domingo, 19 de junho de 2011

Saída do Creoula do Norte de Portugal rumo ao Funchal

A caminho das ilhas partiu hoje o Creoula do porto de Leixões, onde no sábado esteve aberto às visitas ao público. A viagem é organizada pela Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM), a expedição continuará o trabalho iniciado no ano passado, quando a biodiversidade das ilhas Selvagens, a 163 milhas a sul da Madeira, foi inventariada de forma exaustiva. Além de equipas em terra, que inventariavam a fauna e flora marinhas na zona entre marés, a expedição às Selvagens contava com equipas de mergulhadores que desciam até aos 25 metros de profundidade e com o veículo submarino Luso, tripulado à distância.
Desta vez, nem o Luso, nem o navio que o alberga, o Almirante Gago Coutinho, participam na missão. Nem a caravela Vera Cruz, da Associação Portuguesa de Treino de Vela, que transportou muitos dos participantes. Mantém-se agora o Creoula, para onde regressarão as equipas de biólogos e mergulhadores, depois do trabalho de amostragem e inventariação, e aí terá lugar a triagem e identificação dos exemplares recolhidos. Quando os ilhéus das Formigas estiverem sob o escrutínio dos cientistas, juntar-se-á ao Creoula o navio Arquipélago, do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.
Os objectivo são os dados recolhidos na campanha serão logo introduzidos no M@rbis - Sistema de Informação para a Biodiversidade Marinha, coordenado pela EMAM, tendo em conta recomendações do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.
A ideia é enriquecer o M@rbis, cuja informação, inserida com as coordenadas geográficas da fauna e flora, servirá de apoio à decisão política, em particular na extensão ao meio marinho da Rede Natura 2000, rede europeia de áreas a conservar.
Com a participação de mais de 170 cientistas de várias instituições, estudantes e mergulhadores, ao longo de mais de um mês, a campanha continuará ainda, pelo terceiro ano, o programa Professores a Bordo, destinado a quem ensina biologia e geologia no ensino secundário. Imagens com direitos reservados, José modesto, Leixões.

Sem comentários: