O navio Mighty Servant I, da DockWise encontra-se fundeado em Lisboa, para efectuar mudança de tripulação. Chegou no dia 13 e tem partida agendada para o dia 15 (hoje), pelas 18:00h. Este navio, peculiar pelo facto de fazer parte dos poucos navios que tem a capacidade de inundar-se e voltar à superfície, é capaz de transportar as mais pesadas cargas pelos mares, tais como as plataformas petrolíferas e até outros navios, que podem ser carregados directamente na água, para cima da plataforma deste gigante. Mais pormenores técnicos deste navio, podem ser vistos na página do mesmo Aqui.
Podemos adiantar que o navio possui 174m de comprimento, sendo 150m de plataforma livre. Quando submerso pode ter até 26m! Tem uma autonomia de 59 dias, e pode efectuar carregamentos que possuam calados até 14m. Atinge uma velocidade máxima de 15 nós, e possui uma boca de 50m, para permitir-lhe a flutuabilidade quando submerge e também um amplo espaço de carga no seu convés. É um verdadeiro gigante dos mares e que está a passar despercebido nesta sua escala no porto da capital Portuguesa. O navio encontra-se descarregado e vem de Roterdão, sendo o seu destino não conhecido. Este navio pode servir para efectuar resgates de outros navios, quando estes estejam em situações iminentes de naufrágio. O caso mais conhecido ultimamente da utilização destes navios, foi a utilização do irmão do Mighty Servant I, o Blue Marlin, para o resgate do navio USS Cole atacado no Yemén a 12 de Outubro de 2000, na imagem abaixo.
Texto, copyright: Ricardo Martins, Lisboa.
Fotos em Lisboa, copyright, Rui Agostinho.
Restantes fotos, copyright: Dockwise e USS Cole photo por Leland Comer.
Podemos adiantar que o navio possui 174m de comprimento, sendo 150m de plataforma livre. Quando submerso pode ter até 26m! Tem uma autonomia de 59 dias, e pode efectuar carregamentos que possuam calados até 14m. Atinge uma velocidade máxima de 15 nós, e possui uma boca de 50m, para permitir-lhe a flutuabilidade quando submerge e também um amplo espaço de carga no seu convés. É um verdadeiro gigante dos mares e que está a passar despercebido nesta sua escala no porto da capital Portuguesa. O navio encontra-se descarregado e vem de Roterdão, sendo o seu destino não conhecido. Este navio pode servir para efectuar resgates de outros navios, quando estes estejam em situações iminentes de naufrágio. O caso mais conhecido ultimamente da utilização destes navios, foi a utilização do irmão do Mighty Servant I, o Blue Marlin, para o resgate do navio USS Cole atacado no Yemén a 12 de Outubro de 2000, na imagem abaixo.
Texto, copyright: Ricardo Martins, Lisboa.
Fotos em Lisboa, copyright, Rui Agostinho.
Restantes fotos, copyright: Dockwise e USS Cole photo por Leland Comer.
Sem comentários:
Enviar um comentário