segunda-feira, 9 de maio de 2011

Blog em viagem - Demanda no rio Danúbio

O Sergio@cruises volta ao rio Danúbio e desta vez embarca no luxuoso navio MS SOFIA da Phoenix Reisen, um dos navios de qualidade superior da frota fluvial da companhia alemã.
Com este artigo, a servir de introdução a uma série deles que se segue, vamos falar um pouco da popularidade dos cruzeiros no Danúbio, segundo maior rio da Europa, que atravessa na sua totalidade 10 países, tendo a sua nascente na Alemanha e desaguando na Roménia. A um nível mais técnico são 2,860 km de comprimento. Iremos abordar um pouco do MS SOFIA, que à base de Passau, Bavaria, faz escala em 5 magníficas cidades do Danúbio, claramente uma viagem de sonho para os amantes deste segmento superior dos cruzeiros.

Navios fluviais no Danúbio, atracados em Passau. 25 de Abril 2009. © Rui Agostinho.

O Danúbio é um dos destinos mais populares para viajar num cruzeiro de luxo. O rio é navegável entre a localidade alemã de Kelheim até ao Mar Negro.
O maior ponto de embarque no Danúbio situa-se na fronteira entre a Alemanha e a Áustria, na Bavaria, precisamente na cidade de Passau, onde a nossa demanda terá início. A maioria dos navios de rio larga de Passau para jusante, ou seja, para fora do território alemão, no entanto há uma pequena minoria de cruzeiros fluviais a operar somente nas margens alemães.
Geralmente os cruzeiros fluviais de luxo no Danúbio têm a duração de uma semana. Contundo poderão haver cruzeiros com durações compreendidas entre 3 dias a 3 semanas. A secção mais popular do Danúbio é entre Passau e Budapeste, onde normalmente são feitas viagens de uma semana à base de Passau e Viena.
Para além da Phoenix Reisen, são diversas as companhias a optar para um cruzeiro de rio no Danúbio, como a Peter Deilmann e A'Rosa cruises ambas sediadas na Alemanha.

O MS SOFIA. © Phoenix Reisen

Indo de encontro ao navio fluvial MS SOFIA, uma embarcação que faz jus aos itinerários que perfaz nos mais belos locais do Danúbio, foi construído na Holanda e oferece espaçosas e confortáveis comodidades, que bem contemplam com a tripulação amigável de nacionalidade búlgara. Acompanham a gastronomia de elevada qualidade e um deck com piscina ao ar livre ideal para banhos de sol e para actividades desportivas.

Imagens dos 3 principais decks do MS SOFIA. © Phoenix Reisen.

Com 113,50 metros de comprimento, e 16 de boca, o navio é composto por 4 decks sendo 3 de possível acesso aos passageiros. Com capacidade para 190 hóspedes a usufruir dos 95 camarotes disponíveis e 55 tripulantes, alvora a bandeira búlgura. A linguagem falada a bordo é a alemão e a moeda empregada o €.
A bordo estão patentes 2 bares panorâmicos, um Piano Bar, tabacaria, loja, restaurante com t/incluído, promenade, solário com protecção contra o vento, piscina, sala de formação, sala de jogos, biblioteca, lavandaria, spa entre outros.
Os passageiros usufruem de música ao vivo, TV por satélite, jogos de xadrez e de um salão de dança.

Aspecto de um dos camarotes exteriores do navio. © Phoenix Reisen.

Os camarotes exteriores do navio estão dotados com 2 camas ou beliches, casa de banho com duche, TV, rádio, telefone e ar condicionado.
Com tudo o que é preciso e muito mais a bordo do MS SOFIA, embarcamos com todo o entusiasmo para demandar o Danúbio, apresentando brevemente no Sergio@cruises o melhor das cidades à beira deste rio.
Texto: © João Abreu.

Sem comentários: