quinta-feira, 31 de julho de 2014

Atlântica na Mystic Cruises do grupo Douro Azul

A Douro Azul  já tem projecto no ferry Atlântida e aguarda ser notificada pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) após o segundo incumprimento do armador grego que venceu o concurso para a venda do navio.  A Thesarco Shipping não pagou  os quase 13 milhões de euros que tinha proposto para a compra do Atlântida, navio que o Governo dos Açores encomendou aos ENVC depois de terminado o segundo prazo atribuído ao armador grego para pagar o Atlântida sem que o tenha feito.  O programa do procedimento lançado em março passado pela administração dos ENVC para a venda do navio, que o armador grego venceu, prevê a possibilidade de adjudicação ao segundo classificado, a Mystic Cruises, do grupo Douro Azul (cruzeiros turísticos) por um valor que ronda 8,750 milhões de euros. Se o negócio se concretizar o empresário Mário Ferreira adiantou que o Atlântida irá operar fora do país apontando três destinos possíveis, o Mediterrâneo (Malta), Ilhas Galápagos (Equador) e a Amazónia (Brasil). Imagens Mário Ferreira, Douro Azul.

Princess Cruises encomenda terceiro navio classe Royal

A companhia Princess Cruises encomendou um terceiro navio de cruzeiro de classe Royal  Princess ao estaleiro italiano Fincantieri, para entrega em 2017 .O navio terá 143.000 toneladas , com capacidade para levar 3.560 passageiros, como ainda sem nome contará com vários elementos de assinatura da Princess Cruises e com um custo de cerca de 600 milhões de euros. Image copyrights; Imagem com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Oceana e Oriana juntos no Funchal

 A cidade do Funchal recebeu no dia de hoje mais um encontro P&O Cruises com as escalas dos paquetes Oriana e Oceana nos seus cruzeiros de Verão pelas ilhas da Madeira e Canárias.
 O Oriana antecipou a chegada prevista para o início do mês de Agosto, no qual atracou pelas 7h30m procedente do porto de La Coruna no norte de Espanha. Já o Oceana atracou pelas 8h15m procedente do porto "base" da frota P&O Cruises o porto de Southampton no Reino Unido.
 A saídas aconteceu depois das 17h com o Oceana pelas 17h10m e depois com o Oriana pelas 17h30m os dois com o mesmo destino a Satan Cruz de La Palma, nas Canárias. Text and imagens copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

terça-feira, 29 de julho de 2014

SSV Corwith Cramer em Lisboa

Está em Lisboa também o veleiro SSV Corwith Cramer  numa viagem de formação que teve inicio em Cork, Irlanda, com escalas em  Douarnenez, França , Lisboa e vai rumar a Cádiz, no sul de Espanha para terminar a viagem de formação Explore Western Europe. O veleiro Corwith Cramer é  da propriedade da Associação da escola de vela Sea Education (SEA).O seu porto base Woods Hole , Massachusetts , EUA  e foi construído por os estaleiros ASTACE em 1987, em Bilbao , Espanha. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Empire State VI em Lisboa

Esteve ontem em Lisboa o navio de formação americano Empire State VI numa viagem de treinamento de 90 dias. O navio zarpou em 12 de Maio de 2014 para os portos de Filadélfia, PA; Baltimore, MD; Tenerife, Ilhas Canárias; Cobh, Irlanda; Copenhague, na Dinamarca e em Lisboa, Portugal, antes de retornar a Nova York. Empire State VI e está atualmente sob o comando do colégio SUNY Maritime.
  Com vinte anos de serviço ao Colégio Marítimo, o navio detém o recorde como o navio de propulsão mais antigo já utilizado pela escola. A embarcação conhecida hoje como Empire State VI foi construído originalmente para os Estados do navio a vapor Companhia em Newport News, Virginia em Newport News Shipbuilding e doca seca Companhia como MARAD tipo C4-S-1U [1] quebrar granéis cargueiro. Ela foi entregue aos Estados Lines em 19 de abril 1962, como o SS Oregon, um nome que ela manteve até o navio foi comprado 15 de fevereiro de 1977 por Moore McCormack Lines , que renomeou o navio SS Mormactide.
 Foi para a United States Lines em 1983, quando adquiriu USL MML. Apesar de não ser o último proprietário privado do navio, Moore McCormack Lines foi a última empresa a operar o Empire State antes de ser entrou em serviço do governo, como USL apenas operado navios porta-contentores .Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Navios no Douro

 Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.



segunda-feira, 28 de julho de 2014

Novos navios no Douro a operar pela Viking River Cruises


São duas novas embarcações, o Viking Hemming e o Viking Torgil, que estão a operar em exclusivo cruzeiros da empresa norte-americana Viking River Cruises, através de um contrato firmado entre esta empresa e o grupo Douro Azul para os próximos cinco anos.
 Com estes dois novos navios com capacidade para 106 passageiros cada, distribuídos por 53 “luxuosas e espaçosas cabines e suites”, a Douro Azul aumentou a sua frota de navios-hotel para 10 embarcações, com capacidade para transportar cerca de mil passageiros por semana ao longo do Douro.  Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

domingo, 27 de julho de 2014

Costa Concordia chegou a Gênova

O navio Costa Concordia a prepara-se para atracar hoje no porto de Génova,  onde será desmantelado, após última viagem de 4 dias. Após a chegada no porto, de acordo com a agência Efe, os técnicos responsáveis  pelas operações do Costa Concordia iniciarão as manobras necessárias para  atracar o navio, num processo que deve durar cerca de 6 horas. Os fortes ventos atrasaram um pouco a chegada do navio, que deixou a Ilha de Giglio (local onde se encontrava desde o naufrágio de 13 Janeiro 2012) na passada quarta-feira, ao porto italiano. O tempo estimado até à demolição total rondará os 22 meses e será realizada  em duas áreas dentro do porto genovês: o estaleiro de Prà-Voltri e o de  Sampierdarena.  Images MARCO BERTORELLO/ AFP

Os cruzeiros Régua - Pinhão -Régua no Douro

Os cruzeiros Régua / Pinhão / Régua percorrem um dos mais belos percursos do Douro ligando Peso da Régua, a capital do Alto Douro à bonita vila do Pinhão. 
   O Cruzeiro passa pelas pontes da Régua, pela barragem de Bagaúste, Folgosa do Douro, Covelinhas, e junto a diversas quintas do Douro, tais como a Quinta de Santo António, Quinta do Pégo, Quinta do Seixo (onde é produzido o conhecido Sandeman) e a Quinta das Carvalhas junto ao Pinhão, entre muitas outras.
 Existem várias opções: Cruzeiros de ida e volta, com almoço ou apenas com lanche a bordo, com regresso de barco ou comboio, e ainda cruzeiros que apenas sobem o rio.  Este Cruzeiro é uma boa opção para quem está alojado na zona da Régua e pretende visitar a vila do Pinhão.
 Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

sábado, 26 de julho de 2014

Cruzeiros no Douro - Barragem Bagaúste

 Para além das encostas, dos socalcos, das quintas e antigos solares e dos miradouros desumbrantes, o Douro também nos oferece os prodígios da engenharia moderna, as grandiosas barragens que pacificaram a turbulência do rio e então o tornaram navegável a grandes embarcações, propiciando um turismo sustentável.
A Barragem de Bagaúste está localizada na bacia hidrográfica do Douro, no rio Douro,entre as margens do concelhos de Lamego e Peso da Régua em Portugal, que fica junto à Régua e que é a primeira das 3 barragens ao subir ao longo do percurso.  A construção foi finalizada em 1973.  Possui uma altura de 41 m acima da fundação e um comprimento de coroamento de 350 m.  A subida de uma eclusa é uma experiência única, o barco entra com uma precisão milimétrica e ao fechar as comportas, inicia-se a subida. É um momento em que os passageiros todos se deslocam para o exterior do barco para melhor viver esta experiência e tirar fotos. Rapidamente o barco sobe, e ao abrir das comportas seguimos rio acima.
  A barragem inclui no encontro esquerdo uma eclusa do canal de navegação do Douro, com um comprimento de cerca de 90 m e uma largura de 12,1 m, que vence um desnível máximo de 28,5 m, como podemos ver nas imagens a passagem dos navios Douro Cruiser, o Vasco da Gama a ceder passagem ao Fernão de Magalhães. Text and images copyrigths; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Os cruzeiros fluviais são uma forma única conhecer o rio Douro

Os Cruzeiros Fluviais permitem conhecer o rio Douro de uma forma única. Num ambiente de luxo e conforto pode navegar no Douro desfrutando de todas as comodidades.
  Pode desfrutar da paisagem na piscina, relaxar no deck solar, saborear uma refeição a bordo ao som de fado, entre outros.  Estão disponíveis diversos tours opcionais que lhe permitem conhecer as cidades como o Porto, Régua, Lamego, Pinhão, bem como o Palácio de Mateus junto a Vila Real, ou realizar uma prova de vinhos numa quinta da região.
Nos cruzeiros de maior duração estão disponíveis visitas a Salamanca e show de flamenco.  Os cruzeiros têm várias durações e vários operadores nacionais e internacionais com maior frequência nos meses de Verão. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Voltamos aos cruzeiros no Douro- Pinhão

 Voltamos aos cruzeiros de rio Douro com cruzeiro diários ou semanais, que partindo do Porto permitem conhecer melhor o Alto Douro. Desta vez vamos a vila do Pinhão fica situada no coração do Alto Douro Vinhateiro, onde se encontram a maior parte das quintas que produzem o vinho do Porto e do Douro.
Os barcos  como o novo Viking Torgil, Queen Isabel , Fernão de Magalhães, Douro Spirit, Douro Cruiser e Vasco da Gama como podemos ver nas imagens desta noticia partem do Porto e Vila Nova de Gaia em direção ao Pinhão, e ao longo do percurso passa-se por 3 barragens, Crestuma-Lever, Carrapatelo e Bagauste. Passa ainda por junto a várias localidades como Entre-os-rios, Caldas de Aregos e Peso da Régua.
Este percurso dura um dia inteiro e inclui a viagem de barco e o percurso inverso efectuado de comboio ou de autocarro.   No Pinhão fica a conhecer a Estação do Pinhão, a mais bela do Douro com vários painéis de azulejos que retratam as paisagens do Douro e as vindimas.
 Nos proximos dias vbamos mostrar a passagem destes navios de cruzeiros no Douro nas suas passagens por Régua e pela elevação das barragens de Carrapatelo e Bagaúste.Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.