domingo, 25 de outubro de 2009

Porto de novo lotado

Dos 7 navios previstos para este fim de semana, e dos 4 que ontem estiveram aportados no molhe portuário do Funchal, os restantes três visitaram hoje a bela capital madeirense, presenteando com o encanto típico da Madeira milhares de passageiros desde britânicos, alemães e até norte americanos. Com o Arcadia de 2005 da P&O já acomodado no cais 2 desde ontem com partida prevista para as 18:00 com destino a Tenerife, juntou-se primeiro a este o Oosterdam da Holland America Line, ironicamente navio gémeo do Noordam que igualmente esteve de passagem ontem no Funchal também em viagem posicional transatlântica.
O Oosterdam, o primeiro de uma classe de 4 navios inspirada no modelo Vista, originalmente um projecto concebido pela Costa que viu tomar forma no Costa Atlantica de 2000, o navio holândês foi lançado em 2002 e serviu de base para a construção de outros navios, nomeadamente o Arcadia com o qual partilha porto hoje, eventualmente despertando a curiosidade dos que há baixa se dirigem e que atentam nas fortes semelhanças entre os dois.
Tendo iniciado cruzeiro no passado dia 5 de Outubro, na célebre cidade italiana de Veneza, fez ao mar com o final destino no porto de Fort Lauderdale neste seu cruzeiro transoceânico de 27 noites que contou com escalas em algumas das belas ilhas gregas como Argostoli e Thira onde fundeou e desembarcou via baleeiras, portos-ícone no Mediterrâneo como Civitavecchia, Barcelona, Málaga foram também cidades contempladas neste cruzeiro. Proveniente da capital, Lisboa, parte hoje pelas 17:00 rumo à ilha privada da HAL, Half Moon Cay nas Bahamas.
Já perto da hora de almoço. pelas 12:00 chegou o já conhecido, AIDAluna oriundo de Tenerife, o navio-nómada das ilhas, em mais uma escala de pernoita, permanece no cais norte até ás 17:00 de amanhã onde retoma cruzeiro para S.C de La Palma.
Fotos: Sergio Ferreira, Marco Andrade, Rui Agostinho e João Abreu-Funchal, com direitos de autor. Texto: João Abreu.

Sem comentários: