O nome SOLAS é talvez a principal causa de preocupação para todos os amantes dos clássicos navios de cruzeiro, visto que até Outubro 2010 irá retirar belos e emblemáticos clássicos navios de cruzeiro do mercado, tendo infelizmente já retirado uns poucos.
A SOLAS que por extenso intitula-se "International Convention for the Safety of Life at Sea" impõe para todos os navios de cruzeiro um conjunto de normas que visam a segurança e o bem estar dos passageiros, com a entrada em vigor da nova legislação das SOLAS 2005, todos os navios tinham que possuir obrigatoriamente, detectores de fumo e de fogo em todas as áreas de serviço e acomodação, "sprinklers" e alarmes para fogo, o que até era acessível para as operadoras economicamente não representando nenhum perigo para os clássicos navios, contudo as novas normas da SOLAS 2010 requerem uma mudança mais dispendiosa, as mesmas ditam que os navios têm que estar isentos de materiais combustíveis, já que os navios mais recentes são construídos sem tais materiais, mas os navios construídos antes dos anos 80 possuem os ditos materias combústiveis, tendo em conta que na altura as leis permitiam tal modo de construção, assim sendo as operadoras para substituírem os referidos materiais, têm que gastar imenso o que normalmente origina a ideia da venda para sucata o que obviamente resulta melhor em termos económicos.
Devido a tal, alguns dos bonitos navios que conheciamos já foram retirados do mercado, como é o caso do conceituado Queen Elizabeth 2 que terminou serviço o ano passado após 39 anos de intermináveis milhas náuticas percorridas a fim de cumprir os seus regulares cruzeiros transatlânticos, encontra-se agora imobilizado no Dubai, onde será totalmente remodelado para iniciar serviço como hotel flutuante, o The Topaz ex. Empress of Canada e Carnivale que foi desmantelado o ano passado em Alang, o emblemático navio Maxim Gorkiy que encontra-se a ser desmantelado também na sinistra praia de Alang, o Regal Empress que já foi vendido para sucata, e futuramente mais clássicos navios estão previstos para terminar carreira devido à SOLAS, o Black Prince termina serviço como navio de cruzeiros no final deste ano, será depois entregue a uma operadora venezuelana para iniciar ligações regulares naquela zona, um mal menor tendo em conta os outros casos, quem deverá seguir o mesmo feliz destino é o Saga Rose de 1965, que após termo de carreira deverá ser transformado num hotel flutuante no centro de conferências ExCel em Londres.
Outros navios que num futuro próximo podem terminar carreira devido à SOLAS são o Dalmacjia, o Kristina Regina, o Le Diamant, o histórico navio Mona Lisa ex. Kungsholm e Victoria e o The Emerald, entre alguns outros.Copyright Fotos-Saga Rose e Black Prince-João Abreu.
Sem comentários:
Enviar um comentário