domingo, 30 de junho de 2024

Navio de investigação MÁRIO RUIVO no Porto do Funchal


Navio de investigação  MÁRIO RUIVO, chegou hoje ao Porto do Funchal, pelas 7h, numa escala curta, proveniente de alto mar, no final duma operação no Atlântico. Esta escala foi para desembarque de cientistas, reabastecimento de água engarrafada e a visita do novo Presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).   

Com 75.6 m de comprimento e 14.8 m de boca, o navio pode acomodar até 45 pessoas, incluindo 30 elementos de equipa científica. Pela 11h30m, rumou ao Porto de Lisboa.

O navio MARIO RUIVO foi construído em 1986 está capacitado para a realização de operações geotecnia marinha, oceanografia, operação com ROV’s (“remotely operated vehicles”) e levantamentos geofísicos. Também irá permitir operações de pesca de arrasto, construção de um laboratório seco e um túnel de congelação. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

 

sábado, 29 de junho de 2024

Clássico catamarã GIONNIS S

O catamarã de alta velocidade GIANNIS S irmão gêmeo do nosso conhecido catamarã Independência, que operou na linha Madeira- Porto Santo, muitos anos. O GANNIS S ainda opera em transporte de passageiros, foi construído em 1982 na Noruega. 
Foi inicialmente lançado como ROSARIO, mas foi concluída como VENTURE 83 para a empresa norueguesa Westamaran Hydrofoils na linha Stavanger-Bergen, mas sua carreira na Noruega durou apenas um ano, quando foi vendido em 1983 para a recém-criada Cretan Ferries grega e com sede em Rethymnon. 
Foi renomeado para NEARCHOS e foi implantado na linha Pireu-Rethymnon, tornando-se a primeira embarcação de alta velocidade na história do serviço costeiro grego a operar em Creta, ao mesmo tempo que se tornou o primeiro catamarã a operar na Grécia. Giannis S actualmente pertence à frota da Speed Lines, tem um comprimento: 29,2 m , uma largura: 9,25m Velocidade  máxima de 24nós. O  GIANNIS S, foi reativado em 2022 na linha Rhodes-Fetihye, em colaboração com a Sky Marine Ferries.  ​
Nestas imagens podemos ver o GIONNIS S no porto Kusadasi na Turquia e ligação com a ilha de Samos na Grécia, para as festividades da cidade turca.
Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

 

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Cargueiros JAIME S e ILHA DA MADEIRA em estaleiro Naval Rocha em Lisboa


O estaleiro Naval Rocha do grupo ETE em Lisboa recebeu dois porta-contentores este mês, o cargueiro ILHA DA MADEIRA do grupo Transinsular, para remodelação de equipamentos de navegação, na imagem em doca seca e também a nova aquisição o cargueiro JAIME S da companhia GS Lines, para trabalhos de alteração de registo atracado em cais junto a doca seca. Numa das primeiras imagens do JAIME S em Lisboa, este porta-contentores foi entregue em 2009 pelos estaleiros Sainty Yangzhou Shipbuilding - Yangzhou, na China. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.



 

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Seabourn Sojourn no Funchal este verão

O navio de cruzeiros Seabourn Sojourn da companhia Seabourn Yacht Cruises, chegou hoje ao porto do Funchal, na sua viagem de verao 28 noites pelas ilhas Atlânticas e com destino ao norte da Europa.
Atracou pelas 7h, no Terminal de passageiros do cais norte do Porto do Funchal, o navio Seabourn Sojourn é proveniente do porto de Santa Cruz de Tenerife, nas Canárias e rumou 17h, com destino ao Porto de Lisboa.
Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

 

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Lendário HSC SUPER EXPRESS em Mykonos


O rápido catamarã lendário HSC SUPER EXPRESS da companhia grega Golden Star Ferries, a entrar no porto da ilha de Mykonos, na Grécia na semana passada. Este ferry de alta velocidade está na linha Pireus-Paros-Naxos-Mykonos-Tinos-Andros-Rafinas na sua presença nas ilhas gregas.

O HSC SUPER EXPRESS, totalmente reformado para a entrada em serviço no mercado grego, tem um comprimento total 91,30 m, largura 26 m,  uma velocidade de 33 nós. tem uma capacidade total para 1.070 passageiros e pode carregar 200 veículos.  

                

Este lendário catamarã  SUPER FAST foi construído em 1998 nos estaleiros INCAT  com casco nº47, na cidade de Hobart, Tasmania na Austrália. Foi o segundo de quatro navios gemeos encomendados por vários operadores e, no seu caso, foi entregue à empresa argentina Buquebus, para iniciar viagens no Mediterrâneo, foi inicialmente chamado de CATALONIA e fez história ao conquistar o Troféu Blue Riband Challenge (também conhecido como Troféu Hales), por ter feito a travessia mais rápida do Oceano Atlântico no sentido leste, durante a sua viagem de entrega de Nova Iorque a Ceuta. Seu recorde, entretanto, durou apenas seis semanas, sendo então superado por seu navio irmão mais novo, o CAT-LINK V da Scandlines (agora SKÅNE JET da empresa alemã FRS). O CATALONIA foi renomeado CATALONIA L pouco antes de iniciar o serviço na linha Barcelona-Palma. Em 1999 foi transferida para a linha Algeciras-Málaga-Ceuta, retornou no final de 2000 para Buquebus e foi novamente renomeado para CATALONIA, antes de retornar para P&O Portsmouth em 2001, tendo sido novamente renomeado para PORTSMOUTH EXPRESS.

Em 2016 foi vendido à empresa sueca Gotlandsbåten, entrou em serviço na linha Västervik-Visby-Nynäshamn, no Mar Báltico. Em 2017 foi fretado para a empresa finlandesa Viking Line,e foi implantado na linha Tallinn-Helsínquia sob o nome comercial VIKING FSTR. Em 2018 foi fretado à empresa espanhola Naviera Armas e foi implantado no Arquipélago das Canárias, na linha Los Cristianos-San Sebastián de La Gomera-Valle Gran Rey. Depois que seu fretamento terminou no outono, foi anunciado sido vendida para a Golden Fast Ferries, uma joint venture entre as empresas gregas Golden Star Ferries e Fast Ferries.


 Chegou à Grécia com o nome de GOLDEN EXPRESS e iniciou a conversão nos estaleiros em Perama e em Salamina. Em 2019, o navio foi totalmente transferido para a Golden Star Ferries e passou a se chamar SUPER EXPRESS. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Navio de cruzeiro à vela RUNNING ON WAVES em Patmos, Grécia

         O navio de cruzeiro de luxo à vela RUNNING ON WAVES em fundeadouro na ilha de Patmos, na Grécia, na semana passada, com a sua silhueta dum veleiro tradicional, sendo um navio boutique para viagens à vela pelas ilhas gregas, com comodidades modernas .

A bordo do luxuoso RUNNING ON WAVES de 64m, foi construído em 2011, nos estaleiros Segel Masten Yachten na Alemanha,  oferece acomodação até 42 passageiros em 18 suítes compostas por nove cabines duplas e nove cabines duplas.


 Oferecendo uma combinação atraente de luxo e aventura, Running On Waves, hospeda um spa de luxo e, um jacuzzi no deck, é construído com casco de aço e superestrutura de alumínio. Alimentado por 1 motor Volvo Penta, ele navega confortavelmente a 8 nós e atinge uma velocidade máxima de 10 nós. Running On Waves possui estabilizadores ancorados que proporcionam níveis de conforto excepcionais. 

Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

 

terça-feira, 25 de junho de 2024

Iate luxo de apoio GAME CHANGER no Funchal

Chegou pelas 8h15m, o iate de apoio GAME CHANGER de 72,15m de comprimento ao porto do Funchal, proveniente do porto de Santa Cruz de Tenerife nas Canárias para uma escala de vários dias na ilha da Madeira, com passageiros a bordo.
 Construído em 2017,  no estaleiro holandês Damen Yachting ,o iate de luxo Game Changer  é construído com casco de aço e superestrutura de alumínio. Alimentado por 4 motores MTU, ele navega confortavelmente a 15 nós, atinge uma velocidade máxima de 20 nós com um alcance de até 4.155 milhas náuticas de seus tanques de combustível de 340.000 litros em velocidade de cruzeiro. O Game Changer possui estabilizadores ancorados que proporcionam níveis de conforto excepcionais.
   A bordo do Game Changer tem uma grande seleção de brinquedos e acessórios para manter os seus convidados entretidos na água durante a sua estadia. O principal deles são os submarinos para explorar a incrível vida marinha. Também existem brinquedos rebocáveis ​​Jobe que oferecem diversão e aventura. Oferece equipamentos de mergulho, wakeboards, caiaques, pranchas de wakesurf e equipamentos de pesca. O Game Changer apresenta quatro "tenders", mas liderando o grupo está um Intrepid Tender de 12m/39'4" .
Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

 

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Iate de expedição ARROW

Iate de apoio ARROW é um iate a motor de 47,2 m, construído pelo estaleiros Sanlorenzo , na cidade de Viareggio em Itália e entregue em 2022.  Sua velocidade máxima é de 16,0 kn e sua velocidade de cruzeiro é de 14,0 kn e sua potência vem de dois motores diesel MTU. 
Pode acomodar até 10 convidados em 5 cabines, com 8 tripulantes atendendo a todas as suas necessidades. Ela tem uma arqueação bruta de 499,0 GT e uma boca de 9,3 m.  Foi projetada e construída com deck de teca, casco de aço e superestrutura de alumínio.  

Uma garagem interior pode acomodar um barco até 7m, enquanto aberturas adicionais aumentam significativamente a área de praia para promover uma ligação completa com o mar. Explorar novos destinos com estilo.

Na proa do iate de expedição ARROW acomoda vário brinquedos como duas motos de água Yamaha WaveRunners FX  e uma embarcação semi rigida.
A embarcação anfíbia Iguana tem assentos, câmera subaquática, armários de armazenamento, cor personalizada, motor de popa, capota rígida, pacote eletrônico, opções IMS, , reforço de tripé e luzes nos suportes anfíbios. 
A bordo do iate de luxo ARROW está um submarino U-Boat Worx é projetado para oferecer conforto, espaço e estilo incomparáveis.  Mantendo os padrões ultra-elevados encontrados, estes submersíveis possuem os mais luxuosos equipamentos criados pela lendária mão de obra holandesa.   É o caso do Nemo 2, aqui nas imagens coberto, com capacidade para dois passageiros , cujo preço ronda os 800 mil euros. 

Em termos de especificações, o submarino mede 2,8 metros de comprimento, 2,31 de largura e 1,55 de altura e pesa 2.500 quilos. Também é capaz de  descer até 100 metros de profundidade a uma velocidade de 5,5 quilômetros por hora,  o que consegue graças a 4 motores elétricos capazes de funcionar durante 8 horas.Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

 

domingo, 23 de junho de 2024

Pesca desportiva na ilha da Madeira

 A pesca grossa ou desportiva, mais conhecida por big game fishing, é uma das actividades que há mais anos se pratica nos mares da Madeira e uma das que projecta a fama destas águas internacionalmente.
A zona sul do arquipélago da Madeira dispõe de muitas áreas marítimas de grande profundidade, desde a Ponta do Pargo até ao Caniçal, existe uma variedade de grandes espécies de peixes, o que leva muitas embarcações pesca desportivas estrangeiras estar o ano todo posicionadas nas marinas da ilha.

Na Madeira a prática do big game fishing pode ser feita todo o ano. Estas ilhas estão numa zona de passagem das rotas migratórias dos grandes peixes pelágicos, trazidos com a ajuda das correntes marítimas. A par dos peixes sazonais, há espécies que podem ser encontradas ao longo do todo o ano.  As condições de mar também são importantes. Na Madeira, apesar de se tratar de águas oceânicas abertas, as condições de mar ar são quase sempre boas. Além disso, a elevada profundidade faz com que não seja preciso percorrer grandes distâncias, para alcançar estas espécies, podendo a pesca decorrer a uma distância de apenas 3 milhas da costa.
 Madeira é conhecida em todo o Mundo, já foram capturados alguns dos maiores exemplares do Mundo e no campeonato no Mundo, sendo ganho cá muitas vezes nesta prática com o desafio lançado aos pescadores para capturarem Blue Marlins de grandes dimensões.   


 Assim muitas pessoas de cá e estrangeiras que se deslocam de vários pontos do globo, para vir pescar aos nossos mares com boas temperaturas no oceano e clima excelente o ano todo, vindos dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Rússia, Bahamas, Trindade e Tobago, etc... para prática de pesca desportiva.

A apenas a 5 minutos da marina da Calheta irá encontrar ótimas zonas de pesca onde a profundidade da água atinge os 1000 metros.  

A Ilha da Madeira está situada no Atlântico, onde existem várias rotas migratórias de peixes, o que permite encontrar várias espécies de atum, marlin azul, atum patudo, albacore, atum rabilho, tubarão azul, tubarão martelo, barracuda, bonito e espadarte. Tubarão-martelo, Barracuda, gaiado e do espadarte. 

Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.