sábado, 14 de novembro de 2009

Arion is back.

Encontra-se em Lisboa, para remodelações o mais pequeno navio da frota Classic International Cruises, o navio Arion. Este navio foi construído em 1965, em Pula, Croácia, com o nome Istra. Em 2000, mudou de nome e foi totalmente reconstruído na capital Portuguesa. Com 118m de comprimento, 16,5m de boca e 5,26m submersos, este navio de 5888t, é tripulado por 130 pessoas e pode receber até 320 hóspedes. Umas das características mais peculiares, e um pouco caída em desuso nos navios, é o seu excelente jardim de Inverno, no deck Promenade.
Após uma temporada de cruzeiros pelo mar Mediterrâneo e costa da Croácia, o pequeno navio voltou à sua base, Lisboa, onde irá permanecer até Fevereiro de 2010. Chegou no dia 9, precedente do porto de Toulon (França), um pequeno porto a Este de Marselha. Nestes meses vão ser remodelados e adaptados, os seus interiores, ao novo regulamento para a salvaguarda da vida humana, nos mares. Nesta nossa passagem pelo cais onde se encontra acostado, Santa Apolónia a montante, verificou-se a retirada do navio de materiais inflamáveis, nomeadamente um contentor de madeiras.
Ficam alguns registos do mais pequeno, mas extremamente muito elegante navio Arion.
Curiosamente Arion, é um género de gastrópodes (moluscos/lesmas), onde se incluem, os marinhos e os terrestres. Texto e fotos, copyright: Ricardo Martins, Lisboa.

Sem comentários: