quinta-feira, 30 de junho de 2011

Porto do Funchal aberto a todos


O presidente da Administração dos Portos da Madeira (APRAM) afirmou hoje que o porto Funchal representa um retorno de 50 milhões de euros anuais para a região. Bruno Freitas falava na inauguração das mangas de acesso aos navios de cruzeiro do porto do Funchal, tendo referido que este ato encerra o “processo de remodelação e transformação” desta infraestrutura que começou com a construção de uma nova gare marítima há cerca de três anos. O responsável da APRAM disse que este processo “encerra hoje com a inauguração das mangas e o facilitar de todas acessibilidades ao porto e interligação com os navios e a própria população”, sublinhando que foi uma medida “impulsionadora do turismo regional”.
Destacou que o investimento proporcionado através dos Portos da Madeira, Governo Regional, através de comparticipação da União Europeia tem trazido retorno, que “em termos anuais é à volta de 50 milhões de euros”. Referiu que tendo em conta que a gare representou um investimento de 13 milhões de euros, as mangas custaram mais dois milhões, o “retorno anual e investimento anual através dos passageiros que passam mostram que foi uma aposta ganha por parte do Governo Regional”. Bruno Freitas salientou também que o “turismo de cruzeiros representa não uma ameaça mas uma oportunidade para a Madeira”, mencionando que o porto do Funchal já ultrapassou o meio milhão de passageiros em trânsito. Anunciou que o porto passou a ser “uma casa aberta a todos”.
A cerimónia contou com a presença da secretária regional do Turismo, Conceição Estudante, que afirmou também que “o processo de requalificação do porto do Funchal está encerrado” e que aquela infraestrutura está dotada “das condições ideais para funcionar em pleno”. A governante referiu que estão concentrados naquele espaço os “serviços essenciais para prestação aos passageiros” e “todas as outras forças estão instaladas” pelo que a gare “está pronta para dar o seu pleno de satisfação”. Destacou que aquele espaço “pode ser visitado por qualquer madeirense, sendo uma zona aberta entre as 08:00-22:00 para passeio pedonal, exceto nas zonas vedadas”, apontando que o acesso de viaturas tem “regras próprias”. Noticia Jornal da Madeira. Imagem com direitos reservados, Paulo Farinha, Funchal

Sem comentários: