quinta-feira, 31 de julho de 2008
A NCL Cruises revela alguns detalhes do seu futuro navio F3
quarta-feira, 30 de julho de 2008
Fragata F-101Álvaro de Bazán
Clase, [Tipo]: A. de Bazán, [FFG].
Fecha botadura: 27 de octubre de 2000.
Informacion Tomado de Marina Española
Diário de viagem Portimão-Funchal,no ferry "Volcán de Tijarafe"
terça-feira, 29 de julho de 2008
Diário de viagem Portimão-Funchal,no ferry "Volcán de Tijarafe"
"Oceana"da P&O no Funchal
Texto e imagens /Text and images copyright Sérgio Ferreira, Madeira.
segunda-feira, 28 de julho de 2008
Colisão no porto do Pireu
Costa Europa e Volcán de Tijarafe no Funchal
O Ro-Ro mais rápido do mundo
Dimensões em metros: 199,5 comprimento, 6,91 de largura e 24,5 viga central.
Deslocamento 12.500 toneladas.
Velocidade: mais de 30 nós!
Operado pela empresa japonesa "Blue Highway" até 2001, depois foi vendido para a companhia japonesa de Transportes Avançado "Linha Azul" com o nome de "Girassol Tomakai". Em 2008 foi transferido para o armador grego Agapitos Line que vem à sua remodelação, com o nome "Aegean Heaven" registado em Malta. Actualmente, acaba de ser fretado pela Trasmediterránea para dedicar sua linha ro-ro-Canárias-Barcelona, chegando na sua primeira viagem para Tenerife esta quinta-feira passada, 27 de Julho, como verificamos nas fotos as suas novas cores.
Construído por Mitsubishi, Japón en 1999.
Dimensiones en mts: 199,5 eslora, 24,5 manga y 6,91 puntal.
Desplazamiento 12.500 toneladas.
Velocidad: ¡más de 30 nudos!
Operado por la compañía japonesa "Autopista Azul" hasta 2001,en que fué vendido a la también japonesa Transportes Avanzados "Línea Azul" con el nombre "Girasol Tomakomai". En 2008 ha sido transferido al armador griego Agapitos Line que procede a su remodelación con el nombre de "Aegean Heaven" con matrícula de Malta. En la actualidad acaba de ser arrendado por Trasmediterránea para dedicarlo a su línea ro-ro Barcelona-Canarias, llegando en su primera escala a Tenerife este jueves pasado en donde lo vemos con sus nuevos colores.
fotos copyright: Apostolos Kaknis, Grecia. Aleksi Lindström, Suecia y Antonio Sáez, España.
texto copyright : Antonio Sáez., España.
domingo, 27 de julho de 2008
As comunicações marítimas nas ilhas Canárias.
Com a fusão das quatro Companhias de navegação em Novembro de 1916, nasceu a Trasmediterránea, que iniciou formalmente a actividade a 1 de Janeiro de 1917. Ao longo desse ano outras duas companhias de navegação uniram-se à nova empresa. O relacionamento com Canárias começou em 1930, ao adquirir a exploração do transporte marítimo postal, no arquipélago, aquando da compra da frota CVCI. Depois da Guerra Civil (período 1936-1939), a companhia, propriedade estatal retoma a sua actividade normal. Veja foto do primeiro JJ Sister durante II Guerra Mundial (com a bandeira nacional, na amurada, para a prevenção de torpedos). Em 1954, a Transmediterránea reforça a sua frota nas Canárias com a adição dos navios Ciudad de Huesca e Ciudad de Teruel, com 2038 toneladas, 14 nós de velocidade e capacidade para 200 passageiros. Em 1967 os estaleiros de Valência entregam os três gémeos "Santas" para Canárias e dedicados ao serviço nas Baleares. Chamados "correillos blancos" em comparação com os "correillos negros" tradicionais, devido à cor do casco. Em 1980, a Trasmediterránea finalmente apresenta a revolução: os jet-foils Princesa Voladora e P. Guayarmina 1981, substituído em 1990 pelos P. Dácil e P. Teguise. Estes navios rápidos, durante 25 anos, representaram uma grande melhoria no tráfego Tenerife - Las Palmas. Nesse último ano (1990), foram incorporados na Trasmediterránea os navios rápidos Super Fast Canárias e SF Andalucia (navios gémeos com 22000 toneladas e que podem atingir 22 nós) para as linhas de ro-ro Canárias-Península, onde a empresa concentra a sua actividade. Mais tarde ingressaram também na companhia os navios SF Galiza e SF Levante. Em Tenerife têm os seus terminais ro-ro no molhe da Ribeira (foto). Durante o ano 2001 a Trasmediterránea recebe os Super Ferries Fortuny e Sorolla (O Fortuny substituíu, em 2006, o magnífico navio John J. Sister, nas fotos) Precedente dos estaleiros navais de Incat, na Austrália, em 2002 incorpora a frota o catamaran Milenium Dos que em 2004 começou a operar nas Canárias. A empresa Trasmediterránea S.A. em 2005, acaba a sua história, após quase 89 anos de existência, integrando o Programa "grupo ACCIONA" e gradualmente vai alterarando a imagem de seus barcos. Em 2007 retirou-se do original Canárias ro-pax C. Málaga (fotografia, observando o seu grau ponte-360).
Capítulo II Trasmediterránea.
Con la fusión de cuatro navieras, en noviembre 1916, se crea la Compañía Trasmediterránea, que inicia su actividad formal el 1º de Enero de 1917. A lo largo de este año otras dos navieras adicionales se suman a la nueva compañía.La relación con Canarias se inicia en 1930, al adquirir la explotación de los servicios de correos marítimos en el archipiélago, comprando la flota CVCI.Después del período de la Guerra Civil 1936-1939, la compañía de propiedad estatal retoma su actividad normal. Ver foto del primer JJ Sister durante IIGM (con la bandera nacional en la amura, para la prevención de torpedos).En 1954 refuerza su flota en Canarias con la incorporación de los buques Ciudad de Huesca y Ciudad de Teruel, 2038 tons., 14 nudos de velocidad y con capacidad para 200 pasajeros.En 1967 los astilleros de Valencia entregan los tres “Santas” para Canarias y dos gemelos para dedicarlos al servicio en Baleares. Llamados “correillos blancos” por comparación con los “correillos negros” tradicionales. En 1980 Trasmediterránea presenta finalmente la revolución: los jet-foils Princesa Voladora y P. Guayarmina 1981, sustituidos en 1990 por los P. Dácil y P. Teguise. Estos buques rápidos supusieron durante 25 años una gran mejora en el tráfico Tenerife – Las Palmas.En este ultimo año se incorporan a Trasmediterránea los buques Super Fast Canarias y el S.F. Andalucia (gemelos de 22.000 tons 22 nudos) a las líneas de carga rodada de Canarias con la Península donde la compañía centra su actividad, a los que más tarde se sumarán los S.F. Galicia y S.F. Levante. En Tenerife tienen su terminal ro-ro en el muelle de Ribera (foto). Durante el 2.001 Trasmediterránea recibe los Super-Ferries Sorolla y Fortuny (este último sustituirá en 2006, al magnífico buque Juan J. Sister, fotos)Procedente de los Astilleros Incat de Australia en 2002 incorpora el Catamarán Milenium Dos que en 2004 pasará a operar en CanariasAño 2003: Compañía Trasmediterránea S.A. inicia un nuevo periodo de su historia al dejar de ser una compañía pública, para de forma definitiva, convertirse en una compañía privada.La Compañía Trasmediterránea S.A. en el año 2005 acaba su historia, después de casi 89 años de existencia, integrándose en el "GRUPO ACCIONA" que cambia progresivamente la imagen de sus barcos.En 2007 retira de Canarias el original ro-pax C. Málaga (foto, notar su puente en 360º).
Texto e Imagens /Text and images copyright Antonio Sáez, Tenerife;Foto viejo JJ Sister: Vicens Forner.Logos: Acciona.PRÓXIMA SEMANA CAPÍTULO III.-OLSEN. A história de Fred Olsen e as Canárias. El próximo DOMINGO 3 DE AGOSTO.