Na manhã do dia 10 de Outubro o GRAND MISTRAL chegava à costa sul portuguesa, e dada a falta de espaço no principal terminal de cruzeiros em Portimão, que seria ocupado por um outro navio, tivemos que fundear em frente à Praia da Rocha procedendo ao desembarque via baleeira.
Mais tarde chegou o EMPRESS, também em viagem desde Málaga, apesar de ter largado primeiro que nós, o GRAND MISTRAL eventualmente ganhou avanço durante a noite em navegação.
Passou-nos ao largo e fez-se à barra do Arade junto de um rebocador local para auxiliar nas manobras.
Já a bordo do GRAND MISTRAL e preparados para prosseguir viagem, o navio levantou o ferro e assim rumamos para sul, com destino a Casablanca. Foi também altura de nos separarmos do EMPRESS que por sua vez largou para Lisboa.Depois de mais uma noite a navegar, chegamos na manhã seguinte ao porto marroquino de Casablanca. Juntamente com o GRAND MISTRAL esteve em porto o COSTA LUMINOSA da Costa Cruises, curiosamente a companhia onde está inserida a Ibero Cruzeiros, num encontro do grupo Carnival em Marrocos.Depois desta escala e de um dia tipicamente quente em Casablanca, era tempo de regressar ao porto base para finalizar o cruzeiro. Foram 3 noites de verdadeira descontração a desfrutar da talvez melhor e mais prática maneira de passar férias que é a bordo de um navio de cruzeiros.
Fotos: © Rui Minas Agostinho.
Mais tarde chegou o EMPRESS, também em viagem desde Málaga, apesar de ter largado primeiro que nós, o GRAND MISTRAL eventualmente ganhou avanço durante a noite em navegação.
Passou-nos ao largo e fez-se à barra do Arade junto de um rebocador local para auxiliar nas manobras.
Já a bordo do GRAND MISTRAL e preparados para prosseguir viagem, o navio levantou o ferro e assim rumamos para sul, com destino a Casablanca. Foi também altura de nos separarmos do EMPRESS que por sua vez largou para Lisboa.Depois de mais uma noite a navegar, chegamos na manhã seguinte ao porto marroquino de Casablanca. Juntamente com o GRAND MISTRAL esteve em porto o COSTA LUMINOSA da Costa Cruises, curiosamente a companhia onde está inserida a Ibero Cruzeiros, num encontro do grupo Carnival em Marrocos.Depois desta escala e de um dia tipicamente quente em Casablanca, era tempo de regressar ao porto base para finalizar o cruzeiro. Foram 3 noites de verdadeira descontração a desfrutar da talvez melhor e mais prática maneira de passar férias que é a bordo de um navio de cruzeiros.
Fotos: © Rui Minas Agostinho.
2 comentários:
Pois é meus amigos, já é tempo de o poder político olhar para esta cidade e para este porto de um maneira mais séria. Com um investimento relativamento pequeno poderia transformar-se Portimão num porto muito mais conhecido e com possibilidades de em pouco tempo crescer significativamente no numero de escalas.
É verdade, Portugal já está de costas para o mar há muito tempo, o que é imperdoável para um país com grandes tradições neste ramo.
Com o potencial do mar português para a economia local, gastou-se tanto dinheiro em coisas fúteis que não se investiu devidamente no que é realmente promissor, a exemplo do porto de Portimão.
Pelo menos a nível dos cruzeiros temos visto novas infraestruturas a serem inauguradas, os novos terminais em Leixões, Lisboa e Ponta Delgada e a gare marítima no Funchal, a benefício do sector em Portugal.
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