segunda-feira, 23 de março de 2009

Blog Sergio@Cruises nas margens do rio Lima.


No passado fim-de-semana o blog Sergio@Cruises rumou até ao porto de Viana do Castelo, situado no norte de Portugal, no estuário do rio Lima. Nesta viagem tivemos como objectivo o registo fotográfico do porto e do movimento portuário neste verificado. Também não nos escapou a construção do novo ferry Açoriano, o Atlântida em fase final de aprestamentos nos estaleiros navais de Viana do Castelo, após a sua primeira saída para os testes de mar, o navio regressou ao estaleiro e encontrava-se atracado ao lado da doca número 1 deste estaleiro. Também registamos os novos patrulhas em construção para a marinha Portuguesa. Os mesmos apresentam fortes sinais de paragem de construção. Contudo já ostentam no casco os números P360 (NRP Viana do Castelo) e P361 (NRP Figueira da Foz). Este porto não está preparado para receber navios de passageiros, apenas recebe carga, mas em pequena escala comparado com outros portos nacionais. É um porto que tem muito para dar especialmente se se tratar de exportação.

Trata-se de um porto bem equipado, movimentando granéis sólidos (cimento, caulino, fertilizantes e estilha de madeira), granéis líquidos (asfalto) e carga geral fraccionada (madeira em toros e paletes, alumínio, papel kraft, aço, granito, entre outros materiais, principalmente materiais de construção), e carga roll-on/roll-off. O porto de Viana do Castelo é gerido pelo Institudo portuário do Norte, não por empresas especializadas na gestão de portos e logísticas portuárias. Pode receber navios com calados máximos de 8m e até 180m de comprimento. Quanto a acessibilidades estuda-se a sua ligação à rede ferroviária nacional e internacional e às principais auto-estradas nacionais, sendo servido neste momento pelas estradas nacionais. Na margem norte do rio Lima, localizam-se os estaleiros navais de Viana do Castelo, a doca de pesca, actividade muito ligada a esta terra, Viana do Castelo, e as marinas de recreio. Também para esta margem estuda-se a construção de uma marina oceânica com capacidade para receber embarcações de recreio com mais de 20m e 4m de calado, um tipo de mercado que devido à localização do porto poderá ser uma excelente opção na passagem destas para o norte da Europa. Neste momento, neste mesmo local encontra-se atracado o navio museu, e Navio Hospital Gil Eannes, o qual tivemos também a oportunidade de visitar e iremos falar dele neste blog muito brevemente.
Texto:Ricardo Martins, Lisboa.
Fonte:
http://www.ipnorte.pt
Fotos, com direitos reservados: Ricardo Martins e Rui Agostinho, Lisboa. Interdita a reprodução sem o consentimento prévio dos autores.

3 comentários:

JOSÉ MODESTO disse...

Meus Amigos, viva o Shipping, viva o blogue Sérgio@Cruises que últimamente se desloca directamente á fonte e de uma forma extradordinária divulga essa ARTE o shipping.

Obrigado pela fonte de informação
o Just in Time NO SHIPPING.

Saudações Marítimas
José modesto

barconauta_ disse...

Obrigado AMIGO Modesto! =)
Ainda há mais para contar!
Em breve!

JOSÉ MODESTO disse...

Força fico á espera.

Saudações Marítimas
José Modesto