sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Museu Marítimo a bordo MV Renaissance da CFC

Entrar a bordo do MV Renaissance é entrar num "navio museu marítimo", de grandes artefactos de  majestosos transatlânticos franceses.  Podemos ver vários modelos e peças vários navios de passageiros franceses, mas em grande destaque para as várias peças originais do navio SS Norway (ex. France). 


São vestígios do SS Norway, apesar do navio já ter desaparecido algum tempo em 2008, ainda existem muitos artefatos e peças de seu interior espalhados pelo mundo. 

Em julho de 2008, o lendário SS Norway foi desmantelado na sucata em Alang, na Índia, muitos projectos foram apresentados para tentar salvar o navio, mas não conseguiram. O SS Norway foi propriedade e operado pela companhia Norwegian Cruise Line por pouco mais de duas décadas e meia. No entanto, entrou em serviço em 1962 como ‘SS France’, um grande transatlântico e o último navio da companhia francesa ‘CGT’ (Compagnie Générale Transatlantique). Rapidamente ganhou reputação por seu estilo e excelente culinária, servindo a rota transatlântica entre Le Harve em França e Nova York nos Estados Unidos.


Vários entusiastas de navios conseguiram obter o seu próprio pequeno pedaço de memória deste magnífico transatlântico, mas muitas coleções tentaram obter itens, aqui compartilharemos alguns desses itens do SS Norway- SS France, duma coleção privada que está a bordo do MV Renaissance da companhia francesa CFC duma coleção particular dum entusiasta de navios. 

A companhia fancesa CFC Croisières, conseguiu um coleccionador privado emprestar para ficar a bordo em exposição, um pequeno pedaço de alma do último grande transatlântico francês, o s/s France. Os hóspedes a bordo do MV Renaissance podem observar uma das buzinas de nevoeiro, uma vigia em bronze duma cabine, um pedaço do casco do navio e uma ligação a uma das duas correntes de âncora do navio e todos exibidos nos espaços dos bares e salas do deck 8, Martinica. 




A buzina de nevoeiro é do mastro do radar, um elo da corrente da âncora de estibordo, uma vigia da cabine e uma peça do casco, junta-se outras várias peças do s/s France, como os cinzeiros e também planos do navio originais. 
Além disso outras miniaturas de outros emblemáticos paquetes franceses como o Normandie, France, Renaissance e o modelo do ferry Avenir. Também podemos observar prato da viagem inaugural do Maasdam 1993, da companhia Holland America Line, para lembrar o passado recente do MV Renaissance.

Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: