No passado último mês de Maio, visitou o porto de Santa Cruz de Tenerife o navio Independence of the Seas, actualmente o maior navio do mundo, de cruzeiros, junto com seus gémeos (por comprimento é o Queen Mary 2). Cada vez que um navio escala as nossas águas após o 11 de Setembro de 2001, as medidas de segurança são extremas, a patrulha de vigilância da Guarda Civil, efectua uma revisão periódica subaquática do casco do navio, verificam as bagagens dos passageiros e tripulantes junto da entrada para o navio, em Tenerife, controle de acesso , etc. No caso da visita do Queen Mary 2, foi garantida uma aréa de segurança à volta do navio durante a sua permanência no porto, com uma protecção de uma rede com malha flutuante. Nós podemos verificar nas fotos, o patrulha Gallo, na sua missão de vigilância que dura até a transferência do piloto para a lancha, na saída do porto. Deve-se notar a falta de presença de público é porque é proibido o acesso ao cais. Anos atrás, num evento desta natureza teria esgotado o molhe Sul de pessoas (com o grande amor que existe no mar), enquanto que agora é um deserto, o público teve que obedecer a se despedir dos navios a partir do cais da ribeira . O navio rumou para sul (em vez de leste a Gran Canaria) e o capitão decidiu, ao longo passar ao longo costa sul de Santa Cruz de 20-25 milhas em uma tarde esplêndida, a fim de admirar o pôr-do-sol do maciço Teide - que projecta a sombra do seu cone sobre o mar. Por último vira devido chegar de volta para o norte baía de Santa Cruz e já é noite. Rumo a este quando esta última "excursão" a Gran Canaria depois de uma 'viagem' extra 3h, que gozava de uma passagem segura em grande extensão e, o próprio Capitão.
El pasado mes de mayo visitó el puerto de Santa Cruz de Tenerife el Independence OTS, en la actualidad el más grande crucero del mundo junto con sus gemelos (por desplazamiento sobre Queen Mary 2).Cada vez que un buque singular recala por nuestras aguas después del 11 Septiembre 2001, las medidas de seguridad son extremas, con vigilancia de patrulleras de la Guardia Civil, revisión submarina periódica del casco del buque, escaneo de equipaje de pasaje y tripulación que se incorpora al buque en Tenerife, control de accesos etc. En el caso de la visita del Queen Mary 2 se resguardó el casco durante la estancia en puerto con red y malla flotante protectora. Podemos observar a la patrullera Gallo en su misión de vigilancia que dura hasta el momento de la transferencia del piloto a su falúa, ya fuera de puerto. Se debe hacer notar la nula presencia de público al cual se le prohíbe el acceso a los muelles. Hace años un acontecimiento de esta naturaleza hubiese abarrotado este dique Sur (por la gran afición marítima que existe) mientras que ahora está desierto, el público se debe conformar con despedir al buque desde los muelles de ribera. El barco toma rumbo Sur (en vez de Este a Gran Canaria) ya que el capitán decide bordear la costa al Sur de Santa Cruz durante 20-25 millas en una tarde espléndida, con el objeto de admirar la puesta de sol tras el masivo macizo del Teide que proyecta la sombra de su cono sobre el mar. Finalmente dobla rumbo Norte llegando nuevamente a la rada de Santa Cruz -ya de noche- donde gira con rumbo Este definitivo hacia Gran Canaria después de una “excursión” extra de 3h, que seguro disfrutó el pasaje en gran medida y, el propio capitán.
Texto e imagens /Text and images copyright Antonio Sáez, TENERIFE.
Imagens/ images de Teide: Marta y soy canario.
Sem comentários:
Enviar um comentário