Continuando em prol de um porto movimentado(no que toca a cruzeiros) nesta primeira metade do mês de Setembro, hoje a cidade portuária de Lisboa bate precisamente o recorde do referido mês com a presença de 4 navios de cruzeiro em simultâneo.
O primeiro a juntar-se ao AIDAluna atracado desde as 17:00 de ontem no novo terminal de Santa Apolónia, foi o Prinsendam pelas 06:00 da madrugada vindo do porto nacional vizinho de Leixões, atracou no terminal da Rocha Conde de Óbidos com o intuito de pernoitar nas fraternas águas de Lisboa, com partida prevista para as 15:00 de amanhã, sobre o navio foi construído em Wärtsilä na capital finlandesa de Helsínquia para a Royal Viking Line tido sido entregue à mesma em 1988 como Royal Viking Sun, em 1994 quando a Royal Viking foi adquirida pela Cunard, o Royal Viking Sun foi transferido para a mesma passando a ostentar as cores vermelhas típicas da operadora britânica e posteriormente em 2002, posteriori à aquisição da Cunard pelo grande grupo Carnival, o R. V. Sun ingressou a Seabourn Cruise Lines agora conhecida como The Yatches of Seabourn, com um novo visual e de nome Seabourn Sun, no entanto este serviço durou pouco pois em 2004 a Holland America Line tomou posse do navio renomeando-o de Prinsendam passando o mesmo a ostentar a bandeira holandesa e pavilhão em Roterdão.
Uma hora depois fez o seu caminho pelo Tejo o luxuoso Seven Seas Voyager da Regent Seven Seas Cruises, oriundo de Bilbau(Norte de Espanha) atracou no terminal de Santa Apolónia proporcionado grande ênfase pois trata-se de um dos mais luxuosos paquetes do Mundo classificado de 6 âncoras+, com as suas 41,400 toneladas foi construído nos estaleiros italianos T. Mariotti em Génova e entregue à Radisson Seven Seas Cruises em 2003, tendo automaticamente iniciado carreira nesse mesmo ano, só mais tarde em 2007 é que lhe foram alteradas as cores pois a actual operadora associo-se a uma unidade hoteleira, a Regent, motivo do presente nome da operadora e das novas cores e logótipo apresentadas/0. Partiu pelas 17:00 com destino a Cádis.
Pouco depois e para completar o quarteto previsto, chegou o Costa Atlântica proveniente de Vigo, aportou com as suas 85,619 mil toneladas no terminal de Alcântara, este navio a que chamo de revolucionário, pois influenciou uma nova linhagem de navios actualmente presente em todas as operadores, intitulada de Vista, foi construído como um projecto inteiramente criado pela Costa Cruises nos estaleiros de Kvaerner MASA Yards na Filândia e lançado ao mar em 2000, quem diria que estas linhas inovadoras seriam um fenómeno nos cruzeiros na década que se avizinhava, há nove anos que este bonito navio ostenta pavilhão em Génova e que opera estritamente para a Costa. Soltou amarras também pelas 17:00 e igualmente rumou para Cádis.
Anteriormente pelas 15:00 deixou o Tejo o AIDAluna com as suas fresquinhas 69,200 toneladas também em direcção a Cádis(o trio volta a encontrar-se amanhã) com o destino final centrado no Atlântico, onde no próximo Inverno e parte da Primavera irá realizar cruzeiros atlânticos de 6 noites com base em Tenerife.
Nota: Fotos do Prinsendam serão publicadas amanhã no blogue.Fotos: © Rui Agostinho-Lisboa; imagens interditas à reprodução não autorizada.
Texto: João Abreu.
Sem comentários:
Enviar um comentário