.jpg)
.jpg)


Podemos adiantar que o navio possui 174m de comprimento, sendo 150m de plataforma livre. Quando submerso pode ter até 26m! Tem uma autonomia de 59 dias, e pode efectuar carregamentos que possuam calados até 14m. Atinge uma velocidade máxima de 15 nós, e possui uma boca de 50m, para permitir-lhe a flutuabilidade quando submerge e também um amplo espaço de carga no seu convés. É um verdadeiro gigante dos mares e que está a passar despercebido nesta sua escala no porto da capital Portuguesa. O navio encontra-se descarregado e vem de Roterdão, sendo o seu destino não conhecido. Este navio pode servir para efectuar resgates de outros navios, quando estes estejam em situações iminentes de naufrágio. O caso mais conhecido ultimamente da utilização destes navios, foi a utilização do irmão do Mighty Servant I, o Blue Marlin, para o resgate do navio USS Cole atacado no Yemén a 12 de Outubro de 2000, na imagem abaixo.



Fotos em Lisboa, copyright, Rui Agostinho.
Restantes fotos, copyright: Dockwise e USS Cole photo por Leland Comer.
Sem comentários:
Enviar um comentário