quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Três navios no Funchal

Fiel ao movimento característico desta época do ano, o molhe portuário do Funchal recebe hoje três navios de cruzeiro sendo um deles a inesperada escala do Wind Surf, no qual terá especial destaque cá no blogue com um artigo em particular.
Em primeiro lugar chegou o Navigator of the Seas, pelas 06:15 como habitual, mas desta vez a realizar um cruzeiro transatlântico com destino à América Central, para uma nova temporada de Inverno, proveio de Málaga, porto para onde rumou no passado Sábado e pelas 17:00 toma rumo para Tenerife ou seja a rota inversa às últimas viagens. Com a duração de 12 noites o cruzeiro em percurso contempla alguns portos das ilhas, como intermédio deste trajecto transoceânico, antes da travessia atlântica tem para visitar, além de Tenerife, a ilha de La Palma no porto de Santa Cruz, segue-se uma longa viagem de seis dias em alto mar que termina no porto bahamense de Nassau, curiosamente onde o navio se encontra registado, posteriormente o Navigator prossegue para Miami, porto de desembarque do cruzeiro e o seu futuro porto base no local.
Pelas 07:00 foi a vez do Europa, da Hapag Lloyd, o quarto a ostentar o nome da operadora, aportar no porto nomeadamente no cais norte, classificado com 5 estrelas+, é um dos navios mais luxuosos do planeta, proveio de Casablanca(Marrocos) e realiza um cruzeiro atlântico de 9 noites iniciado em Barcelona direccionado para o mercado alemão, Valência, Cádis, Portimão foram os portos de escala deste cruzeiro antes do Funchal, pelas 18:00 o navio retoma cruzeiro com destino a Arrecife de Lanzarote com uma escala posterior em S.S de La Gomera antes do termino do itinerário em Tenerife, ilha afortunada onde os passageiros regressam a casa via avião.
Tendo confirmado escala há pouco tempo, o navio de cruzeiros Wind Surf cujos cinco mastros se assemelham a alguns tradicionais veleiros, efectuou hoje uma escala surpresa em águas funchalenses no âmbito de uma viagem transatlântica, acontece que em anos anteriores o Wind Surf navegou próximo da costa, e até no ano passado esteve fundeado ao largo, todavia esta é a primeira vez que o paquete aporta no molhe com o referido nome de casco e pela Windstar Cruises.
O mesmo foi construído na França e baptizado de Club Med I em 1989, é precisamente gémeo do nosso conhecido Club Med 2 que há questão de semanas esteve no Funchal em viagem transoceânica. Como Club Med I, o navio visitou o jardim flutuante em algumas ocasiões, posteriormente à sua venda para a Windstar Cruises, adoptou o registo em Nassau, Bahamas e enveredou por outros itinerários.
Esta sua escala na ilha da Madeira, deve-se parcialmente ao reabastecimento de água e recolha de peças, já que excluindo a necessidade o mesmo teria realizado rota directa de Lisboa até às Caraíbas. O Wind Surf chegou pelas 10:30 da capital portuguesa e após uma manobra justa à entrada do porto, aportou por estibordo no cais 2, fica entre nós nesta rara visita até às 16:00, retomando então viagem rumo a Bridgetown em Barbados.
Fotos e Texto: © João Abreu, com direitos de autor.

Sem comentários: