Hoje voltou a registar-se um movimento interessante no porto Lisboeta, com a presença dos navios Seabourn Pride, um verdadeiro conceito de cruzeiro num mega-iate e o navio Costa Mediterranea neste que é o seu regresso à Europa, recorde-se que este navio antes de efectuar a temporada no Brasil efectou cruzeiros com escala quinzenal em Lisboa. Agora no seu regresso à Europa veio matar saudades novamente deste porto num belo dia de sol. Ambos os navios largaram cabos pelas 18h, proporcionando um lindo espectáculo, na sua descida do rio Tejo. Curiosa é também a precedência destes navios, pois ambos foram registados por este blog na sua passagem pela ilha da Madeira. O Seabourn Pride segue para Sevilha e o Costa Mediterranea para Gibraltar. Fotos e texto, copyright: Rui Agostinho, Lisboa.
terça-feira, 31 de março de 2009
Costa Marina na Madeira
A Madeira acolhe hoje o navio Costa Marina. Proveniente de Tenerife, onde foi ontem alvo do artigo do nosso colaborador Antonio Sáez, chegou à Madeira pelas 7:00, altura em que o sol ainda estava nascendo. Este mítico navio que outrora foi um porta-contentores (http://sergiocruises.blogspot.com/2008/08/costa-marina-um-cruzeiro-original.html) irá partir pelas 17:00 rumo ao porto de Málaga. De notar ainda a quantidade de fumo branco que ele liberta aquando do accionamento dos seus motores diesel, os originais de 1969, o que provoca uma visão hoje em dia rara de se ver em navios de cruzeiro.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Marco Andrade, Funchal.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Marco Andrade, Funchal.
segunda-feira, 30 de março de 2009
Lisboa com 3 gerações de cruzeiros.
O porto de Lisboa tem hoje a presença de três navios de cruzeiros de três épocas diferentes. Os navios que efectuaram escala no porto de Lisboa foram o mais recente navio da P&O Cruises o Ventura construído em 2008, o Albatros da operadora alemã Phoenix Reisen construído em 1973 e o charmoso paquete português Princess Danae da Classic International Cruises construído em 1955 como cargueiro, que se encontra em remodelação neste porto.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Rui Agostinho, Lisboa.
C Marina em circuito insular.
O muito "sui generis" navio Costa Marina (quase único em seu género), chega em seu cruzeiro insular procedente de San Sebastián da Gomera às 0730h e parte às 1700h, para outra entranhável ilha irmã: Madeira. Talvez o leitor possa apreciar o momento justo em que o Costa Marina põe seus motores em marcha.
El muy "sui generis" buque Costa Marina (casi único en su género), llega en su crucero insular procedente de San Sebastián de la Gomera a las 0730h y parte a las 1700h, para otra entrañable isla hermana: Madeira.Tal vez el lector pueda apreciar el momento justo en que el Costa Marina pone sus motores en marcha. (©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
El muy "sui generis" buque Costa Marina (casi único en su género), llega en su crucero insular procedente de San Sebastián de la Gomera a las 0730h y parte a las 1700h, para otra entrañable isla hermana: Madeira.Tal vez el lector pueda apreciar el momento justo en que el Costa Marina pone sus motores en marcha.
Funchal com quatro navios de cruzeiros.
Hoje o porto do Funchal volta a encher de navios de cruzeiros com as escalas do Oceana, MSC Armonia, AidaBella e Thompson Celebration. As habituais escalas da segunda-feira, o Thompson Celebration entrou logo pela manhã(7h) e o AidaBella que já se encontra no cais norte desde ontem e vai zarpar ao fim da tarde(17) rumo a La Palma. O Oceana vindo de Antigua atracou também pela manhã(7h30) e vai rumar ao fim da noite(24h)ao seu porto base Southampton. Vindo do sul da ilha de Tenerife, o MSC Armonia atracou pelas 9h30 para um regresso à Europa, após ter efectuado a temporada de Inverno no Brasil e vai rumar a Malaga pelas 18h.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.
Vintage Ships
Maxim Gorkiy-Maxim
O SS MAXIM GORKIY foi encomendado em 1966 pela companhia Deutsche Atlantik Linie , sendo lançado 2 anos depois no dia 21 de Fevereiro de 1968, que foi lançado no estaleiro alemão Deutsche Werft,em Hamburgo. Devidamente nomeado "SS Hamburgo", o navio vez sua viagem inaugural de Cuxhaven, na Alemanha, num cruzeiro pela América do Sul em 28 de Março de 1969 . Infelizmente teve uma vida curta carreira sob a bandeira alemã, em 1973 foi renomeado SS Hanseatic, embora o navio foi inicialmente previsto para a prestação de serviço entre Hamburgo e Nova Iorque, no qual as operações da companhia Deutsche Atlantik Linie foram severamente afectadas pela crise do petróleo em 1973 e a 1 de Dezembro de 1973 a companhia cessou as operações e os navios colocados à venda. No ano seguinte foi vendido para o Black Sea Shipping Company, da União Soviética e recebeu o nome "Maxim Gorkiy" em honra do poeta Maxim Gorky e se tornou o primeiro quatro-estrelas de navios de cruzeiro que operam sob a bandeira soviética. Desde o início de sua carreira sob a bandeira soviética foi fretado muitas vezes para os operadores turísticos da Alemanha Ocidental.Em Novembro de 1975 foi feita uma tentativa de afundar o navio quando estava a ser reparado em San Juan, duas bombas foram instaladas a bordo e foram detonadas mais tarde durante o mesmo mês em que o navio se aproximava Nova York. Os danos não conseguiram afundar o navio no entanto, o navio SS MAXIM GORKIY foi reparado na Bethlehem Steel Corporation, em Hoboken, New Jersey, Estados Unidos. Um acidente de natureza diferente ocorreu enquanto o navio estava a entrada para Nova York em 18 de Setembro de 1980, quando as autoridades portuárias recusou o direito de fazer do navio porto devido ao envolvimento da União Soviética no Afeganistão, no momento. Em Setembro de 1988, o Maxim Gorky foi fretado para o Phoenix Reisen da Alemanha Ocidental por vinte anos, o navio manteve a tripulação principalmente Soviética e as cores da União Soviética na chaminé. Mesmo após o colapso da União Soviética,foi pintado as novas cores da Rússia independente, e não os da Phoenix Reisen. Em 2004 o SS Maxim Gorkiy finalmente recebeu as cores da Phoenix Reisen, mas o seu longo prazo afretamento o operador Phoenix Reisen estava a chegar ao fim a 30 de Novembro de 2008, e não prorrogou o contrato de afretamento, devido ao alto custo de combustível de exploração de uma turbina a vapor alimentado pelo navio. O futuro do navio permaneceu incerto por algum tempo devido às novas exigências dos regulamentos SOLAS com entrada em vigor em 2010, a reunião da qual teria exigido grande escala para a reconstrução do Maxim Gorkiy. Em 20 de Agosto de 2008, foi comunicado que a Orient Lines havia comprado o navio e planeava para mudar o nome do navio para "Marco Polo II" e seu reequipamento para cumprir os requisitos SOLAS 2010, mas em Novembro de 2008, o relançamento da marca Orient Lines foi cancelado. Na sequência da cessação da sua carta para o Phoenix Reisen em Novembro de 2008, a Maxim Gorkiy foi estabelecido a nível Eleusis, na Grécia. Em dezembro de 2008 foram feitos planos para converter-lo em um navio hotel para ficar atracado em Hamburgo. No início de Janeiro de 2009 o navio foi vendido aos sucateiros de Alang, Índia por € 4,2 milhões .Apesar da venda para a sucata o navio permaneceu parado, na Grécia e tentativas foram feitas para a compra do navio .Em Fevereiro de 2009 a tentativa de salvar o navio falhou, e agora está na praia em Alang que chegou no dia 26 de Fevereiro de 2009.Texto:Sérgio Ferreira, Funchal.
Fontes:, Wikipédia, Simplon postcards e Shipparade. Postais colecção Sérgio Ferreira. Imagens do Maxim Gorkiy em Alang , by Peter Knego, Midshipcentury.com, in Tenerife by Antonio Saez , in Lisbon by Rui Agostinho e in Funchal by Sergio Ferreira.
domingo, 29 de março de 2009
Espectáculo de saudações no "Cristo-Rei".
Podemos assistir a uma "corrida" aos apitos de saudação no Cristo-Rei dos navios italianos que escalam a ilha da Madeira. A sua passagem é quase obrigatória para o cumprimento à estátua do Cristo-Rei, que se encontra junto do mar, em cima da Ponta do Garajau, antes ou depois de escalar o Porto do Funchal que têm a tendência de efectuar uma passagem junto à Ponta do Garajau, Caniço. O Cristo-Rei é saudado pelos navios de cruzeiros com três apitos longos como aconteceu hoje, com a escala de dois navios italianos, o MSC Musica e o Costa Mediterranea. Os cruzeiros ao sair do porto do Funchal ao fim da tarde navegaram junto da costa sul da Madeira, com rumo à famosa Ponta e no qual foi efectuado o cumprimento com vários apitos à estátua do Cristo-Rei. É um maravilhoso acontecimento com uma grande visão que a Ponta do Garajau nos dá sobre os navios a passar muito perto da costa e com uma altura magnifica para registo do acontecimento. Parece que estamos a sobrevoar os navios de cruzeiros a uma distância curta da costa da ilha da Madeira, como foi o caso do Costa Mediterranea que passou a poucos metros da Ponta do Garajau, que só mostrava a sua chaminé a passar por baixo da Ponta do Garajau.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.
Desde Recife, com Armonia.
No meio de uma ligeiro chuvisco e com mais de uma hora de atraso sobre o programa (mudança de hora?), chega a Santa Cruz o MSC Armonia procedente de Recife, Brasil. Sai com destino à capital de Madeira às 1600h. É um navio de porte médio na frota MSC (acerca-se a 60.000 tons de deslocamento e 251 mts de comprimento) e regressa a Europa depois de ter invernado no Cone Sul.
En medio de una ligera llovizna y con más de una hora de retraso sobre el programa (cambio de hora?), arriba a Santa Cruz el MSC Armonia procedente de Recife, Brasil. Sale con destino a la capital de Madera a las 1600h. Es un buque de porte medio en la flota MSC (se acerca a 60.000 tons de desplazamiento y 251 mts de eslora) y regresa a Europa luego de haber invernado en el Cono Sur.
En medio de una ligera llovizna y con más de una hora de retraso sobre el programa (cambio de hora?), arriba a Santa Cruz el MSC Armonia procedente de Recife, Brasil. Sale con destino a la capital de Madera a las 1600h. Es un buque de porte medio en la flota MSC (se acerca a 60.000 tons de desplazamiento y 251 mts de eslora) y regresa a Europa luego de haber invernado en el Cono Sur.
(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
AIDAluna deixa Lisboa
Fotos da partida do AIDAluna em Lisboa, após ter permanecido na capital durante uma noite e numa escala de mais de 24h. O navio saiu pelas 15:00h rumo a Cádiz. Na chegada e partida o navio foi escoltado por rebocadores com jactos de água uma forma de saudar os navios em momentos festivos, neste caso a sua escala inaugural, e a sua escolha pelo porto da capital Portuguesa antes do seu baptismo.
Fotos, Copyright: Rui Agostinho, Lisboa.
Porto do Funchal com casa cheia.
O porto do Funchal recebeu a escala de 4 navios de cruzeiros no qual registou casa cheia. O movimento dos cruzeiros MSC Musica, Seabourn Pride, Costa Mediterranea e AidaBella encheu a baixa do Funchal e com aproximadamente 7400 passageiros de visita à ilha daMadeira. O Costa Mediterranea atracou logo pela manhã(7h), com a procedência de Las Palmas e vai zarpar ao fim da tarde(18h), rumo a Lisboa. Também com rumo a Lisboa vai estar o Seabourn Pride, que está de regresso à Europa com um cruzeiro que teve partida do porto Fort Lauderdale(USA) para a travessia transatlântica, atracou no Funchal pela manhã (8h) e zarpou pelas 16h30 rumo à capital portuguesa. De regresso à Europa para a temporada de Verão está o MSC Musica, que esteve esta temporada inaugural com cruzeiros no Brasil, atracou pelas 8h vindo de Tenerife e vai rumar pelas 18h ao porto de Malaga. A habitual escala semanal do AidaBella teve um atraso de 5 horas, no qual atracou pelas 17h no cais norte e vai pernoitar para o dia seguinte.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Marco Andrade e Sergio Ferreira, Funchal.
Subscrever:
Mensagens (Atom)