeiro desfile de ferrys o porto de Tânger, e um verdadeiro regalo para os amantes dos navios, quer pelo facto de podermos ver navios de linhas clássicas, como o Le Rif e os ex-Stena Line, quer pelas construções recentes dos fast-ferrys que ali também operam.
Texto e fotos © Sérgio@Cruises Team.

Sem comentários: