A nova embarcação de patrulhamento costeiro da Guarda Nacional Republicana, P01 “Bojador”, está no cais da Rocha em Lisboa, depois da sua chegada em Fevreiro deste ano, proveniente do estaleiro Damen na Holanda.
Esta embarcação tem como objetivo reforçar os meios da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), tendo a mesma sido adquirida no âmbito do Fundo para a Segurança Interna. A sua integração na atividade operacional vem materializar uma necessidade da Guarda em adquirir uma lancha de maiores dimensões, com acrescida capacidade de navegação, constituindo-se como um complemento importante do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), e bem assim para os Centros de Coordenação Internacional do Sistema Europeu de Vigilância das Fronteiras (EUROSUR), sendo ainda objetivo a sua participação em missões da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (FRONTEX).
Este navio permitirá ampliar a capacidade de vigilância e deteção da Guarda, potenciando mais e melhor controlo das atividades de vigilância da Fronteira Externa da União Europeia, nomeadamente na sua fronteira externa marítima. Depois de um período de formação aos militares que farão parte da tripulação, que decorrerá durante o mês de março, está previsto que a entrega da embarcação à Guarda venha a ocorrer no mês de abril.
As características da embarcação são as seguintes:
Nome Bojador Marca/Modelo DAMEN FCS 3307 Patrol
Comprimento fora a fora 34,95 metros
Boca 7,35 metros
Calado 2,50 metros
Motorização 3 motores Caterpillar C32 TTA D
Velocidade máxima 30 nós
Casco rígido em alumínio marítimo
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho, Lisboa.