terça-feira, 31 de março de 2009
Seabourn Pride e Costa Mediterranea
Costa Marina na Madeira
A Madeira acolhe hoje o navio Costa Marina. Proveniente de Tenerife, onde foi ontem alvo do artigo do nosso colaborador Antonio Sáez, chegou à Madeira pelas 7:00, altura em que o sol ainda estava nascendo. Este mítico navio que outrora foi um porta-contentores (http://sergiocruises.blogspot.com/2008/08/costa-marina-um-cruzeiro-original.html)
irá partir pelas 17:00 rumo ao porto de Málaga. De notar ainda a quantidade de fumo branco que ele liberta aquando do accionamento dos seus motores diesel, os originais de 1969, o que provoca uma visão hoje em dia rara de se ver em navios de cruzeiro.(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Marco Andrade, Funchal.
segunda-feira, 30 de março de 2009
Lisboa com 3 gerações de cruzeiros.
O porto de Lisboa tem hoje a presença de três navios de cruzeiros de três épocas diferentes. Os navios que efectuaram escala no porto de Lisboa foram o mais recente navio da P&O Cruises o Ventura construído em 2008, o Albatros da operadora alemã Phoenix Reisen construído em 1973 e o charmoso paquete português Princess Danae da Classic International Cruises construído em 1955 como cargueiro, que se encontra em remodelação neste porto.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Rui Agostinho, Lisboa.
C Marina em circuito insular.
O muito "sui generis" navio Costa Marina (quase único em seu género), chega em seu cruzeiro
insular procedente de San Sebastián da Gomera às 0730h e parte às 1700h, para outra entranhável ilha irmã: Madeira. Talvez o leitor possa apreciar o momento justo em que o Costa Marina põe seus motores em marcha.El muy "sui generis" buque Costa Marina (casi único en su género),
llega en su crucero insular procedente de San Sebastián de la Gomera a las 0730h y parte a las 1700h, para otra entrañable isla hermana: Madeira.Tal vez el lector pueda apreciar el momento justo en que el Costa Marina pone sus motores en marcha.
Funchal com quatro navios de cruzeiros.
Vintage Ships
Maxim Gorkiy-Maxim



O SS MAXIM GORKIY foi encomendado em 1966 pela companhia Deutsche Atlantik Linie , sendo lançado 2 anos depois no dia 21 de Fevereiro de 1968, que foi lançado no estaleiro alemão Deutsche Werft,em Hamburgo. Devidamente nomeado "SS Hamburgo",
o navio vez sua viagem inaugural de Cuxhaven, na Alemanha, num cruzeiro pela América do Sul em 28 de Março de 1969 . Infelizmente teve uma vida curta carreira sob a bandeira alemã, em 1973 foi renomeado SS Hanseatic, embora o navio foi inicialmente previsto para a prestação de serviço entre Hamburgo e Nova Iorque, no qual as operações da companhia Deutsche Atlantik Linie foram severamente afectadas pela crise do petróleo em 1973 e a 1 de Dezembro de 1973 a companhia cessou as operações e os navios colocados à venda. No ano seguinte foi vendido para o Black Sea Shipping Company, da União Soviética e recebeu o nome "Maxim Gorkiy" em honra do poeta Maxim Gorky e se tornou o primeiro quatro-estrelas de navios de cruzeiro que operam sob a bandeira soviética. 
Desde o início de sua carreira sob a bandeira soviética foi fretado muitas vezes para os
operadores turísticos da Alemanha Ocidental.Em Novembro de 1975 foi feita uma tentativa de afundar o navio quando estava a ser reparado em San Juan, duas bombas foram instaladas a bordo e foram detonadas mais tarde durante o mesmo mês em que o navio se aproximava Nova York. Os danos não conseguiram afundar o navio no entanto, o navio SS MAXIM GORKIY foi reparado na Bethlehem Steel Corporation, em Hoboken, New Jersey, Estados Unidos. Um acidente de natureza diferente ocorreu enquanto o navio estava a entrada para Nova York em 18 de Setembro de 1980, quando as autoridades portuárias recusou o direito de fazer do navio porto devido ao envolvimento da União Soviética no Afeganistão, no momento.
