sábado, 3 de outubro de 2009

Colisão do Carnival Legend e Enchantment of the Seas

Aconteceu no porto Cozumel, México no dia 30 de Setembro a colisão dos navios Carnival Legend e o Enchantment of the Seas, da Royal Caribbean, que deixou ambos os navios danificados. O navio Carnival Legend, estava a sair do porto, quando foi apanhado por ventos fortes e empurrado para o Enchantment of the Seas que estava no cais, quando ocorreu o incidente. O Carnival Legend Carnival quebrou alguns vidros dum deck e outros pequenos danos numa áreas da plataforma aberta como se verifica nas imagens. O Enchantment of the Seas só sofreu o que parece ser pequenos danos à popa do navio. Porta-vozes de ambas as companhias dizem não ter recebido relatos de feridos a bordo dos seus navios respectivos resultantes do incidente, que ocorreu às 18:15 locais . Ambos os navios afirmam que os danos aos navios não eram graves e prosseguiram com os seus itinerários. O Enchantment of the Seas estava a realizar um cruzeiro de cinco noites pelas Caraíbas com saída do porto de Ft. Lauderdale. O Carnival Legend estava a relaizar um cruzeiro de sete noites pelas Caraíbas com a saída do porto de Tampa. Após uma verificação dos navios por parte das autoridades mexicanas, o Carnival Legend e o Enchantment of the Seas foram autorizados a navegar para Belize, seu próximo porto de escala programada. Images of Greg Land, USA.

1 comentário:

Paulo Farinha disse...

Este incidente, ocorrido com 2 navios de grande porte, deveu-se à grande superficie "vélica" de ambos sujeita a ventos fortes, contudo são navios dotados de tecnologias de ponta.
Recordo o fabuloso MSC Fantasia atracado no Porto de Palma de Maiorca, em que o vento forte provocou o rebentamento dos cabos à proa do navio.Isto vem a propósito dos defensores de navios de grande porte da última geração serem fundeados na Baía do Funchal.
De maneira nehuma! e não é por acaso que o MSC Splendida recusa o fundeamento na citada baía no fim do ano de 2010, um navio de grande porte com umagrande superficie "vélica" muito vulnerável à acção dos ventos.
Cumprimentos
Paulo Farinha