quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Destinos- Rhodes, Grécia

 Desta feita registos da ilha de Rodes, na Grécia, já muito perto da Turquia e da sua cidade mediéval, sendo a maior das doze ilhas do Dodecaneso na parte oriental do mar Egeu e também a mais popular. A bem preservada cidade medieval de Rhodes está situada na parte norte da ilha de mesmo nome.
  No porto de Rhodes é frequentado por vários navios de cruzeiros nas suas viagens pelo Mediterrâneo Oriental , sendo um ponto de cultura e é  capital do arquipélago Dodecaneso, maior cidade da ilha grega de Rodes, é famosa desde a Antiguidade por ser o local do Colosso de Rodes, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. A Cidade Medieval de Rodes está classificada pela UNESCO como Património Mundial.
A mistura arquitectónica é única, com a cidade de medieval de Rhodes, cenário de inúmeros marcos históricos abertos à visita: as ruínas da cidade dórica de Kameirós, a fortaleza de Lindós, majestosos edifícios públicos, geralmente de construção italiana, mesquitas e palácios otomanos dispersos um pouco por todo o lado.
Uma cortina de muralhas desdobrava-se ao longo da costa, em frente do porto turistico e interrompida apenas pelas ameias de um castelo, uma cúpula oriental pintada de amarelo e os cedros escuros que se levantavam de um jardim.
É uma ilha com muitas ligações de navios de ferry, com ligações para o porto de Pireus na capital Atenas, diariamente e outras ilhas gregas Kalymnos, Kos, Nisyros, Astypalea, Tilos, Paros, Naxos, Patmos, Leros, Syros e Kastelorizo ​​. Santorini, Anafi, Kassos, Karpathos, Diafani e Agathonisi e com alguns portos da Turquia.
Apesar da abundância de turistas Rodes mantém-se como um cenário vivo, oferecendo-nos as alegrias de um mar transparente e morno a par do toque exótico do Médio Oriente, e ainda umas lições de história clássica e medieval. Podemos escolher entre o puro lazer e o cultivo do conhecimento empírico. Na entrada do Porto de Mandraki ficava a estátua Colosso de Rodes. Mandraki tem sido o principal porto da ilha por mais de 2.500 anos. Na foto, ao fundo, vê-se o forte de São Nicolau, do século 15
 Quem visita a ilha de Rhodes  tem passagem obrigatória pela zona de Lindos, cidade e sítio arqueológico na costa leste da ilha grega de Rodes, no Dodecaneso.
A 55 km a sul da cidade de Rodes, as suas praias fazem-na um destino turístico bastante procurado.  A cidade de Lindos, com suas casas brancas e ruas estreitas, é o mais belo vilarejo da ilha. No alto de uma colina, destacam-se as muralhas da Acrópole de Lindos, construída no século XIV pelos Cavaleiros de São João.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Bruno Rodrigues; Açores.

Sem comentários: