O porto do Funchal recebe hoje 2 navios de cruzeiro que se juntam ao AIDAluna, aportado no cais norte deste ontem, um encontro típico de Southampton de 2 navios concebidos especialmente para o mercado britânico, ora são eles o Oriana de 1995 e o Queen Victoria de 2007, 2 gigantes transatlânticos de épocas e estéticas distintas.
A navegar a últimas milhas de um cruzeiro de 22 noites direccionado às Caraíbas, o Oriana foi o primeiro a chegar de ocidente, proveio da capital de uma das ilhas afluentes britânicas, Bridgetown em Barbados e aportou no cais 2 pelas 07:15. Encomendado pela P&O Cruises para construção em Meyer Werft Papenburg, foi entregue em Abril de 1995 e posteriormente baptizado pela Rainha Elizabeth, feito de raiz como um transatlântico capaz de atingir os 24 nós de serviço, realiza anualmente uma grande viagem em torno do globo, na qual toma lugar no inicio de cada ano.
Semelhante ao belo Oriana, o Queen Victoria por sua vez a completar um cruzeiro de 10 noites pelas ilhas, proveio de S.C. de La Palma e deu entrada relativamente depois, aportou a bombordo do cais 3 pelas 08:00, retém características semelhantes ao Oriana, sendo também um transatlântico, foi entregue pelos estaleiros de Fincantieri em Génova à prestigiada Cunard em Dezembro de 2007 como um segundo protótipo, depois do primeiro ter sido vendido em plena construção precisamente à P&O navegando actualmente como Arcadia. Igualmente possibilita um cruzeiro anual em torno do Globo realizando em conjunta vários cruzeiros transatlânticos por todo o ano.
O primeiro a zarpar é o Oriana, sensivelmente pelas 15.30, segue rota para Southampton o seu porto base, de seguida, pelas 16:00 parte o Queen Victoria que igualmente prossegue viagem para o porto sul britânico de Southampton, onde para além de ser o seu porto de registo é a sua base de operações, esta dupla que hoje encantou os madeirenses com o seu bonito e real estilo britânico volta a se encontrar em Southampton, onde as suas silhuetas são uma grande constante de se visualizar.
Curioso salientar que hoje estiveram reunidos 3 dos 6 paquetes previstos para o final de ano madeirense, uma amostra da concentração e ambiente que se pode esperar no ansiado dia 31 de Dezembro.
Fotos e Texto: © João Abreu, com todos os direitos reservados.
A navegar a últimas milhas de um cruzeiro de 22 noites direccionado às Caraíbas, o Oriana foi o primeiro a chegar de ocidente, proveio da capital de uma das ilhas afluentes britânicas, Bridgetown em Barbados e aportou no cais 2 pelas 07:15. Encomendado pela P&O Cruises para construção em Meyer Werft Papenburg, foi entregue em Abril de 1995 e posteriormente baptizado pela Rainha Elizabeth, feito de raiz como um transatlântico capaz de atingir os 24 nós de serviço, realiza anualmente uma grande viagem em torno do globo, na qual toma lugar no inicio de cada ano.
Semelhante ao belo Oriana, o Queen Victoria por sua vez a completar um cruzeiro de 10 noites pelas ilhas, proveio de S.C. de La Palma e deu entrada relativamente depois, aportou a bombordo do cais 3 pelas 08:00, retém características semelhantes ao Oriana, sendo também um transatlântico, foi entregue pelos estaleiros de Fincantieri em Génova à prestigiada Cunard em Dezembro de 2007 como um segundo protótipo, depois do primeiro ter sido vendido em plena construção precisamente à P&O navegando actualmente como Arcadia. Igualmente possibilita um cruzeiro anual em torno do Globo realizando em conjunta vários cruzeiros transatlânticos por todo o ano.
O primeiro a zarpar é o Oriana, sensivelmente pelas 15.30, segue rota para Southampton o seu porto base, de seguida, pelas 16:00 parte o Queen Victoria que igualmente prossegue viagem para o porto sul britânico de Southampton, onde para além de ser o seu porto de registo é a sua base de operações, esta dupla que hoje encantou os madeirenses com o seu bonito e real estilo britânico volta a se encontrar em Southampton, onde as suas silhuetas são uma grande constante de se visualizar.
Curioso salientar que hoje estiveram reunidos 3 dos 6 paquetes previstos para o final de ano madeirense, uma amostra da concentração e ambiente que se pode esperar no ansiado dia 31 de Dezembro.
Fotos e Texto: © João Abreu, com todos os direitos reservados.
2 comentários:
Lindas as fotografias, pena que em vez do ORIANA não estivesse o ARCADIA, assim tinhamos dois navios quase gémeos...
Parabéns pelo blog e pela divulgação dos navios na Madeira e não só...
Um abraço de Lisboa...
Luis Miguel Correia
BLOG DOS NAVIOS E DO MAR
Obrigado pelos elogios caro Luís Correia.
Sim seria curioso vislumbrar o Arcadia(3)com o grande Queen Victoria juntos no porto do Funchal, todavia o belo Oriana não fica nada atrás com a sua estrutura bem distribuída e sempre elegante!
Saudações vindas da Madeira!
João Abreu.
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