sábado, 28 de novembro de 2009

Uma estreia transatlântica Costa Concordia.

Em longa jornada de Savona(Itália) para Santos(Brasil), o porto do Funchal dá as boas vindas ao Costa Concordia, um dos navios da Costa Cruises que ainda não nos tinha visitado, desta operadora com grande preferência pela nossa ilha, resta somente esperar pela visita de uma das novas pérolas da frota, o Costa Pacifica que por agora não tem prevista nenhuma, ironicamente é idêntico ao paquete que hoje marca presença.
A realizar um cruzeiro posicional para a América do Sul, onde irá operar durante o Inverno nesta sua primeira temporada fora da Europa, sendo o maior navio a navegar pela costa brasileira por tal é ansiosamente aguardado pelos locais. O Costa Concordia tal como costume, embarcou no seu porto base de Savona, transportando passageiros entre brasileiros a italianos rumo à capital dos cruzeiros no Brasil, Santos em São Paulo, o designado porto base na área. Com a duração de 17 noites, o Costa Concordia seguiu rota por Barcelona, Gibraltar e Lisboa, de onde da capital proveio nesta sua escala inaugural, chegou bem cedo à baía, pelas 07:00, a exibir toda a sua luz digna do seu imponente porte, infelizmente ao invés do seu irmão Costa Serena, não está dotado de iluminação LED azul no abrigo das baleeiras. Esta sua estadia prolonga-se até ás 17:00 de hoje, após soltar cabos o Costa Concordia segue rumo directo para Recife no Brasil, antes da sua chegada a Santos toca nos portos de Maceió(região de Alagoas), Salvador de Bahia, Ilhéus e Rio de Janeiro respectivamente.
Construído em Fincantieri, Sestre Ponente, Génova na Itália, foi entregue à Costa em 2006 como o primeiro de uma nova classe inspirada na Fortuna, que resulta de uma evolução em relação à mesma, ostenta 114,500 tons. e 290 metros de comprimento por 35,5 de boca, está apto para acomodar até 3,000 passageiros pelas suas 1,500 cabines e nele empregam 1,100 tripulantes, é constituído por 17 decks, (14 disponíveis para passageiros) e a sua velocidade de serviço ronda os 21,5 nós.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira e João Abreu, Funchal.

Queen Victoria.

O mais destacado da jornada. é a visita do mas recente cruzeiro daCunard, o elegante Queen Victória que chega depois que sua estadia em Funchal. A hora de seu atraque nos permite tomar umas bonitas fotos do navio. Marchará às 1800h para Las Palmas. Também, como todos os sábados o AidaLuna inicia um novo cruzeiro interilhas, zarpando às 2000h para Madeira.
Lo más destacado de la jornada. es la visita del mas reciente crucero de la Cunard, el elegante Queen Victoria que llega después de su estancia en Funchal. La hora de su atraque nos permite tomar unas bonitas fotos del buque. Marcharä a las 1800h hacia Las Palmas. También, como todos los sábados el AidaLuna inicia un nuevo crucero interinsular zarpando a las 2000h para Madera.
(©) Copyrights, texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

"Repetidores".

Hoje nos visitam dois "repetidores", por um lado o cruzeiro "Island Escape" com este nome tão adequado pela sua visitas às ilhas. Hoje parece que modifica seu itinerário e em vez de vir de Arrecife, a A.P. Tenerife indica que procede de Las Palmas desde onde chegou nas 0530h. O veleiro "Sea Cloud", chega desde Fuerteventura. Ambos navios tem previsto sair para com mesmo destino e hora: Las Palmas às 2359h.
Hoy nos visitan dos "repetidores" por un lado el crucero "Island Escape" con ése nombre tan adecuado por su visitas a las islas. Hoy parece que modifica su itinerario y en vez de venir de Arrecife, la A.P. Tenerife indica que procede de Las Palmas desde donde llegó a las 0530h. El velero "Sea Cloud", llega desde Fuerteventura. Ambos buques tiene previsto salir para el mismo destino y hora: Las Palmas a las 2359h.
(©) Copyrights, texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Costa Deliziosa com sucesso nos testes de mar.

O novo navio Costa Deliziosa da Costa Cruzeiros, concluíu com êxito em testes no mar Adriático. O novo navio já retornou ao estaleiro italiano Fincantieri em Marghera (Itália). Entrega do estaleiro para a companhia Costa Cruzeiros está prevista para 29 de Janeiro de 2010, tendo a cerimónia de baptismo em Veneza a 5 de Fevereiro de 2010 e início da sua viagem inaugural num cruzeiro de 20 dias até ao Dubai com chegada no dia 25 de Fevereiro. Depois vai iniciar outro cruzeiro de 17 dias com partida do Dubai passando pela Índia até ao paraíso das ilhas Madivas. Imagem Costa Cruzeiros.

Movimentações no porto do Funchal.

Esta semana tem sido movimentada no porto do Funchal, desde cruzeiros, rebocadores de alto-mar e navios da marinha. O Queen Victoria depois de ter pernoitado pela primeira vez no porto do Funchal, saíu pelas 16h rumo a La Palma. Também saíu o novo navio "Perla" registado no "MAR"(Registo de navios da Madeira), entregue no início deste mês nos estaleiros de Armon nas Astúrias, para funções de oceanográficas e rumou pelas 11h para a ilha de St. Maarten. Pelas 13h saíu do cais norte o navio hidro-oceanográficos ao serviço da Marinha Portuguesa, o NRP Almirante Gago Coutinho, que ontem tinha atracado pelas 16h na sua primeira visita ao porto do Funchal. Desembarcou a lancha oceanógráfica "Cagarra", que já se encontra em funções na RAM. Em frente do "molhe" está fundeado o rebocador holandês "Fairmount Summit" chegou à dois dias atrás à Madeira, possivelmente para auxiliar um navio cargueiro (graneleiro) com pavilhão do Togo, "Newhope" que se encontra a pairar com falta de combustível a cerca de 12 milhas da Madeira desde o dia 9 do corrente mês. Hoje também pelas 14h atracou no Funchal a fragata da marinha americana a USS Samuel B. Roberts, vinda duma viagem transatlântica dos EUA para o Mediterrêneo e rumou do porto do Funchal pelas 21h .
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Navios em Lisboa.

O porto de Lisboa recebeu as escalas dos navios de cruzeiros Balmoral e Costa Concordia. O navio britânico Balmoral da Fred. Olsen Lines atracou no terminal da Rocha pelas 7h , com procedência do porto de La Goulette e vai rumar pelas 16h ao porto de La Coruna . O Costa Concordia da Costa Cruises, atracou pelas 7h no terminal de cruzeiros de Alcântara, com procedência do porto de Malaga e vai rumar ao fim do dia pelas 18h ao porto do Funchal. No estaleiro da Rocha encontra-se o Princess Danae em remodelações e manutenção. Também ao largo se encontra o navio Eurocargo Salerno da Grimaldi Lines, que se encontra fundeado no mar da palha teve procedência do porto de Leixões e vai rumar a Las Palmas.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Rui Agostinho, Lisboa.

Pernoita do Queen Victoria no Funchal.

O Queen Victoria da Cunard está mais uma vez de regresso este mês ao porto do Funchal. Com procedência de Southampton, atracou pelas 17h de hoje com 1.923 passageiros quase todos britânicos e é a primeira escala que vai pernoitar na Ilha da Madeira, uma situação que se repetirá a 30 de Dezembro deste ano na noite de fim de ano no qual vai atracar já no dia 29 de Dezembro. O Queen Victoria vai rumar amanhã pelas 16h rumo a ilha das canárias de La Palma. (©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira e Marco Andrade, Funchal.

OURiana

Tenerife, 21 Novembro 2009.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Só um quarteto.

A Companhia Olsen Cruise empresta grande atenção a nossas ilhas. Hoje mos chega o Black Watch integrante de seu quarteto atual de cruzeiros (uma vez dado de baixa o veterano Black Prince). Procede de Arrecife de Lanzarote, em trânsito para Santa Cruz de La Palma, para onde sairá às 2300h.
La Compañía Olsen Cruise presta gran atención a nuestras islas. Hoy mos llega el Black Watch integrante de su cuarteto actual de cruceros (una vez dado de baja el veterano Black Prince). Procede de Arrecife de Lanzarote, en tránsito para Santa Cruz de La Palma, para donde saldrá a las 2300h.
(©) Copyrights, texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

C.Columbos na Macronésia Islands.

O porto do Funchal recebeu hoje o c. Columbus da Hapag Lloyd, com procedência do porto marroquino de Agadir, atracou no cais norte pelas 06:00. A sua partida está agendada pelas 17:00, para La Palma, nas ilhas Canárias antes de efectuar a sua travessia atlântica para a America Latina, Venezuela. (©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Fantástica !

O fantástico navio da MSC chegou procedente de Funchal às 0730h, e prolongou sua estadia até as 2000h, em que o navio insígnia da frota da Mediterranean,empreendeu sua marcha para Arrecife de Lanzarote.
El fantástico navío de la MSC llegó procedente de Funchal a las 0730h y prolongó su estancia hasta las 2000h, en que el buque insignia de la flota de la Mediterranean,emprendió su marcha hacia Arrecife de Lanzarote.
(©) Copyrights, texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Bella no Funchal

O AidaBella da AidaCruises, regressa mais uma vez ao Porto do Funchal. Com procedência do porto de Cadiz, Espanha atracou pelas 7h da manhã e vai rumar ao fim do dia ao porto de La Palma pelas 17h. (©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

"Mar de Fondo".

Hoje estiveram em nosso porto dois navios com o mesmo destino: Mindelo (R .de C. Verde). Mais o transcurso da manobra de saída da Costa Magica, se vê alterada (depois de ter deixado na sua lancha ao piloto), pois aparece em cena uma nova lancha trazendo o que parece ser uma passageira atrasada do próprio C. Magica que fica ao "pairo". O forte mar sacode a lancha que desiste depois que várias tentativas...
..., até que o navio oferece a outra borda mais protegida. Finalmente, com uma hora de atraso, toma rumo para Mindelo para onde irá também o Boudicca (ao qual vemos carregando combustível). (©) Copyrights, texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Um ano depois...

Faz hoje um ano que deu entrada no porto de Lisboa, o navio de investigação científica Akademik Shatskiy, e por cá permaneceu este tempo todo sem sair. Algumas vezes atracado, outras fundeado, tem alternado de lugar, entre o cais da Rocha, o cais da Eclusa, o fundeadouro do quadro central e o Mar da Palha.
Este navio com registo em Mursmansk (Rússia), contruído em 1986 na Polónia e modernizado em 1991 na Alemanha, é propriedade da empresa Sevmorneftegeofizika.
Recomenda-se uma visita à página do navio onde pode encontrar-se em pormenor todas as suas características técnicas e equipamento que possui a bordo. Veja AQUI.Em jeito de homenagem por esta efeméride colocamos hoje algumas fotos desta já habitual silhueta do Tejo, e que à noite se confunde com um autêntico iate de luxo, devido à sua iluminação de popa, estar junto à água.
Deu entrada em Lisboa, com precedência do porto de Skagen Havn (Noruega, onde efectuou os últimos trabalhos) e na altura tinha como destino o porto de Cádiz, contudo por circunstâncias por nós desconhecidas, por cá ficou imobilizado. Podemos especular que esta paragem deve-se à conjuntura económica global, uma vez que este navio efectua trabalhos geofísicos ligados à exploração de recursos naturais. Desconhece-se quando deixará o Tejo. Texto, copyright: Ricardo Martins, Lisboa.
Fotos, copyright: Ricardo Martins e Rui Agostinho, Lisboa.