sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Navios militares no Funchal

Hoje o porto do Funchal tem atracado no mole da pontinha três navios da marinha de nacionalidades diferentes, a fragata  portuguesa NRP Antonio Enes, o navio oceanográfico da marinha francesa Beautemps-Beaupré e o navio escola Brasil.
O navio-escola “Brasil” visita a Madeira de 12 a 15 deste mês, no âmbito de uma viagem de cinco meses pelo mundo para formação da sua tripulação e aproximação diplomática aos países onde irão fazer escala.
Está a realizar uma viagem de Instrução de Guardas-Marinha com os propósitos de complementar, com ênfase na experiência prática, os conhecimentos teóricos adquiridos na Escola Naval durante o Ciclo Escolar, de aprimorar a formação cultural dos futuros Oficiais da Marinha do Brasil, e de representar o País e a Marinha nos diversos portos visitados.

O "NE Brasil" atracou no dia 12 pelas 8h30m procedente da cidade de Natal no Brasil  e vai rumar dia 15 de Agosto rumo ao porto de Toulon na França, numa escala de 6 dias, nesta grande viagem que teve inicio no Rio de Janeiro no dia 26 de julho e vai durar até 20 de dezembro de 2015 e, em seu roteiro, estão previstos visita a 18 portos em 15 países.
Houve uma situação com cinco  marinheiros do "NRP Antonio Enes" que ontem agrediram um militar da GNR  na madrugada, começaram a ser ouvidos por um juiz pelas 14h hoje, depois de terem passado a noite presos na PSP.
Foi aplicado uma medida de coação de “termo de identidade e residência” e, deverão embarcar no referido navio até às 20 horas por forma seguirem viagem para Lisboa, mas, fica um processo de inquérito a correr termos nas autoridades judiciais do Funchal. O navio “NRP António Enes”, que chegou ontem pelas 14h30m, parte hoje pelas 20 horas para Lisboa.
Hoje pelas 9h entrava no porto o fiel de verão o navio francês oceanográfico Beautemps-Beaupré procedente de Brest na França e vai rumar dia 18 ao porto de Cadiz em Espanha.
Text and imagens com direitos reservados; Texto a imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: