Dia 4 de Julho de 2008, proa apontada a uma praia Indiana, a maré está alta, motores ao máximo e é dada a ordem para avançar, até encalhar na praia à velocidade máxima. Assim termina a última viagem do navio The Topaz em Alang, Índia. O navio The Topaz foi construído pelos estaleiros Fairfield Shipbuilding em Govan perto de Glasgow, Escócia. Foi lançado à água a 22 de Junho de 1955, como RMS Empress of Britain para a Canadian Pacific Line. Possuia a designação RMS (Royal Mail Ship, devido ao acordo existente entre os governos de Ingalterra e Canadá para transporte de correio por este navio). Efectuou a sua primeira viagem a 20 de Abril de 1956, com destino a Montreal, Canadá, com partida de Liverpool, Inglaterra e escala no Quebéc, Canadá. Foi um dos primeiros navios do Atlântico Norte, à época, a possuir ar-condicionado a bordo. A 10 de Outubro de 1963 efectuou a 123ª viagem e última pela Canadian Pacific e foi alugado à Travel Savings Association para efectuar cruzeiros.
Em 1964, passou a chamar-se SS Queen Anna Maria, quando foi vendido à Greek Line, uma companhia que teve o seu fim em 1975, obrigando o navio a permanecer no porto de Pireú, Grécia por algum tempo. Como SS Queen Anna Maria foi reconvertido e viu a sua tonelagem aumentar para 21716 toneladas assim como também a capacidade de passageiros. Pela Greek Line efectuava viagens entre o porto do Piréu, até Nova York, com escala em Nápoles. Mais tarde e pela mesma companhia passou a efectuar viagens entre Haifa e Nova Iorque.
Em 1964, passou a chamar-se SS Queen Anna Maria, quando foi vendido à Greek Line, uma companhia que teve o seu fim em 1975, obrigando o navio a permanecer no porto de Pireú, Grécia por algum tempo. Como SS Queen Anna Maria foi reconvertido e viu a sua tonelagem aumentar para 21716 toneladas assim como também a capacidade de passageiros. Pela Greek Line efectuava viagens entre o porto do Piréu, até Nova York, com escala em Nápoles. Mais tarde e pela mesma companhia passou a efectuar viagens entre Haifa e Nova Iorque.
Depois do tempo de espera em Piréu, foi comprado, em 1976 pela então emergente e pouco conhecida companhia Carnival Cruise Lines, sendo então o segundo navio desta companhia após o The Mardi Gras (ex-Empress of Canada). Na Carnival passou a chamar-se SS Carnivale. Navegou como SS Carnivale até 1993, altura em que a Carnival Cruise Lines transferiu o seu registo para a sua subsidiária, Fiesta Marine, uma companhia que não vingou no mercado. Pela Fiesta Marine o navio ostentou o nome de SS Fiesta Marina. Um ano após apenas (1994), foi vendido para a companhia Grega Epirotiki, e renomeado Olympic, nome que também ostentou após a sua transferência para a Royal Olympic Cruises em 1996. Em 1997 foi vendido para a Thomson Holidays do Chipre e renomeado The Topaz. Em 2003 esteve fretado e depois foi vendido para a Topaz Intertional, para navegar pela Peace Boat. Esta foi a última organização que o operou, quando terminou o seu fretamento em Abril passado no Japão. Depois navegou para Singapura onde ficou fundeado e à espera de novos operadores, mas a sua avançada idade e elevado consumo de combustível aliado à pequena capacidade de transporte de passageiros, 160 em primeira classe e 984 em classe turística, acabaram por ditar o seu fim. Ainda com as cores da Peace Boat foi albaroado pelo navio tanque Champion Brali (notícia deste blogue do dia 17/6/2008), em Singapura. Ostentou várias bandeiras, sendo elas a bandeira do Canadá (1956/65), Grécia (1965/75), Panamá (1975/94), novamente Grécia entre 95 e 97 e a última conhecida foi a bandeira do Chipre (1998/2008).
Tinha uma velocidade máxima de 20 nós, 195m de comprimento, 25,97m de boca e capacidade para 480 tripulantes.
Texto/ Text copyright: Ricardo Martins, Lisboa. Fotos de postais de navios da colecção/Photos from ship postcards collection from: Sérgio Ferreira.
Tinha uma velocidade máxima de 20 nós, 195m de comprimento, 25,97m de boca e capacidade para 480 tripulantes.
Texto/ Text copyright: Ricardo Martins, Lisboa. Fotos de postais de navios da colecção/Photos from ship postcards collection from: Sérgio Ferreira.
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