


.jpg)

Em 1996 a Cunard fretou o navio por seis meses à Transocean Tours, e este passou a operar com o nome MS Gripsholm, talvez naquela que foi a pior fase da vida do navio, pois além de curto, o fretamento, o navio chegou ainda a sofrer um incêndio.

Após sair de Lisboa o Saga Rose dirige-se para Southampton onde irá iniciar o seu cruzeiro de despedida, com a duração de 37 noites pelo mar Mediterrâneo. Nesta viagem efectua a despedida do seu irmão Saga Ruby, em Vigo no dia 1 de Novembro, onde os passageiros de ambos os navios poderão circular livremente entre ambos os navios e haverá uma celebração da despedida ao Saga Rose.
Para despedir-se do Saga Rose, poderá aproveitar a visita ao mesmo, num excelente percurso virtual disponível AQUI

Certamente que o Saga Rose deixará muitas saudades aos entusiastas de navios, um pouco por todo o Mundo, visto ser este um dos últimos navios ainda possuidores de linhas clássicas e não adaptado ao turismo de massas. Onde ainda era possível conhecer os elementos da tripulação e fazer amizades com os mesmos, relações de proximidade entre tripulação e passageiros que ditaram o regresso de muitos, várias vezes. Com apenas 188,88 m de comprimento, 24,49 m de largura e 8,25m de calado, efectuou 44 cruzeiros de volta ao Mundo, inscrevendo assim o seu nome no livro de recordes, Guiness Book e destronando outros navios mais conhecidos. Cada viagem de volta ao Mundo efectuada por este navio teve aproximadamente 32 500 milhas náuticas.
O Saga Rose, será substituído pelo navio Saga Pearl II, em 2010, e por agora o seu futuro ainda é incerto havendo no entanto a vontade de o transformar em navio hotel em Southampton, (veja aqui) http://sergiocruises.blogspot.com/2009/08/saga-rose-mais-perto-de-ser-hotel.html. Também de visita à capital portuguesa, encontra-se atracados o MSC Melody, Seadream I e o Club Med 2.

Imagens: Postais oficiais das companhias Norwegian América Line e Transocean Tours, colecção Sérgio Ferreira. Croqui, Saga Holidays.
Fotos, copyright: Luis Miguel Correia (Sagafjord), e Ricardo Martins, Lisboa
2 comentários:
Olá caros amigos entusiastas, atenção que a foto do SAGAFJORD no cais da Rocha em 1975 não é da APL mas sim do LMC do costume. É uma das minhas fotografias do primeiro ano em que fotografei a sério, a partir de Fevereiro de 1975.... Um abraço e continuação de exitos vários...
LMC
BLOG DOS NAVIOS E DO MAR
Correcção efectuada! Obrigado pela chamada de atenção, só que como a fonte foi o site da APL e a mesma não possuia identificação sobre o autor, parte-se do princípio que pertence a quem a possui exposta. Contudo verdade seja dita, era de estranhar ;-)
Enviar um comentário