


O paquete 'Funchal' regressou hoje ao porto do Funchal, depois de um interregno de mais de seis anos,

tendo a sua última escala na Região ocorrido a 13 de Outubro de 2004. Atracou na pontinha pelas 8h30, procedente da capital portuguesa e vai rumar ao mesmo porto pelas 18h30. Desde então, operou em mercados internacionais, nomeadamente na Austrália, regressando, no Verão de 2006, a Portugal para uma série de cruzeiros exclusivamente para o mercado nacional. O seu regresso ao Funchal, cidade que lhe ofereceu o nome, constitui sempre motivo de orgulho, pois é o paquete que mais vezes tocou a Pontinha, com um total de 766 escalas na ilha da Madeira. Presentemente está registado no Registo Internacional de Navios da Madeira, sendo de recordar que o mesmo foi construído, para a Empresa Insulana de Navegação, nos estalaleiros dinamarqueses Helsingor Skibsvaerft e lançado à água a 10 de Fevereiro de 1961.

Nos

primórdios da sua actividade operou como navio de linha, entre o continente português e as ilhas portuguesas dos Açores e da Madeira. No início da década de 70, devido à diminuição de passageiros na linha, muito por conta do aumento do tráfego aéreo, o armador optou, em 1973, por remodelar totalmente o 'Funchal', transformando-o em um moderno navio de cruzeiros. Aproveitando a paragem do navio em estaleiro, foram igualmente substituídas as duas turbinas a vapor por novíssimos motores diesel.

Em 1974 foi vendido à Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, mantendo, no entanto, o n

ome 'Funchal' bem como o registo de navegação português. Vendido em 1985 à Arcalia Shipping, pertença do armador grego George Potamianos, que optou, também, por manter a sua designação, mas que alterou o seu registo de navegação para o Panama. Em 1995, foi totalmente reconstruído e posto de novo a navegar, sendo que em 2003 foi submetido a nova remodelação.
A primeira escala deste paquete na Madeira ocorreu no dia 5 de Novembro de 1961, no decorrer da viagem de Lisboa para Ponta Delgada.
1 comentário:
É caso para dizer: "O Funchal é uma flor!" Pena podermos vê-lo tão poucas vezes.
Enviar um comentário