Foram muitas escalas no Porto do Funchal, muitas vezes tive oportunidade de registar a sua presença na ilha da Madeira, por isso um objectivo era ver este novamente este magnífico veleiro " Alexander Von Humbolt" na sua etapa de "reformado". Daí uma viagem a percorrer as estradas da Alemanha, para chegar a bonita e história cidade de Bremen.
O veleiro Alexander Von Humbolt foi lançado em 10 de setembro de 1906 n os esteleiros AG Weser com número 155 como o primeiro de sua classe. Seu casco era o de um veleiro, como era comum nesta classe, com o mastro de balizamento no lugar do mastro principal.
No sino do navio aparece apenas "Baujahn 1906"; é mais provável um primeiro porto de origem em Sønderborg, na Dinamarca. De 1920 a 1945, o navio foi colocado em Kiel-Holtenau e serviu em muitos locais como navio farol, mas principalmente ao longo da costa do Báltico. Em 1945 como um substituto permanente para o navio em Kiel bombardeado e danificado. Na primavera de 1957, foi abalroado por um cargueiro sueco, afundando e após uma revisão de dois anos voltou ao serviço em 1959.
Uma fundação recém-criada, a Deutsche Stiftung Sail Training ou DSST (Fundação Alemã de Treinamento de Vela), comprou o navio e o transformou em um veleiro de acordo com os planos do arquiteto naval polaco Zygmunt Choreń. Em 30 de maio de 1988 foi batizado de "Alexander von Humboldt" em homenagem ao célebre explorador alemão.
O veleiro "Alex", como era chamado por sua tripulação, serviu como navio-escola de vela e foi veleiro do DSST, viajou mais de 300.000 milhas náuticas em 20 anos. Os pontos altos de todos os anos foram as regatas dos "Tall Ships", onde participou em muitas e ganhou em especial a regata "Tall Ships" a regata dos 500 anos do Funchal em 2008, onde foi o veleiro vencedor da regata como os cartazes a bordo ainda hoje registam.
Também fez muitas viagens de instrução e os cruzeiros de inverno para as Ilhas da Madeira e Canárias. Durante os meses de verão, navegou nos mares do Norte e Báltico. Seu cruzeiro mais longo foi uma viagem em comemoração à expedição de Alexander von Humboldt à América do Sul e ao Caribe. Em 18 de janeiro de 2006, contornou o Cabo Horn à vela, seguindo a rota dos lendários navios altos do século XIX e início do século XX, em comemoração ao seu centenário.
Em outubro de 2011, foi retirado de serviço do DSST e substituído pelo recém-construído Alexander von Humboldt II, que hoje está no Porto do Funchal. Foi vendido e posicionado para as Bahamas no início de 2012. No início de 2013, navegou de volta para a Europa, pois o esperado negócio de cruzeiros no Caraíbas e não se concretizou, por vários motivos e em novembro de 2013, o casco foi reparado e repintado, mas o propulsor de proa e a hélice principal foram removidos permanentemente. Em 2014, foi convertido em pequeno hotel (42 beliches em 16 cabines) e restaurante localizado no Europahafen na cidade de Bremen, onde este blog foi visitar.
Em uma referência histórica aos veleiros da companhia marítima Rickmers de Bremerhaven, seu casco foi pintado de verde. As velas verdes foram instaladas como ferramenta de marketing em campanhas publicitárias do patrocinador do navio e membro fundador da DSST, a cervejaria alemã Beck's.