Ontem fomos visitar um cais do porto de Lisboa, até aqui ainda não visitado pelo blog Sergio@Cruises. Fomos até ao terminal de granéis sólidos da Trafaria, com o propósito de registar o navio Funchal, que ali se encontra atracado, em imobilização.
Um facto estranho este navio estar atracado num cais comercial, e não de passageiros, mas supõe-se que o preço e a falta de espaço de cais de passageiros, no porto de Lisboa, sejam a causa deste estacionamento. Uma vez que também em Lisboa, estão estacionados os seus irmãos Arion e Princess Danae.
É divulgado que o navio permanecerá em Lisboa, até 26 de Março de 2010, altura em que iniciará cruzeiros para o mercado Português, contudo na internet podem comprar-se cruzeiros para este navio, pelo operador Alemão Hansa Touristik, no período entre Janeiro e Março de 2010, daí ser uma incógnita a verdadeira data de saída do navio. Caso não se confirme o seu fretamento até Março, será uma realidade a sua imobilização até essa data, desconhecendo-se mais detalhes desta paragem.
Esta acabou por ser uma verdadeira viagem ao porto de Lisboa, uma vez que acabamos por nos cruzar com algum do movimento portuário.
No terminal de granéis sólidos da Trafaria, encontrava-se a operar, o navio graneleiro Searider, que descarrega soja, precedente do porto do Rosário, no rio Paraná, na Argentina. Este navio graneleiro de 188m de comprimento foi conctruído em 1984, pelo estaleiro Mitsui Chiba Ichicara, como Thebes. É um navio graneleiro que com as suas 5 gruas de convés fica com um porte bastante impressionante.
De regresso a Lisboa, encontramos também a entrar no porto, no momento em que tomava o braço dos rebocadores, o navio também graneleiro Voge Eva, que vem descarregar açúcar. Tem 154m de comprimento por 26m de boca, e registo Liberiano. Foi construído em 1997 e tem 23407 toneladas. Ainda a entrar no Tejo frente à Trafaria deparamo-nos também com o navio porta contentores CSAV Panamby. O CSAV Panamby foi construído em 2006, no estaleiro Shanghai Shipyard & Chengxi Shipyard Co Ltd - Shanghai (China), com o nome Lisa Schulte. Tem 35975 toneladas, mais dois irmãos gémeos, 231m de comprimento por 32m de boca e bandeira e registo em Limassol, Chipre.
Sendo este blog não vocacionado para este tipo de navios, demos-lhe hoje aqui algum destaque devido aos seus portes verdadeiramente impressionantes, linhas muito esbeltas e também como forma de mostrar o tipo de navios mercantes que diariamente entram e saem do rio Tejo, sem terem qualquer tipo de destaque neste blog, sendo que muitos deles são bem merecedores de destaque, mas relembramos que o interesse deste blog são os navios de passageiros e sua actividade. Texto copyright: Ricardo Martins, Lisboa.
Fotos, copyright: Ricardo Martins, José Ângelo Gomes e Duarte Gomes, Lisboa.
Um facto estranho este navio estar atracado num cais comercial, e não de passageiros, mas supõe-se que o preço e a falta de espaço de cais de passageiros, no porto de Lisboa, sejam a causa deste estacionamento. Uma vez que também em Lisboa, estão estacionados os seus irmãos Arion e Princess Danae.
É divulgado que o navio permanecerá em Lisboa, até 26 de Março de 2010, altura em que iniciará cruzeiros para o mercado Português, contudo na internet podem comprar-se cruzeiros para este navio, pelo operador Alemão Hansa Touristik, no período entre Janeiro e Março de 2010, daí ser uma incógnita a verdadeira data de saída do navio. Caso não se confirme o seu fretamento até Março, será uma realidade a sua imobilização até essa data, desconhecendo-se mais detalhes desta paragem.
Esta acabou por ser uma verdadeira viagem ao porto de Lisboa, uma vez que acabamos por nos cruzar com algum do movimento portuário.
No terminal de granéis sólidos da Trafaria, encontrava-se a operar, o navio graneleiro Searider, que descarrega soja, precedente do porto do Rosário, no rio Paraná, na Argentina. Este navio graneleiro de 188m de comprimento foi conctruído em 1984, pelo estaleiro Mitsui Chiba Ichicara, como Thebes. É um navio graneleiro que com as suas 5 gruas de convés fica com um porte bastante impressionante.
De regresso a Lisboa, encontramos também a entrar no porto, no momento em que tomava o braço dos rebocadores, o navio também graneleiro Voge Eva, que vem descarregar açúcar. Tem 154m de comprimento por 26m de boca, e registo Liberiano. Foi construído em 1997 e tem 23407 toneladas. Ainda a entrar no Tejo frente à Trafaria deparamo-nos também com o navio porta contentores CSAV Panamby. O CSAV Panamby foi construído em 2006, no estaleiro Shanghai Shipyard & Chengxi Shipyard Co Ltd - Shanghai (China), com o nome Lisa Schulte. Tem 35975 toneladas, mais dois irmãos gémeos, 231m de comprimento por 32m de boca e bandeira e registo em Limassol, Chipre.
Sendo este blog não vocacionado para este tipo de navios, demos-lhe hoje aqui algum destaque devido aos seus portes verdadeiramente impressionantes, linhas muito esbeltas e também como forma de mostrar o tipo de navios mercantes que diariamente entram e saem do rio Tejo, sem terem qualquer tipo de destaque neste blog, sendo que muitos deles são bem merecedores de destaque, mas relembramos que o interesse deste blog são os navios de passageiros e sua actividade. Texto copyright: Ricardo Martins, Lisboa.
Fotos, copyright: Ricardo Martins, José Ângelo Gomes e Duarte Gomes, Lisboa.
Fotografia aérea:Silopor
Sem comentários:
Enviar um comentário