sábado, 22 de agosto de 2015

Destinos- Paragem em Izmir; Turquia

Paragem em Izmir (ou Esmirna), terceira maior cidade turca atrás de Istambul e Ancara, cidade de eleição para quem quer visitar o Éfeso, cidade greco-romana da Antiguidade, durante muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano, apenas atrás de Roma, a capital do império, e desde este ano de 2015 integra a lista da Unesco do Património da Humanidade.
A cidade é, actualmente,  uma das mais famosas estâncias balneares da Anatólia. Não faltam motivos de interesse turístico nesta zona. Os monumentos arquitecturais mais importantes do distrito onde foi inventado pela primeira vez o pergaminho encontram-se na Acrópole.
Aqui estão situados a biblioteca, famosa pelos mais de 200 mil manuscritos; os templos Athena e Trojan; o teatro mais vertical do Mundo e a base do altar de Zeus, classificado entre as maravilhas artísticas do Mundo.
Apesar de ser uma cidade muito frequentada por turistas no Verão, famosa pelas belas praias do mar Egeu, o turismo ainda não é a indústria determinante da economia da cidade. O comércio e a produção de seda, algodão, tecidos e tapetes são a sua principal fonte de rendimento. O porto de Izmir é um dos principais responsáveis pelo comércio de e para a Europa.

Destaca-se uma longa avenida marginal com cerca de10 quilómetros (Mustafa Kemal Sahil Blv.), o mercado/bazar (Keremalti) e a sua praça Konak (Konak Square) e a emblemática torre do relógio.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Bruno Rodrigues, Açores.




Sem comentários: