quarta-feira, 13 de março de 2019

Lucre SMM Santa Maria Manuela no cais da Marina do Parque das Nações, Lisboa.

O Santa Maria Manuela no seu habitual cais em Lisboa, o cais da Marina do Parque das Nações, está em trabalhos de manutenção antes de iniciar as suas viagens pela Europa.
O lucre SMM Santa Maria Manuela foi construído em 1937 e durante de mais de 50 anos enfrentou as adversidades do mar do Norte durante as duras campanhas da pesca ao bacalhau, tendo a sua armação vélica é dum Lugre de quatro mastros.

Foi construído em Lisboa nos estaleiros da CUF, por iniciativa de Vasco Albuquerque d’Orey, armador da Empresa de Pesca de Viana,   a recuperação deste lugre teve a iniciativa da empresa Pascoal & Filhos, S.A. durou entre 2007 e 2010.
  Em 2016 foi comprado pelo grupo empresarial Jerónimo Martins, sendo o seu armador a empresa “Recheio Cash & Carry”, totalmente renovado, o veleiro que realiza cruzeiros à vela e participa em eventos maritimos. 
  O Santa Maria Manuela tem o comprimento 68,649m, boca 10m, pontal 6m, Calado 4,5m Arqueação bruta 282Ton,  Área Vélica base: 1.130m2,  Propulsão mecânica: 746 kW,  Tripulação 22 e lotação de Passageiros: 50 a navegar.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: