quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Embarcação Margarita Sunset mudança de cores

 

A embarcação Margarita Sunset volta a mudar de cores, após passagem em estaleiro naval do Caniçal, com mudanças de interiores e algumas mudanças no exterior. Volta a receber as cores antigas da embarcação do mesmo estilo a Bonita da Madeira, sendo actualmente as duas embarcações do mesmo proprietário.
Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Mein Schiff 1 e Seadream II no Funchal

Hoje a cidade do Funchal recebeu a escala dos navios de passageiros SeaDream II da companhia Seadream Yachts Club na sua viagem transatlântica da Europa para as Caraíbas e após pernoita está o navio germânico Mein Schiff 1 da companhia Tui Cruises na sua escala habitual de temporada. 
O navio Mein Schiff 1 teve a sua partida hoje pelas 23h, rumo a ilha de La Palma nas Canárias, depois da sua chegada ontem, em mais um cruzeiro pelas Canárias e Madeira, proveniente de SC Las Palmas em Gran Canária.
Depois pelas 13h, chegava ao cais norte do Porto do Funchal, o navio passageiros SeaDream II, proveniente de Lisboa, depois de uma remodelação e manutenção nos estaleiros NavalRocha em Lisboa. Teve a sua partida pelas 22h, com destino a Philipsburg, a ilha de St. Marteen nas Antilhas Holandesas. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal

 

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

ARTANIA e encontro de navios P&O Cruises no Funchal

O porto do Funchal recebe uma curiosa tripla de navios de cruzeiro no dia de hoje, com a escala do clássico paquete Artania da operadora alemã Phoenix Reisen e o encontro de dois navios da frota P&O Cruises, com a escala do paquetes britânicos Azura e Ventura.

 Atracou primeiro pelas 6h, o paquete Artania na sua grande viagem de 50 dias, com proveniência de Bridgetown, Barbados nas Caraíbas e tem agendada a sua partida pelas 22h, com destino a Leixões. 

O semanal navio de passageiros Azura,atracou pelas 6h30m,  proveniente de Tenerife e com destino a SC Las Palmas, na ilha de Gran Canária e ruma pelas 21h30m, com destino a ilha de Tenerife.  Juntou-se o navio Ventura, irmão-gémeo do Azura, que assim ficou um encontro de navios da mesma classe. 

O navio Azura é proveniente de Southampton, no Reino Unido em mais um cruzeiro às Canárias e Madeira, de 14 dias, tem agendada a sua saída pelas 17h,  com destino a ilha de La Palma. 
Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

 

Navio cimenteiro CEMENT COURIER nos Socorridos

O navio de cimento CEMENT COURIER atracou no dia 24 deste mês pelas 9h, no terminal de cimento dos Socorridos no Funchal, proveniente de Setúbal, para descarga de cimento a granel para a empresa Cimentos Madeira. 

Hoje pelas 9h, deixou o terminal de cimentos dos Socorridos com destino ao Mediterrâneo Ocidental a aguardar novas ordens para transporte.

Text and image copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal,

domingo, 26 de novembro de 2023

Norwegian Star e estreia do gigante AIDAcosma no Funchal

Hoje a cidade do Funchal recebe a escala dos navios de passageiros Norwegian Star da companhia Norwegian Cruise Line e a estreia do gigante AIDAcosma da companhia AIDA Cruises, para iniciar a sua temporada de Inverno nas ilhas da Madeira e Canárias.

O navio AIDAcosma, atracou pelas 6h, com proveniência de Lisboa, no seu cruzeiro reposicional desde Palma de Maiorca nas ilhas Baleares no Mediterrâneo Ocidental, onde esteve posicionado na temporada de Verão e agora ruma para a temporada de Inverno nas ilhas das Canárias e Madeira. O AIDAcosma tem agendada a sua saída pelas 20h, com destino a Puerto del Rosario na ilha de Fuerteventura.

O navio Norwegian Star, atracou pelas 6h45m vindo da capital portuguesa Lisboa, em viagem transatlântica com destino à América do Sul e ruma pelas 16h, destino a Arrecife na ilha de Lanzarote. 
Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

sábado, 25 de novembro de 2023

Iate de luxo Firebird no Funchal

Iate de luxo Firebird chegou no Funchal, pelas 8h com proveniência de Ijmuiden, na Holanda, para reabastecimento de combustível e sai pelas 16h, com destino na ilha Antigua nas Caraíbas.

O iate de luxo Firebird foi construído pelos estaleiros da Feadship em 2007 , com 67 metros de comprimento para acomodar até 12 convidados em 6 suítes.
Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservdos; Sergio Ferreira-Funchal.

 

Veleiro alemão Alexander Von Humboldt II deixou o Funchal

 O veleiro alemão Alexander Von Humboldt II, deixou hoje o Porto do Funchal, pelas 11h30m, com destino a Mindelo nas ilhas de Cabo Verde. 
Depois de uma escala de quatro dias, na Madeira, teve a sua proveniência de Casablanca em Marrocos.

 O veleiro Alexander von Humboldt II foi lançado em 2011, operado pela Deutsche Stiftung Sail Training, para substituir o seu anterior Alexander von Humboldt,  de 1906, actualmente como navio hotel e restaurante na cidade história de Bremen, na Alemanha. 

Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Fragata francesa Enseigne de Vaisseau Jacoubet no Funchal



A fragata francesa Enseigne de Vaisseau Jacoubet, chegou no dia 22 deste mês pelas 7h, numa escala de varios dias e deixa o Funchal dia 25, com destino ao sul na costa Africana. 




Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Segio Ferreira-Funchal.



quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Veleiro hotel-restaurante Alexander Von Humbolt em Bremen

Foram muitas escalas no Porto do Funchal, muitas vezes tive oportunidade de registar a sua presença na ilha da Madeira, por isso um objectivo era ver este novamente este magnífico veleiro " Alexander Von Humbolt" na sua etapa de "reformado". Daí uma viagem a percorrer as estradas da Alemanha, para chegar a bonita e história cidade de Bremen. 
      O veleiro Alexander Von Humbolt foi lançado em 10 de setembro de 1906 n os esteleiros AG Weser com número 155 como o primeiro de sua classe. Seu casco era o de um veleiro, como era comum nesta classe, com o mastro de balizamento no lugar do mastro principal. 

 No sino do navio aparece apenas "Baujahn 1906"; é mais provável um primeiro porto de origem em  Sønderborg, na Dinamarca. De 1920 a 1945, o navio foi colocado em Kiel-Holtenau e serviu em muitos locais como navio farol, mas principalmente ao longo da costa do Báltico. Em 1945 como um substituto permanente para o navio em  Kiel bombardeado e danificado. Na primavera de 1957, foi abalroado por um cargueiro sueco, afundando e após uma revisão de dois anos voltou ao serviço em 1959.  

Uma fundação recém-criada, a Deutsche Stiftung Sail Training ou DSST (Fundação Alemã de Treinamento de Vela), comprou o navio e o transformou em um veleiro de acordo com os planos do arquiteto naval polaco Zygmunt Choreń. Em 30 de maio de 1988 foi batizado de "Alexander von Humboldt" em homenagem ao célebre explorador alemão.         



 O veleiro "Alex", como era chamado por sua tripulação, serviu como navio-escola de vela e foi veleiro do DSST, viajou mais de 300.000 milhas náuticas em 20 anos. Os pontos altos de todos os anos foram as regatas dos "Tall Ships", onde participou em muitas e ganhou em especial a regata "Tall Ships" a regata dos 500 anos do Funchal em 2008, onde foi o veleiro vencedor da regata como os cartazes a bordo ainda hoje registam. 

  Também fez muitas viagens de instrução e os cruzeiros de inverno para as Ilhas da Madeira e Canárias. Durante os meses de verão, navegou nos mares do Norte e Báltico.  Seu cruzeiro mais longo foi uma viagem em comemoração à expedição de Alexander von Humboldt à América do Sul e ao Caribe. Em 18 de janeiro de 2006,  contornou o Cabo Horn à vela, seguindo a rota dos lendários navios altos do século XIX e início do século XX, em comemoração ao seu centenário. 

 Em outubro de 2011,  foi retirado de serviço do DSST e substituído pelo recém-construído Alexander von Humboldt II, que hoje está no Porto do Funchal. Foi vendido e posicionado para as Bahamas no início de 2012. No início de 2013,  navegou de volta para a Europa, pois o esperado negócio de cruzeiros no Caraíbas e não se concretizou, por vários motivos e em novembro de 2013, o casco foi reparado e repintado, mas o propulsor de proa e a hélice principal foram removidos permanentemente.  Em 2014, foi convertido em pequeno hotel (42 beliches em 16 cabines) e restaurante localizado no Europahafen na cidade de Bremen, onde este blog foi visitar.




Em uma referência histórica aos veleiros da companhia marítima Rickmers de Bremerhaven, seu casco foi pintado de verde. As velas verdes foram instaladas como ferramenta de marketing em campanhas publicitárias do patrocinador do navio e membro fundador da DSST, a cervejaria alemã Beck's.