quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cunard muda porto de registro de seus navios.


Queen Mary 2 no Rio de Janeiro. 
Após 171 anos com navios registrados no Reino Unido, a Cunard Line anunciou hoje que irá mudar o registro de todos os seus navios: Queen Mary 2, Queen Elizabeth (de 2010) e Queen Victoria. A partir do fim desse mês, os navios serão registrados em Hamilton, nas Bermudas, e ostentarão o nome dessa cidade às suas popas.

Vários foram os motivos que levaram a decisão: a Cunard alega estar em desvantagem perante suas competidoras (como a Celebrity, a P&O e Princess (ainda que essas duas sejam do mesmo grupo, o grupo Carnival)), por não poder realizar casamentos a bordo - o registro britânico não permite esse tipo de cerimônia em suas navios. Porém, nos bastidores, sabe-se que é muito mais econômico registrar os navios em paraísos fiscais, como as Bermudas ou Bahamas, e que esse teria sido o principal fator da mudança.

Em tempos de crise econômica mundial, todo lucro a mais é válido, mesmo que se deixe a British Heritage, orgulho da Cunard para trás.Texto (©) Copyright Daniel Capella./ Imagens (©) Copyright Igor Welster.

Sem comentários: