quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Iate de expedição ASTRA no Funchal



 Chegou hoje ao Porto do Funchal, pelas 15h, o iate de expedição polar ASTRA de 23,35m, proveniente da marina de Puerto Calero na ilha de Lanzarote, para uma escala de vários dias.

O iate de expedição ASTRA tem linhas tradicionais e superestrutura proposital, com a mais alta classificação de classe de gelo e capacidade de quebrar gelo.  Construído como uma embarcação de resgate, o ASTRA tem uma capacidade de aquecimento substancial a partir da sua caldeira CTC,  aquecimento é uma das áreas onde sua classe de gelo entra em ação, com ventiladores de aquecimento no depósito do foco e nas superfícies de direção, pontos de descarga de água quente da descarga de resfriamento do motor para o convés, se necessário, para limpar o gelo (lancetar) e, operar logo. Neste momento encontra-se a venda.

   O iate ASTRA foi construído em 1994 pelos estaleiros Smogens Plat & Svetsindustri AB na Suécia, como um navio de resgate e serviu na Sociedade Sueca de Resgate Marítimo (SSRS) entre 1995 e 2017. O SSRS é uma instituição de caridade de resgate marítimo, semelhante à RNLI no Reino Unido. Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: