A original silhueta da Costa Marina atraca cedo em nosso porto, no curso do desenvolvimento uma série de cruzeiros de duas semanas que desde Barcelona e Savona, lhe conduz para Casablanca e Agadir, assim como a cinco de nossas ilhas atlânticas, retornando à origem por Málaga e Marselha. Soutenirá este circuito até princípios do mês de Abril. O vemos partindo para Funchal,luzindo seu inconfundível aigrette de fumaça, enquanto passa ao longo do gasero da British Petroleum LNG Adamawa.
La original silueta del Costa Marina atraca temprano en nuestro puerto, en el curso del desarrollo una serie de cruceros de dos semanas que desde Barcelona y Savona, le conduce hacia Casablanca y Agadir, así como a cinco de nuestras islas atlánticas, retornando al origen por Málaga y Marsella. Mamtendrá este circuito hasta principios del mes de Abril. Lo vemos partiendo hacia Funchal, luciendo su inconfundible penacho de humo, mientras pasa a lo largo del gasero de la British Petroleum LNG Adamawa.
(©) Copyrights, texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
AidaLuna vs Island Escape
O porto do Funchal, voltou a receber as escalas semanais do AIDAluna e o Island Escape que se voltam a se encontrar junto com o ferry Volcán de Tijarafe. O Island Escape com procedência do porto de La Palma, atracou pelas 07h e vai rumar pelas 23h30 rumo a Agadir. O AIDAluna pernoitou no porto como de costume e rumou pelas 17h ao porto de La Palma. (©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.
Quatro navios em Santos neste domingo.
Ontem estiveram em Santos, quatro navios de cruzeiro: o MSC Musica, o Grand Voyager
(baseados aqui), o Silver Cloud e o Corinthian II (apenas em trânsito). O dia foi o de maior movimentação até agora nesta temporada, porém ainda longe dos nove navios da temporada 2007/2008.
O primeiro a deixar a cidade foi o Silver Cloud, que em trânsito, deixou a cidade pontualmente as 18 horas. Nele vieram apenas 262 passageiros em trânsito, o navio só tem mais uma escala na cidade, em Fevereiro. O próximo a sair foi o Grand Voyager, com mais de uma hora de atraso. Em sua quarta escala nesta temporada ele desembarcou 810 turistas que navegaram nele nas ultimas três noites. No começo da noite ele deixou a cidade rumando paraIlhabela (sp) e Itajaí (sc). Logo atrás dele veio o Corinthian II, que com somente 70 passageiros em trânsito fez sua única escala na cidade nesta temporada.Ainda nesta temporada outro navio da Travel Dynamics visita Santos, trata-se do Clelia II, que nos visita em Março. Por ultimo nos deixou o Musica, que voltou de uma viagem pelo Nordeste, o temático Baila Comigo da MSC, dele desembarcaram 2.237 passageiros, e embarcaram outros 2.759 que aproveitarão um mini cruzeiro pelo litoral sudeste do país. Porém a sua saída se deu com mais de duas horas de atraso, sua saída que estava prevista para as 17 horas, só aconteceu depois das 19:30, por isso não foi possível fotografá-lo. Texto e imagens com direitos reservados; © Daniel Capella, Santos, 29 de Novevmbro de 2009.
(baseados aqui), o Silver Cloud e o Corinthian II (apenas em trânsito). O dia foi o de maior movimentação até agora nesta temporada, porém ainda longe dos nove navios da temporada 2007/2008.
domingo, 29 de novembro de 2009
Volta ao Mundo.
Hoje ,Tenerife acolhe ao pequeno cruzeiro da Hapag Lloyd cColumbus, dedicado a cruzeiros em linha de aventura. Dará o salto trasatlántico à Guaira ( Venezuela), em oito longos dias de navegação, emoldurado tudo isso em um cruzeiro ao redor do mundo que lhe fará passar ao Pacífico pelo o canal do Panamá, depois ao Indico e, pelo Canal de Suez para o Mediterrâneo com destino final em Nice, total 165 dias, desde sua saída de Sevilha.
Cámara Web cColumbus.
Hoy ,Tenerife acoge al pequeño crucero de la Hapag Lloyd cColumbus, dedicado a cruceros en línea de aventura. Dará el salto trasatlántico a La Guaira, Venezuela, (en ocho largos días de navegación) enmarcado todo ello en un crucero alrededor del mundo que le hará pasar al Pacífico por el canal de Panamá, luego al Indico y por el Canal de Suez hacia el Mediterráneo con destino final en Niza, total 165 días, desde su salida de Sevilla.
(©) Copyright, texto y foto 1ª: Antonio Sáez, Tenerife.
Cámara Web cColumbus.
Hoy ,Tenerife acoge al pequeño crucero de la Hapag Lloyd cColumbus, dedicado a cruceros en línea de aventura. Dará el salto trasatlántico a La Guaira, Venezuela, (en ocho largos días de navegación) enmarcado todo ello en un crucero alrededor del mundo que le hará pasar al Pacífico por el canal de Panamá, luego al Indico y por el Canal de Suez hacia el Mediterráneo con destino final en Niza, total 165 días, desde su salida de Sevilla.
(©) Copyright, texto y foto 1ª: Antonio Sáez, Tenerife.
Louis Majesty em Génova.
São as primeiras imagens do Louis Majesty, o novo navio da Louis Cruise Line no dia 21 deste mês em Génova e está registado em Valleta, Malta. Vai entrar ao serviço já no mês de Dezembro , foi comprado à companhia Norwegian Cruise Line para efectuar cruzeiros com saídas de Itália. O navio tem 731 cabines e suites elegantes que podem acomodar até 1790 passageiros, tem um comprimento 207.1m, uma tonelagem de 40.876 toneladas e uma velocidade de cruzeiro de 19 nós . Todas as 481 cabines externas oferecem grandes janelas panorâmicas e 250 interiores. O Louis Majesty vai efectuar o primeiro cruzeiro, com saída de Génova e com escala porto do Funchal, no dia 9 de Dezembro na sua viagem inaugural com início no dia 4 de dezembro com as cores da Louis Cruise Line. Fotos enviadas e com todos os direitos reservados do nosso amigo Matteo Feish, Génova.
Domingo com trio de cruzeiros.
Arcadia e Independence of the Seas são os dois navios, que com o ponto de partida em Southampton, nos visitam hoje em agendas distintas.
Ainda nem o Sol tinha nascido, quando os dois gigantes navios da era moderna fizeram o seu atraque, a atravessar a baía pouco depois das 06:30 aproximava-se o Arcadia da P&O de novo a nos visitar desta feita em jornada pelas ilhas, oriundo do porto da Corunha aportou pelas 07:20 no cais 2. Neste cruzeiro de 13 noites, iniciado em Southampton como tradição na P&O, prossegue itinerário para S.C de La Palma após soltar cabos pelas 17:30 de hoje segundo o previsto, seguem-se respectivamente Las Palmas, Tenerife, a capital Lisboa e Vigo antes do regresso a casa no Sul Britânico, trata-se de um típico estilo de cruzeiro atlântico à P&O.
Ainda tem uma nova escala no Funchal no final do ano, precisamente no dia 21 a realizar um itinerário direccionado às Caraíbas de 23 noites e não posicional, curiosamente encontra nesse mesmo dia o compatriota mais velho, o Oriana em cruzeiro especial de Natal pelas ilhas.
De referir que durante esta sua estadia, o Arcadia exibiu as tradicionais bandeiras ao alto, um bonito costume que se está a perder, sendo os navios da P&O os que o têm feito com maior regularidade ultimamente.
Regressando ao dia de hoje, pouco depois das 06:45 passou o cabo, o gigantesco Independence of the Seas numa chegada matinal e invulgar. Ora a razão desta diferença é que o mesmo realiza um cruzeiro posicional, para a América Central onde o Independence irá operar no Inverno pela segunda-vez, o circuito que teve inicio em Southampton e se desenrolou por Le Havre(Paris), Cherbourg(França), Vigo e agora o Funchal, aportou com as suas massivas 158,000 tons e 339 metros de comprimento pelas 07:50 no cais 3. Os passageiros maioritariamente britânicos que aderiram a este cruzeiro de 13 noites no gigante da Royal Caribbean serão lisonjeados com uma viagem transatlântica de 6 dias que tem inicio pelas 17:00 de hoje quando o navio soltar cabos do Funchal e partir rumo a Fort Lauderdale, porto final do cruzeiro e futura base para o navio nos próximos meses.
Pelas 12:00 e tal como costume neste itinerário de Inverno, completa o trio o AIDAluna de Tenerife para S.C de La Palma, pernoita para amanhã como habitual privilegiando os passageiros com parte da iluminação natalícia já activa no centro do Funchal.
Fotos e Texto: © João Abreu, com todos os direitos de autor.
Ainda nem o Sol tinha nascido, quando os dois gigantes navios da era moderna fizeram o seu atraque, a atravessar a baía pouco depois das 06:30 aproximava-se o Arcadia da P&O de novo a nos visitar desta feita em jornada pelas ilhas, oriundo do porto da Corunha aportou pelas 07:20 no cais 2. Neste cruzeiro de 13 noites, iniciado em Southampton como tradição na P&O, prossegue itinerário para S.C de La Palma após soltar cabos pelas 17:30 de hoje segundo o previsto, seguem-se respectivamente Las Palmas, Tenerife, a capital Lisboa e Vigo antes do regresso a casa no Sul Britânico, trata-se de um típico estilo de cruzeiro atlântico à P&O.
Ainda tem uma nova escala no Funchal no final do ano, precisamente no dia 21 a realizar um itinerário direccionado às Caraíbas de 23 noites e não posicional, curiosamente encontra nesse mesmo dia o compatriota mais velho, o Oriana em cruzeiro especial de Natal pelas ilhas.
De referir que durante esta sua estadia, o Arcadia exibiu as tradicionais bandeiras ao alto, um bonito costume que se está a perder, sendo os navios da P&O os que o têm feito com maior regularidade ultimamente.
Regressando ao dia de hoje, pouco depois das 06:45 passou o cabo, o gigantesco Independence of the Seas numa chegada matinal e invulgar. Ora a razão desta diferença é que o mesmo realiza um cruzeiro posicional, para a América Central onde o Independence irá operar no Inverno pela segunda-vez, o circuito que teve inicio em Southampton e se desenrolou por Le Havre(Paris), Cherbourg(França), Vigo e agora o Funchal, aportou com as suas massivas 158,000 tons e 339 metros de comprimento pelas 07:50 no cais 3. Os passageiros maioritariamente britânicos que aderiram a este cruzeiro de 13 noites no gigante da Royal Caribbean serão lisonjeados com uma viagem transatlântica de 6 dias que tem inicio pelas 17:00 de hoje quando o navio soltar cabos do Funchal e partir rumo a Fort Lauderdale, porto final do cruzeiro e futura base para o navio nos próximos meses.
Pelas 12:00 e tal como costume neste itinerário de Inverno, completa o trio o AIDAluna de Tenerife para S.C de La Palma, pernoita para amanhã como habitual privilegiando os passageiros com parte da iluminação natalícia já activa no centro do Funchal.
Fotos e Texto: © João Abreu, com todos os direitos de autor.
sábado, 28 de novembro de 2009
Movimentos portuários Lisbonenses e a imobilização do navio Funchal.
Ontem fomos visitar um cais do porto de Lisboa, até aqui ainda não visitado pelo blog Sergio@Cruises. Fomos até ao terminal de granéis sólidos da Trafaria, com o propósito de registar o navio Funchal, que ali se encontra atracado, em imobilização.
Um facto estranho este navio estar atracado num cais comercial, e não de passageiros, mas supõe-se que o preço e a falta de espaço de cais de passageiros, no porto de Lisboa, sejam a causa deste estacionamento. Uma vez que também em Lisboa, estão estacionados os seus irmãos Arion e Princess Danae.
É divulgado que o navio permanecerá em Lisboa, até 26 de Março de 2010, altura em que iniciará cruzeiros para o mercado Português, contudo na internet podem comprar-se cruzeiros para este navio, pelo operador Alemão Hansa Touristik, no período entre Janeiro e Março de 2010, daí ser uma incógnita a verdadeira data de saída do navio. Caso não se confirme o seu fretamento até Março, será uma realidade a sua imobilização até essa data, desconhecendo-se mais detalhes desta paragem.
Esta acabou por ser uma verdadeira viagem ao porto de Lisboa, uma vez que acabamos por nos cruzar com algum do movimento portuário.
No terminal de granéis sólidos da Trafaria, encontrava-se a operar, o navio graneleiro Searider, que descarrega soja, precedente do porto do Rosário, no rio Paraná, na Argentina. Este navio graneleiro de 188m de comprimento foi conctruído em 1984, pelo estaleiro Mitsui Chiba Ichicara, como Thebes. É um navio graneleiro que com as suas 5 gruas de convés fica com um porte bastante impressionante.
De regresso a Lisboa, encontramos também a entrar no porto, no momento em que tomava o braço dos rebocadores, o navio também graneleiro Voge Eva, que vem descarregar açúcar. Tem 154m de comprimento por 26m de boca, e registo Liberiano. Foi construído em 1997 e tem 23407 toneladas. Ainda a entrar no Tejo frente à Trafaria deparamo-nos também com o navio porta contentores CSAV Panamby. O CSAV Panamby foi construído em 2006, no estaleiro Shanghai Shipyard & Chengxi Shipyard Co Ltd - Shanghai (China), com o nome Lisa Schulte. Tem 35975 toneladas, mais dois irmãos gémeos, 231m de comprimento por 32m de boca e bandeira e registo em Limassol, Chipre.
Sendo este blog não vocacionado para este tipo de navios, demos-lhe hoje aqui algum destaque devido aos seus portes verdadeiramente impressionantes, linhas muito esbeltas e também como forma de mostrar o tipo de navios mercantes que diariamente entram e saem do rio Tejo, sem terem qualquer tipo de destaque neste blog, sendo que muitos deles são bem merecedores de destaque, mas relembramos que o interesse deste blog são os navios de passageiros e sua actividade. Texto copyright: Ricardo Martins, Lisboa.
Fotos, copyright: Ricardo Martins, José Ângelo Gomes e Duarte Gomes, Lisboa.
Um facto estranho este navio estar atracado num cais comercial, e não de passageiros, mas supõe-se que o preço e a falta de espaço de cais de passageiros, no porto de Lisboa, sejam a causa deste estacionamento. Uma vez que também em Lisboa, estão estacionados os seus irmãos Arion e Princess Danae.
É divulgado que o navio permanecerá em Lisboa, até 26 de Março de 2010, altura em que iniciará cruzeiros para o mercado Português, contudo na internet podem comprar-se cruzeiros para este navio, pelo operador Alemão Hansa Touristik, no período entre Janeiro e Março de 2010, daí ser uma incógnita a verdadeira data de saída do navio. Caso não se confirme o seu fretamento até Março, será uma realidade a sua imobilização até essa data, desconhecendo-se mais detalhes desta paragem.
Esta acabou por ser uma verdadeira viagem ao porto de Lisboa, uma vez que acabamos por nos cruzar com algum do movimento portuário.
No terminal de granéis sólidos da Trafaria, encontrava-se a operar, o navio graneleiro Searider, que descarrega soja, precedente do porto do Rosário, no rio Paraná, na Argentina. Este navio graneleiro de 188m de comprimento foi conctruído em 1984, pelo estaleiro Mitsui Chiba Ichicara, como Thebes. É um navio graneleiro que com as suas 5 gruas de convés fica com um porte bastante impressionante.
De regresso a Lisboa, encontramos também a entrar no porto, no momento em que tomava o braço dos rebocadores, o navio também graneleiro Voge Eva, que vem descarregar açúcar. Tem 154m de comprimento por 26m de boca, e registo Liberiano. Foi construído em 1997 e tem 23407 toneladas. Ainda a entrar no Tejo frente à Trafaria deparamo-nos também com o navio porta contentores CSAV Panamby. O CSAV Panamby foi construído em 2006, no estaleiro Shanghai Shipyard & Chengxi Shipyard Co Ltd - Shanghai (China), com o nome Lisa Schulte. Tem 35975 toneladas, mais dois irmãos gémeos, 231m de comprimento por 32m de boca e bandeira e registo em Limassol, Chipre.
Sendo este blog não vocacionado para este tipo de navios, demos-lhe hoje aqui algum destaque devido aos seus portes verdadeiramente impressionantes, linhas muito esbeltas e também como forma de mostrar o tipo de navios mercantes que diariamente entram e saem do rio Tejo, sem terem qualquer tipo de destaque neste blog, sendo que muitos deles são bem merecedores de destaque, mas relembramos que o interesse deste blog são os navios de passageiros e sua actividade. Texto copyright: Ricardo Martins, Lisboa.
Fotos, copyright: Ricardo Martins, José Ângelo Gomes e Duarte Gomes, Lisboa.
Fotografia aérea:Silopor
Submarino Tridente e S. Gabriel.
Visita em Ponta Delgada, o novo submarino de ataque da classe Tridente, de 2.020 tons. de deslocamento e 67 mts de comprimento que leva 12 torpedos tipo Alenia - blackshark. Possui um sistena de mísseis anti-navios Harpoon. Não confundir com a classe Trident americana (classe Ohio), enorme submarino de propulsão nuclear de 170 mts de comprimento.
No preocupante caso do San Gabriel, não muitas novidades: Os cavalos de competição foram resgatados e levados a terra. O navio continua firmemente encalhado.
(©) Copyrights fotos, 1ª e 2ª: Marcio Picanço; 3ª Mário Nelson Medeiro, P. Delgada. Texto: MM Bettencourt, Graciosa. Açores.
No preocupante caso do San Gabriel, não muitas novidades: Os cavalos de competição foram resgatados e levados a terra. O navio continua firmemente encalhado.
(©) Copyrights fotos, 1ª e 2ª: Marcio Picanço; 3ª Mário Nelson Medeiro, P. Delgada. Texto: MM Bettencourt, Graciosa. Açores.
Visita Costa Concordia.
O blog Sergio@Cruises, teve o prazer de visitar o navio, COSTA CONCORDIA na sua estreia no porto do Funchal, antes de efectuar a sua estreia na travessia atlântica até ao Brasil. Nesta visita, efectuada a convite do representante geral do navio, Costa Cruzeiros, registamos os seus interiores, os quais hoje aqui apresentamos após a visita.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.
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