domingo, 8 de novembro de 2009

Seabourn Spirit em estaleiro

A construção número 1070 do estaleiro Alemão Schichau Seebeckwerft, de Bremerhaven, encontra-se em Lisboa em trabalhos de manutenção no estaleiro NavalRocha, até ao próximo dia 15 do corrente mês.
Este navio de apenas 133, 81m de comprimento, por 19m de largura e 5,2m de calado, mais conhecido como o iate Seabourn Spirit, foi lançado à água a 17 de Março de 1989, e entrou ao serviço da Seabourn a 28 de Novembro de 1989. Um navio com 20 anos de serviço e que apresenta umas linhas invejáveis a qualquer iate mais recente. Entre 1989 e 2002, navegou com a bandeira Norueguesa, com registo em Oslo.
Após a aquisição da totalidade da Seabourn pelo grupo Carnival, passou a operar com registo em Nassau, nas Bahamas.
Com 820t e 16 nós de velocidade este navio pode acolher 208 passageiros, que estarão dispostos a pagar o luxo oferecido por este, onde um cruzeiro de 74 dias pode custar cerca de 44 700€.
O Seabourn Spirit sairá de Lisboa pelas 17h do dia 15 de Novembro, rumo ao porto do Funchal, num cruzeiro de posicionamento para a América, onde irá operar até Março do próximo ano.
O cruzeiro de posicionamento deste navio, é curioso, pois é um cruzeiro com muitos dias de navegação, onde o navio apenas efectua uma paragem para reabastecimento, no porto do Funchal no dia 17 de Novembro, com chegada agendada para as 9h e saída às 15h. A chegada a Fort Lauderdale, está prevista para o dia 27 de Novembro, ou seja irá navegar em Oceano aberto durante 10 dias, sem escalas onde os hóspedes poderão desfrutar de 12 diferentes Pôr-do-Sol, ao longo da viagem, no cruzeiro denominado Atlantic Sunsets. Em Março de 2010, fará um percurso em tudo semelhante, mas em sentido inverso, com escala no Funchal a 30 de Março de 2010 e chegada a Lisboa a 1 de Abril, num cruzeiro denominado Portugal Passage. Após esta escala, em 2010, rumará ao Mediterrâneo onde irá ficar posicionado no Verão do próximo ano.
Este navio ficou mundialmente conhecido, quando a 5 de Novembro de 2005, pelas 5:50h foi atacado por piratas ao largo da costa da Somália. Os piratas utilizaram uma granada propelida por foguete para atingir o navio. Nenhum dos passageiros ficou ferido, mas os danos no casco são evidentes tal como mostra a imagem anexa. Os piratas foram repelidos por um LRAD (Long Range Acoustic Device), o único armamento existente neste navio. Um LRAD, consiste numa arma, que emite uma onda sonora de elevada potência, capaz de levar à perda de audição e visão num campo de 300m (distância permitida para usos não militares), a partir do seu ponto de emissão. Este é um tipo de equipamento existente em alguns navios de cruzeiro, tal como o Queen Mary 2, como equipamento de defesa.
Nesta visita observamos as operações de rotina normais, como a manutenção das balsas e pinturas e ainda a colocação de novas janelas na popa do navio, uma das frentes com obras mais activas.
Texto, e fotos em estaleiro, copyright: Ricardo Martins, Lisboa.
Foto do RPG, copyright: Kelly Franz.

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