Em Setembro de 1988, o Maxim Gorky foi fretado para o Phoenix Reisen da Alemanha Ocidental por vinte anos, o navio manteve a tripulação principalmente Soviética e as cores da União Soviética na chaminé. Mesmo após o colapso da União Soviética,foi pintado as novas cores da Rússia independente, e não os da Phoenix Reisen. Em 2004 o SS Maxim Gorkiy finalmente recebe
u as cores da Phoenix Reisen, mas o seu longo prazo afretamento o operador Phoenix Reisen estava a chegar ao fim a 30 de Novembro de 2008, e não prorrogou o contrato de afretamento, devido ao alto custo de
combustível de exploração de uma turbina a vapor alimentado pelo navio. O futuro do navio permaneceu incerto por algum tempo devido às novas exigências dos regulamentos SOLAS com entrada em vigor em 2010, a reunião da qual teria exigido grande escala para a reconstrução do Maxim Gorkiy. Em 20 de Agosto de 2008, foi comunicado que a Orient Lines havia comprado o navio e planeava para mudar o nome do navio para "Marco Polo II"
e seu reequipamento para cumprir os requisitos SOLAS 2010, mas em Novembro de 2008, o relançamento da marca Orient Lines foi cancelado. Na sequência da cessação da sua carta para o Phoenix Reisen em Novembro de 2008, a Maxim Gorkiy foi estabelecido a nível Eleusis, na Grécia. Em dezembro de 2008 foram feitos planos para converter-lo em um navio hotel para ficar atracado em Hamburgo. No início de Janeiro de 2009 o navio foi vendido aos sucateiros de Alang, Índia por € 4,2 milhões .Apesar da venda para a sucata o navio permaneceu parado, na Grécia e tentativas foram feitas para a compra do navio .Em Fevereiro de 2009 a tentativa de salvar o navio falhou, e agora está na praia em Alang que chegou no dia 26 de Fevereiro de 2009.
Texto:Sérgio Ferreira, Funchal.Fontes:, Wikipédia, Simplon postcards e Shipparade. Postais colecção Sérgio Ferreira. Imagens do Maxim Gorkiy em Alang , by Peter Knego, Midshipcentury.com, in Tenerife by Antonio Saez , in Lisbon by Rui Agostinho e in Funchal by Sergio Ferreira.
domingo, 29 de março de 2009
Espectáculo de saudações no "Cristo-Rei".
Desde Recife, com Armonia.
No meio de uma ligeiro chuvisco e com mais de uma hora de atraso
sobre o programa (mudança de hora?), chega a Santa Cruz o MSC Armonia procedente de Recife, Brasil. Sai com destino à capital de Madeira às 1600h. É um navio de porte médio na frota MSC (acerca-se a 60.000 tons de deslocamento e 251 mts de comprimento) e regressa a Europa depois de ter invernado no Cone Sul.En medio de una ligera llovizna y con más de una hora de retraso sobre el
programa (cambio de hora?), arriba a Santa Cruz el MSC Armonia procedente de Recife, Brasil. Sale con destino a la capital de Madera a las 1600h. Es un buque de porte medio en la flota MSC (se acerca a 60.000 tons de desplazamiento y 251 mts de eslora) y regresa a Europa luego de haber invernado en el Cono Sur. (©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
AIDAluna deixa Lisboa
Fotos, Copyright: Rui Agostinho, Lisboa.
Porto do Funchal com casa cheia.

O Costa Mediterranea atracou logo pela manhã(7h), com a procedência de Las Palmas e vai zarpar ao fim da tarde(18h), rumo a Lisboa. Também com rumo a Lisboa vai estar o(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Marco Andrade e Sergio Ferreira, Funchal.
Subscrever:
Comentários (Atom)

